Aventuras Maternas

Macarrão integral ao Molho Verde


Macarrão ao molho verdeHoje vamos aprender a fazer um molho verde. Na minha
 casa chamamos de molho pesto.  Não se trata de um molho pesto em si, mas é tão bom quanto e sai muito mais em conta do que comprar pronto no supermercado, além de não ter aquele monte de aditivos industriais sobre os quais falarei num próximo post.

Esse molho é super útil, pois pode ser usado como molho para macarrão, molho para salada, molho para servir com frios, para colocar em pizza, para servir junto com salada de batata etc. E se sobrar, você pode congelar em forma de cubinho (esses de gelo) e servir numa próxima ocasião. E estará tudo lá em porções prontas para o uso. Assim você pode ir descongelando conforme a necessidade e evita desperdícios.

 A receita de hoje usará o molho junto com macarrão integral. Uma opção mais saudável do que o macarrão comum. Pois a massa integral é absorvida mais lentamente pelo organismo fazendo com que haja sensação de saciedade por mais tempo. Além de incluir muito mais fibras na refeição.

 A quantidade de macarrão na receita pode variar muito conforme a idade dos seus pequenos. Um prato bem servido para um adulto teria em torno de 125g de macarrão… Agora se estiver cozinhando para adolescentes, homens em fase de crescimento, aí a quantidade pode aumentar até uns 150g por rapaz. Acho que vocês entenderam o princípio não é? 🙂

Molho Verde com macarrão integral (para 4 a 6 pessoas dependendo da idade e da fome!)

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho descascados e picados grosseiramente
  • 40 g de hortelã
  • 40g de salsinha *
  • 150 ml de azeite de oliva
  • 30 g de queijo parmesão ralado (o do pacotinho azul)
  • 400 g macarrão integral
  • Vinagre branco ou produto para lavar salada, como o Clorin ou Hidroesteril, por exemplo.
  • Sal e pimenta moída na hora a gosto.

Hidroesteril Captura de tela 2015-03-20 18.21.10 Obs: Tenha cuidado ao comprar a salsa, pois ela se parece muito com coentros… Mas ambas têm um cheiro completamente diferente. No meu caso, cada cheiro me remete a um prato diferente, o que sempre me ajuda a distinguir. O coentro, em geral, é mais frágil então estará provavelmente mais murcho… Na dúvida pergunte a alguém (o feirante), além do que geralmente vendem cebolinha amarrada junto com salsinha. Isso pode servir como comparação.

Material Necessário:

  • Liquidificador
  • Tábua
  • Faca
  • Panela
  • Escorredor de macarrão
  • 2 tigelas
  • Secador de salada ou dois panos de prato limpos
  • Balança
  • Jarro medidor

   Modo de Fazer:

  1). Vamos encher duas tigelas de água potável. Coloque ou o produto próprio para limpeza de salada (gotas ou tabletes), seguindo as instruções do rótulo ou 20ml de vinagre branco junto com a água de cada tigela.

Em seguida, vem a parte mais trabalhosa da receita que é separar as folhas boas das ruins. Nada impede que você peça ajuda ao seu pequeno para fazer essa parte explicando com cuidado quais folhas estão boas e quais estão ruins.  No caso da salsinha use apenas as folhas e um pouco dos ramos fininhos…Separando as folhas “boas” e colocando-as na tigela com água. Deixe de molho por uns 15 minutos. Pronto acabou a parte que o seu pequeno pode ajudar.

2).Enquanto isso encha a panela com água, coloque a tampa e acenda o fogo alto. Atenção: você só irá salgar a água depois de ferver!

3).Em seguida usando o secador de salada. Seque a hortelã e a salsinha. Ou escorra separadamente no escorredor de macarrão e seque com o auxílio das toalhas de pano limpas.

4).Agora pese as folhas. Caso você ainda não tenha uma balança, use dois punhados de hortelã e dois punhados de salsinha.

5).Coloque no potinho do liquidificador: o alho, a hortelã, a salsinha, o azeite, o queijo parmesão ralado. Não se esqueça de colocar a tampa! E bata até se formar uma pasta verde uniforme. Desligue o aparelho e prove. Coloque o sal e a pimenta moída na hora. Bata novamente e prove para ver se está faltando algo. Ajuste se for o caso!

Captura de tela 2015-03-20 18.21.23 Liquidificador com salsa

6). Adicione 1 colher de chá de sal à panela de água fervente. Siga com os tempos indicados no pacote de macarrão referentes ao cozimento. Acerte o timer. Coloque o macarrão para cozinhar. E imediatamente acione o timer!

   Eu gosto do meu macarrão “al dente”… Quer dizer ainda um pouquinho duro, mas isso é gosto pessoal! Se você também gosta assim e o pacote disser para cozinhar de 7 a 9 minutos, então eu cozinho por 8! Mas isso depende do gosto de cada um!

macarrão ao pesto

7). Escorra o macarrão quando tocar o timer. Passe o macarrão de volta para panela e adicione o molho verde. Misture tudo e, pronto! Bom apetite!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *