Aventuras Maternas

Quem canta seus males espanta

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Já foi comprovado que a música é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor da criança. Vários estudos já comprovaram a importância de fazer o bebê escutar música ainda na barriga da mãe. A música traz tranquilidade para a mãe e para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.

Até as escolas já começaram a incluí-la. Desde 2011, todas as escolas públicas são obrigadas a ter educação musical na sua grade curricular. As particulares desde 2012. Ela faz parte de um sistema educativo, onde a criança passa por uma espécie de libertação, a timidez fica de lado e a expressão corporal começa a ser trabalhada. Os pequenos passam a ter facilidade de se enturmar e desenvolver um comportamento mais sociável com os demais colegas. Tudo de forma divertida, é claro!

A fala é melhor desenvolvida, pois desde pequenos eles já querem cantar junto. As sílabas rimadas e repetitivas, acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, faz com que a criança melhore sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, a alfabetização se torna mais rápida.

A melodia e a história por trás da letra encantam a criança, despertam o seu raciocínio lógico, transmitem segurança emocional, confiança e respeito mútuo. O Arthur sempre pede pra mudar a historinha da música, porque na lógica dele “a tartaruguinha” não pode se machucar. Ele prefere a música às histórias. Adora dançar e usar tudo como instrumento.

Então, o que você está esperando? Especialistas apontam que a idade ideal para aprender um instrumento musical é a partir dos 5 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada. Acredito que deve começar desde cedo! Os melhores instrumentos para se iniciar são a flauta e o piano, que não exigem demais da criança, mas antes de tudo, ela tem que gostar do instrumento. Os pais não devem intervir.

Além de tudo, dizem que quem canta seus males espanta! Então vamos usar a música para nos ajudar no dia a dia, dar mais leveza e alegria para nossas crianças. Abaixo pesquisei alguns lugares que podem ajudar nessa iniciação musical:

Espaço Rim Pim Plin

Leblon e Grajaú

https://rimpimplin.wordpress.com/

Escola In Concert

Rua Visconde de Pirajá, 303 – 315/316 – Ipanema – RJ

www.escolainconcert.com.br

M&C Escola de Música

Rua Conde de Bonfim, 485 – sala 202 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Telefones: 2264-9000 / 8441-9000 / 8755-3348

www.mcescolademusica.com.br

Artemúsica

Av. das Américas, 2300 – Sl. 202 a 204, Bloco A – Barra da Tijuca – RJ

Telefone: (21) 3325-8155

www.artemusica.com.br

Instituto Tocando em Você

Rua General Roca, 362 – Tijuca

Telefone: (21) 2568 5451

www.institutotocandoemvoce.org.br

O que proporciona a música às crianças

  •  Melhor coordenação motora
  • Desperta a sensibilidade e criatividade
  • Ajuda à criança a comunicar-se
  • Trabalho em grupo
  • Aumento da autoestima
  • Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *