Aventuras Maternas

Aprenda a fazer gelatina caseira

gelatina de frutas frescasPara o piquenique do Aventuras, preparei uma gelatina com suco de frutas e pedacinhos de pêssego que mães e crianças curtiram. Esta é uma ótima forma de incorporar frutas na dieta do seu filho de forma muito saborosa.

Você pode usar sucos frescos ou até integrais desses que não contém adições de açúcar, água, sódio e outros preservantes. Neste caso usei pêssego em calda. Por dois motivos: estas gelatinas foram servidas no piquenique do Aventuras Maternas para uma variedade de crianças de idades diversas, o pêssego por estar cozido é mais fácil de comer para as crianças menores. E o segundo motivo a combinação de uva e pêssego é espetacular!

Lembre-se, se for fazer com suco de morangos frescos, de coá-lo para evitar as sementes,a mesma coisa no caso da framboesa. Pode-se também usar essas polpas congeladas mas lembre de adoçar ao gosto dos seus pequenos!

Aqui vão umas combinações interessantes : suco de uva tinta com framboesa, manga com morango, maracujá com manga etc.. Ou dê asas a sua imaginação!

Ingredientes

  • 500 ml de suco de fruta integral (neste caso uva branca)
  • 1 lata de pêssego em calda
  • 50g de açúcar (a quantidade de açúcar irá variar com a fruta que escolher)
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12g)
  • 5 colheres de sopa de água gelada

Utensílios

  • Uma jarra medidora
  • Uma tábua para cortar a fruta
  • Um pano de prato limpo e úmido
  • Uma pequena faca serrilhada
  • Uma pequena panela
  • Uma tigela
  • Um escorredor de macarrão
  • Uma tigela bem bonita de preferência transparente para servir a sobremesa (ou taças individuais)

Preparo

1). Coloque o contéudo do envelope de gelatina dentro de um copo e acrescente 5 colheres de sopa de água gelada. Deixe dissolver por uns 15 minutos.

gelatina dissolvida

2). Abra a lata de pêssegos drene a fruta guardando a calda. Pique os pêssegos tendo cuidado em excluir qualquer pedaço remanescente de carroço.

pêssegos em calda

3). Meça na jarra medidora: 500ml de suco + acrescente outros 250 ml da calda de pêssego.

4). Leve o copo com a gelatina ao microondas por cerca de 15 segundos.

5). Coloque os 750 ml de líquido e coloque numa pequena panela junto com a gelatina. Coloque em fogo baixo.

gelatina de uva verde

A ideia aqui é derreter os pequenos grãos de gelatina até o líquido fique inteiramente transparente. Lembre-se que a gelatina não pode em hipótese alguma ferver ou perderá sua capacidade gelificante. O mesmo aconteceria se o líquido congelasse.

6). Retire do fogo e deixe esfriar por uns 10 minutos na geladeira. Queremos que o líquido esfrie e não gelifique, então fique de olho!

7). Em seguida coloque a gelatina fria e ainda líquida na jarra medidora. Pegue a tigela em que irá servir a sobremesa (ou as taças individuais). Cubra o fundo com cerca de um dedo de gelatina. Leve à geladeira por cerca de 10 minutos.

8). Em seguida coloque os pedaços de fruta, se colocar as frutas contra o vidro da tigela pode dar um efeito interessante. E encha com gelatina até metade da altura das frutas. Coloque na geladeira por mais 10 minutos.

fases da gelatina

9). Agora coloque mais gelatina até cobrir a fruta. E mais de um dedo acima. Coloque na geladeira por mais 10 minutos. Desta forma as frutas aparentam estar em suspenso. Se você colocasse a fruta e a gelatina ao mesmo tempo, a fruta ficaria toda em cima flutuando. E continue esta rotina até que acabe a gelatina. De forma que todas as frutas estejam cobertas e a última camada seja de gelatina.

E bom apetite!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

1 ComentárioDeixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *