Aventuras Maternas

Búzios com crianças é diversão garantida

Praia da tartaruga

Praia da tartaruga

Nada como um bate volta a Búzios para recarregar as energias, né? Praias calmas, que mais parecem piscinas naturais, ruas charmosas, boa gastronomia e ótimos hotéis. Quer dizer, o local ideal para levar as crianças durante as férias ou em qualquer época do ano e garantir boas horas de diversão para elas e relaxamento para a gente e temperaturas amenas.

Por isso, fizemos uma seleção das melhores pedidas da cidade para a criançada. Tomem nota! 

Para ir com as crianças sempre prefiro a Praia da Tartaruga, por ser bem calma, com muitas conchas, morna, sem ondas e com piscininhas naturais. Além disso, logo no início da praia tem o Restaurante Praia da Tartaruga, onde até realizam festas, com excelente estrutura e cardápio inclusive elaborado para as crianças, com massas e pratos feitos com carne, peixe ou frango, além de opções variadas e deliciosas para toda a família

Pousada Praia da Tartauruga

Pousada Praia da Tartauruga


Também nessa praia está a Pousada Praia da Tartaruga ($$$), que é a única que fica exatamente na praia, diante do mar. Ela conta com apenas 11 quartos e cada hóspede recebe tratamento personalizado. Todas as suítes são equipadas com ar-condicionado, TV, frigobar e uma maravilhosa vista para o mar. No jardim, há espreguiçadeiras para o banho de sol e muito espaço para as crianças brincarem. E o café da manhã pode ser tomado ao ar livre, de frente para o mar. Durante o dia pode-se solicitar o serviço do Restaurante no quarto ou na praia reservada em frente à pousada. 

http://www.praiadatartaruga.com.br/

16010529_10207380009811245_912611966_o

Mais famosa, a Praia de João Fernandes também é bem quentinha e excelente para as crianças brincarem, mas na alta temporada recomendo chegar bem cedo, por volta das 7h da manhã, que é o ideal mesmo em relação à incidência de raios solares para pequenos. Mas, além disso, a faixa de areia desta praia é muito pequena e o mar sobe rápido por ali. E o fato é que as crianças vão amar catar conchinhas e observar os cardumes de pequeninos peixes nadando bem no rasinho.

Nesta praia indico o hotel Búzios Guest House ($$), que fica a uma pequena caminhada da praia na rua principal, tem um valor acessível, piscina e um café da manhã bacaninha. 

16106281_10207379989690742_2144080322_oJá na irmã, João Fernandinho, que fica logo depois de uma pedra, o indicado também é chegar cedo para garantir vaga nas cadeiras da frente. É bom ainda levar repelente na bolsa, já que a descida por escadas é cercada de mosquitos e mato. A prainha é praticamente privada dos hoteis que ficam no alto, mas ali é possível andar de caiaque, ver tartarugas nadando bem pertinho do raso e praticar SUP sem tirar o olho das crianças. A extensão da praia é tão pequena que dá para ver os filhos, mesmo que brinquem de pique de uma ponta a outra (lógico, se estiver bem na frente). 

15991979_10207379990410760_61317004_oO hotel que indico em frente à escada  da João Fernandinho é o Colonna Galápagos ou Colonna Park, que fica ao lado ($$$), os dois têm estrutura de cadeiras em frente ao mar de João Fernandinho, mas elas rapidamente se misturam às dos barraqueiros locais, o que é mais um motivo para chegar cedo à praia, se estiver hospedado nestes hotéis, que também têm piscina com escorrega para os pequenos, vista panorâmica belíssima, restaurante para almoço e jantar (com preço salgadinho. Peixe para duas pessoas R$120,00, suco natural por R$12,00) e sala de jogos.

O legal de se hospedar próximo à Azeda, João Fernandes ou Fernandinho é ficar próximo ao Centrinho destas praias, onde tem um pequeno comércio e restaurantes, longe da aglomeração da Rua das Pedras. Nossa dica é o Haka Sucos, uma casa de sucos argentina, com muitas opções de sucos naturais, açaí e tapiocas doces e salgadas.15967649_10207379990890772_2010714146_o
Outra boa praia para as crianças em Búzios é a praia do Forno! Paraíso é por ali, com pedras, muitas conchas e gaivotas dando rasantes para pegar peixes que ficam no raso nadando em cardumes pelas águas cristalinas para delírio da criançada. O problema é que fica do lado direito da cidade, onde, em geral, as águas são mais geladas, além de ser um pouco vazia demais, por ser mais fora do burburinho. Por isso, só tem uma barraca, com pouca estrutura e cobrando pelas cadeiras, independente do consumo. De qualquer forma, vale muito a visita, com um visual incrível, belas fotos e um balde cheio de conchinhas e muitas pedras!

Outras duas praias que curtimos bastante são Ferradura e Geribá. Ambas têm excelente estrutura, são famosas e bem badaladas. O importante nelas é que possuem uma faixa de areias mais larga, barracas para alugar em toda a sua extensão e muitos hotéis para quem quer ficar próximo à praia. Afinal, quando estamos com crianças e mil e uma coisas para carregar, o ideal é ficar numa praia próxima, para voltarmos fácil, se esquecermos algo e para que o dia fique mais tranquilo, sem o estresse de procurar vaga, por exemplo. 

As duas praias ficam ao lado direito também, mas a Ferradura e a Ferradurinha costumam ser mais mornas, por seu formato mais fechado, então ganham nossa preferência. Sobre hotéis indicamos alguns abaixo para todo tipo de bolso.

Pousada Vila Baobá

Pousada Vila Baobá

A Pousada Vila Baobá ($$) é simples e charmosa, com camas com dossel, assim como a área externa onde fica a piscina. O café da manhã é bem variado, com bolos e pães e o atendimento para quem está com crianças é excelente, já que a cozinha sempre está disponível para ajudar aquecendo algo, fornecendo utensílios, água fervida, entre outros. Próximo à praia da Ferradura.

http://www.villabaoba.com.br/

Ferradura Resort

Ferradura Resort

O Ferradura Resort ($$$$) dispensa comentários, com estrutura grandiosa, recreação infantil e conforto para toda a família, ele fica a 100m da praia e é ideal para quem quer descansar para valer. www.ferraduraresort.com

Tartarugas são muito comuns nas praias da região. Basta um passeio de stand up ou caiaque para visualizar algumas nadando. A praia de Manguinhos fica mais fora da rota dos turistas, mas é uma praia calma, bonita e quentinha, onde se veem muitos animais e as crianças podem brincar à vontade.

Porto da Barra

Porto da Barra

E após a programação de praia, vale conhecer o Porto da Barra, com diversos restaurantes de gastronomia variada, lojas de moda, decoração, esporte e arte ocupando a orla da praia de Manguinhos. Ali estão os contemporâneos Zuza e Donna Jô, o informal Anexo Praia e o tradicional Petiscos do Porto, entre outros. Meu preferido é o Cais de Gaia, especializado em culinária portuguesa. Os irmãos são da cidade do Porto, em Portugal, e preparam as tradicionais Francesinhas sob encomenda. Por ali também é possível comer Chanfana de Cordeiro, peixes que podem ser escolhidos na hora pela vitrine de pescados, bolinhos de bacalhau e ainda sobremesas portuguesas de tirar o fôlego.

Para se hospedar por ali, a dica é o Corais e Conchas, com espaço kids, recreação e quartos confortáveis preparados para receber famílias. www.coraiseconchas.com.br.

Restaurante Salsa

Restaurante Salsa

Para finalizar, o Centro de Búzios é o local onde tudo acontece e as famílias vão para encerrar o dia. Nossa primeira dica por ali é o restaurante Salsa, com um cardápio super saudável, horta própria, legumes, verduras frescos, um feijão delicioso, peixe e carne grelhados na hora e a cozinha aberta para vermos que tudo está limpinho! Sucos variados também estão no cardápio e de sobremesa para comer rezando um quindim com borda de coco crocante. Vale bastante levar as crianças para comer lá. Fora que o ambiente é uma graça, arejado e decorado com vasinhos de salsa. Av. José Bento Ribeiro Dantas, 94.

Lorenzo

Lorenzo

Também próximo à famosa rua das Pedras, estão o Restaurante Lorenzo de massas e o charmoso Buzin, restaurante à quilo que tem excelentes opções para toda a família. E já, quase na orla Bardot está a Sorveteria Alessa com sabores incríveis, desde o doce de leite Alessa, nosso preferido com sabor forte do doce argentino até sorbets sem lactose, como o de pêssego com laranja, o preferido do filhão que tem intolerância à lactose. O endereço é Rua Geminiano José, 3.

Hotel por ali é o Pérola ($$$), super charmoso, com quartos amplos, espaço zen nas piscinas, café da manhã caprichado.www.perolahotels.com.

 

Orla Bardot

Orla Bardot

Para finalizar as dicas sobre Buzios, não há nada melhor do que apresentar o pôr do sol às crianças na Orla Bardot! E a boa dica ali é sentar em um dos restaurantes como o Capricciosa que divide o salão com o Satyricon, que têm desde pizza até um cardápio mais elaborado.

Agora, se a ideia é divertir as crianças nos finais de tarde é o Radical Parque, que fica logo na entrada da cidade, com kart, paintball, tirolesa, arvorismo, escalada e até cinema 6D! Ótimo para gastar o que ainda restar de energia dos pequenos.www.radicalparque.com.br

 

                                             

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *