Aventuras Maternas

Primavera é sinônimo de diversão

descarga (8)O friozinho está indo embora e abre a porta para a estação das flores. Tudo fica mais bonito na Primavera, o tempo fica mais ameno, as ruas mais verdes e coloridas com as flores.

A chegada da Primavera vem acompanhada pelo Dia da Árvore, então que tal sair com seu filho para brincar, exercitar e ensiná-lo a importância da natureza e sustentabilidade? Colocar o pé na terra, plantar uma árvore (pode até ser um feijão em casa!), tomar banho de mangueira (sem muito desperdício!), enfim, tudo que ajude o seu filho a amar e cuidar do meio ambiente.

Vá ao parque! Correr, jogar futebol ou vôlei, praticar natação, artes marciais… Tudo isso é muito bom. Contudo, você pode acrescentar ao cardápio atividades físicas travestidas de brincadeira. “Do ponto de vista biopsicossocial, o contato com a natureza é fundamental. Estar ao ar livre é o melhor laboratório que uma criança pode ter para seu desenvolvimento”, diz a psicóloga Márcia Verstandig, especialista em terapia sistêmica familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Empine pipa, pule corda, jogue peteca, amarelinha com seus filhos. “Resumindo, a criança deve ser encorajada a participar do maior número de atividades físicas possível diariamente. A variação da modalidade é importante para estimular tanto a coordenação motora quanto o equilíbrio do corpo”, diz o especialista em medicina corporal João Felipe Franca, da Clinimex, no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para saírem da linha do sedentarismo, as crianças com idade entre 5 e 17 anos devem praticar ao menos 360 minutos de atividade física por semana – de preferência divididos em 60 minutos diários.

Com a ajuda de especialistas, preparamos uma lista com dez atividades que você pode fazer com seus filhos, com a quantidade de calorias gastas por hora (trata-se apenas de uma média, uma vez que o tamanho das crianças varia e é difícil controlar a intensidade da atividade quando se está brincando) e os principais benefícios.

 

Peteca
IDADE: acima de 5 anos.
BENEFÍCIO: trata-se de um exercício aeróbico, que leva à queima de calorias. Treina os reflexos e a capacidade de vigilância.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.

Queimada
IDADE: a partir de 8 anos.
BENEFÍCIO: “É uma excelente atividade aeróbica”, diz Timóteo Leandro de Araújo, assessor científico do programa Agita São Paulo. Além disso, desenvolve rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e pontaria. “Sem esses atributos, um jogador dura pouco tempo em uma partida de queimada”, completa ele.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160.

Pega-pega
IDADE: a partir de 2 anos.
BENEFÍCIO: “É uma atividade semelhante à corrida”, diz Timóteo. Por isso, as principais habilidades treinadas são velocidade e agilidade. Agrada especialmente aos menores, que começam a lidar com regras.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160

Cabo de guerra
IDADE: a partir de 6 anos.
BENEFÍCIOS: desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 170

Bambolê
IDADE: a partir de 6 anos.
BENEFÍCIOS: desenvolve o condicionamento físico e a coordenação motora.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 300.

Elefantinho colorido
IDADE: a partir de 3 anos.
BENEFÍCIO: trata-se de uma boa atividade aeróbica, que desenvolve ainda o conhecimento das cores.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.

Amarelinha
IDADE: a partir de 3 anos
BENEFÍCIO: “Esse tipo de brincadeira tem o mesmo efeito dos exercícios de salto, queimando calorias e melhorando o condicionamento físico”, diz Timóteo. Além disso, permite vivenciar diferentes formas de equilíbrio.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 1

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *