Aventuras Maternas

Cozinhar é brincadeira séria

 

untitledToda criança um dia já brincou de fazer comidinha ou nos ajudou a fazer um bolo na cozinha. Algumas gostam mais, outras menos, porém todas já fizeram um “papá” ou uma pizza para nos servir. Cozinhar é um dos hobbies mais prazerosos e gostosos que existe. Isso não quer dizer que seu filho vá virar um chef, mas a experiência pode ajudar na coordenação motora, criatividade, reforçar valores como responsabilidade, sustentabilidade e ensinar a importância de alguns alimentos, bem como a combinação entre eles.

comida-gEm Amsterdã já foi criado um espaço para as crianças se divertirem e passar o tempo de um jeito diferente. Kinderkookkafe é uma iniciativa sem fins lucrativos justamente com este objetivo, que funciona há trinta anos. Lá ensinam crianças de 5 até 12 anos como gerenciar um restaurante em todos os níveis. Com supervisão de alguns adultos, os pequenos aprendem a cozinhar, servir mesas, limpar…

foto2

Todas as crianças são voluntárias, mas os clientes pagam de verdade. No menu, encontra-se pratos que as crianças gostam de cozinhar, como pizzas ou doces. Depois de pronta, elas podem comer a comida preparada, e inclusive convidar seus pais.

Inclusive ajudam também a plantar e cultivar parte dos ingredientes utilizados na produção dos alimentos: frutas, verduras e hortaliças. Assim já crescem com a consciência da importância dos alimentos orgânicos.

 Minichef

Essa consciência inspirou o brasileiro Biel Baum, de 12 anos, a se tornar chef de cozinha, vegetariano, apresentador de um programa de TV e dá palestras em todo o mundo sobre alimentação saudável. Isso mesmo! Com 9 anos ele já fazia tudo isso!!!

BielBaum_intBiel, que atualmente mora em São Paulo, começou a se interessar pela alimentação saudável após seu melhor amigo sofrer com um câncer causado por agrotóxicos. Desde muito novo ele começou a se interessar pelo tema e aprender mais sobre o assunto. Convencido que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas deixassem de lado os alimentos industrializados, transgênicos e cheios de agrotóxico, com 5 anos, Biel fez um pacto com a mãe de só comer alimentos orgânicos. Para estimular esse pensamento de outras pessoas, aos 9 anos ele começou a apresentar o programa Arte na Cozinha, que passa na internet e youtube, além de ser um verdadeiro embaixador dos alimentos saudáveis.

O minichef também é autor do “Meu Diário para Jamie Oliver: Realizando Sonhos e Inventando Receitas – Vol. 1”. Em 2012, ele foi a Londres para entregar o livro ao próprio Oliver, mas o encontro só aconteceu mesmo no final da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro.

Com o dinheiro arrecadado com a venda do e-books, Biel pretende ajudar na construção da primeira sede física da “Escola das Asas” – uma rede de aprendizagem livre que incentiva a realização de sonhos por meio do empreendedorismo social criado por ele, família e amigos -, na África.

Entre o Brasil e a África, ele troca favores para sobreviver e conhecer novas pessoas. Enquanto uma pessoa cede um colchão ou o chuveiro, Biel se encarrega de preparar o jantar, por exemplo.

 Outros exemplos

untitled1O canal Gloob também decidiu incentivar esse universo criativo culinário. O programa “Tem criança na cozinha”, exibido de segunda a sexta, às 19h30, apresenta práticas e divertidas de receitas doces e salgadas, além de mostrar a importância dos alimentos e suas origens de maneira divertida aos pequenos telespectadores.

Os cozinheiros

Luisa – Apresenta o programa e é a responsável pela cozinha. Doce e simpática, ela adora brincar com os meninos. Constantemente interage com o espectador, a fim de dar uma dica, uma explicação melhor sobre o alimento ou um aviso importante. Já fez muito bolo solado até acertar. Para ela, o segredo é nunca desistir de fazer as receitas.

Eduardo – Muito esperto e adora propor novas brincadeiras. Come de tudo e ama uma diversão. Acredita que o segredo da boa receita é fazer tudo brincando e que não tem nada mais legal do que dizer ”Fui eu que fiz”, na hora de servir.

Luigi – É o distraído do grupo e, por isso, considerado o mais engraçado. Constantemente deixa cair algum ingrediente quando vai ajudar Luisa. Seu maior desafio é quebrar muitos ovos sem sujar nada. Para isso, diz que treina como um ninja. Adora fazer as receitas, principalmente quando é algo que leva chocolate.

Para por a mão da massa

Em comemoração ao Dia das Crianças, o chef Wayner Bastos, do restaurante Zahara Rio Gourmet, vai receber gente miúda na próxima quarta-feira (8), para ensinar, gratuitamente, a preparar pratos e sobremesas.

— Vamos tentar inseri-los na cozinha e passar noções sobre higiene e boa alimentação, como ensinar que um prato colorido é nutritivo — conta o chef, que não vai deixar de fora um dos lanches preferidos da criançada. — O hambúrguer é ligado ao fast-food, mas eu vou tentar passar para eles uma ideia de prepará-lo de forma mais saudável.

Seu filho João Pedro, de 3 anos, serviu de inspiração para o menu da aula, que receberá participantes de 4 a 13 anos. Para não oferecer perigo aos petits chefs, os ingredientes já estarão cortados e lavados e só serão levados ao fogo com auxílio da equipe.

ONDE BRINCAR

Gastronomia infantil

Nesta quarta, o restaurante Zahara Rio Gourmet abre sua cozinha e oferece uma aula gratuita de gastronomia a seus pequenos clientes, às 15h. Crianças e adolescentes de 4 a 13 anos vão fazer receitas com o chef Wayner Bastos. As inscrições são pelo e-mail zahara@zahararestaurante.com.br. Av. Ministro Ivan Lins 270, lojas C e D. Tel.: 3253-7870.

Oficina de brigadeiro

O Radisson Hotel Barra terá uma oficina de brigadeiro grátis no dia 12, às 14h. Av. Lucio Costa 3.150. Tel.: 3139-8000. O ator e apresentador mirim Luigi Montez, do programa “Tem criança na cozinha”, conduzirá a ação.

O fantástico Bolo de Chocolate da turma

Ingredientes • 4 ovos • 2 ½ xícaras de açúcar • 1 tablete de manteiga • 1 xícara de leite • 1 xícara de chocolate em pó • 2 ½ xícaras de farinha de trigo • 2 colheres de chá de fermento em pó

Modo de preparo Pré-aqueça o forno em temperatura média. Separe as claras das gemas do ovo e bata as claras em neve. Depois, bata o açúcar, a manteiga e as gemas na batedeira. Acrescente o leite, o chocolate, a farinha e o fermento aos poucos. Bata os ingredientes novamente na batedeira. Depois, misture as claras em neve delicadamente. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma com furo e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *