Aventuras Maternas

Mini panquecas alemãs

panqueca alemãPara mamães que têm maridos que sabem ligar o forno (risos), que tal passar esta receita simples para os maridos fazerem com a ajuda dos pequenos para um café da manhã especial? Depois é só fingir que é uma surpresa e que você não suspeitava de nada, se por qualquer motivo você resolver dormir um pouco mais e ouvir os sons do seu quarto enquanto os seus dois amores preparam algo para você!
 Lembre-se: papai sujar a cozinha um pouco na companhia do(S) seu(s) pequeno(s) faz parte da experiência!!
 E para mamães que estão de dieta é só substituir a geleia aqui listada por uma geleia com redução de açúcar! E servir com um queijo cottage por exemplo!
Mini Panquecas Alemãs (10 unidades)
Ingredientes
  • ½ copo de leite
  • 3 ovos grandes (tipo jumbo, supermercado Zona Sul vende)
  • ½ copo de farinha + um pouco para untar o tabuleiro…
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colheres de sopa + 2 colheres de chá de manteiga derretida (ou margarina) + um pouco para untar o tabuleiro de cupcake
  • Geleia de morango ou de outro sabor da sua preferência
Opcional
Chantilly em spray
Iogurte grego
creme de leite líquida
Material
  • Tabuleiro para fazer cupcake
  • Multiprocessador ou um batedor de arame ou um garfo
  • Uma tigela para bater a massa
  • Espátula
  • Colher de sopa colher de chá
  • Microondas (ajuda mas você também pode derreter a manteiga numa panelinha em fogo baixo, porém fique de olho para que ela não ferva).
  • Uma jarra pode ajudar na hora de distribuir a “massa” que é líquida diga-se de passagem.
  • Um pano de prato SECO para retirar o tabuleiro do forno
Modo de preparo
  Pré-aqueça ao forno alto (200 graus).
  Derreta a manteiga ou margarina, pois ao adicioná-la a mistura, você não quer acidentalmente começar a “cozinhar”‘os ovos por a manteiga ou margarina estar tão quente! 25 segundos (+ ou – dependendo do seu aparelho) no microondas resolve.
panqueca alemã
   Ou coloque numa panela pequena e deixe derreter lentamente em fogo baixo… Mas fique de olho para que não ferva!
   Unte o tabuleiro com manteiga. Pode ser feito com papel alumínio e manteiga como também mãos pequenas e limpas do seu pequeno.
Lembre-se que objetivo é cobrir cada buraco (para cupcake) do tabuleiro. Em seguida lave bem as mãos do seu pequeno para retirar a manteiga. A  mamãe não quer manchas de gordura pela casa toda!
   Em seguida coloque 1 colher de sopa de farinha em cada buraco e por cima da pia para fazer menos bagunça dê umas batidinhas nas laterais do tabuleiro para cobrir as laterais de cada buraco com farinha…
   No final vire a forma de cabeça para baixo e dê mais uns tapinhas para retirar o excesso de farinha!
Se você tiver processador:
 Coloque o leite, os ovos, a farinha, o sal e a baunilha e bata em velocidade baixa por 30 a 40 segundos.
Depois com o processador rodando em velocidade baixa adicione a manteiga em fio até obter uma massa homogênea. Desligue e abra o processador, limpe as bordas e debaixo da lâmina sempre fica um restinho de manteiga ali. Obs: você irá obter uma massa homogênea e líquida!
Se for fazer a massa na mão:
   Se o seu pequeno for muito novinho (e você achar que vai dar certo) recrute-o para segurar a tigela enquanto você bate a massa.
    Em primeiro lugar bata os ovos até ficarem homogêneos, adicione a baunilha e o sal e bata!
 Em seguida adicione o leite aos poucos até ficar homogêneo, adicione então em duas vezes a farinha. Bata até que não aja mais grumos de farinhas e fique homogêneo. Obs: você irá obter uma massa homogênea e líquida!
    Agora se o seu pequeno tem boa coordenação motora. Você, papai, em uma mão segure a tigela e com a outra o batedor de arame enquanto seu pequeno despeja em fio à manteiga derretida. Você talvez tenha que demonstrar a ele como fazer. E você, papai, vai mexendo até que a massa tenha absorvida toda a manteiga ou margarina e esteja homogênea novamente. Obs: você irá obter uma massa homogênea e líquida!
panqueca alemã
   Com auxílio de uma jarra, despeje quantidades de massa similares de massa em cada copinho (encha até a metade de cada copinho do tabuleiro)
   Coloque no forno pré-aquecido por 15 minutos ou até estejam crescidos e dourados. Depois de 15 minutos dê uma espiadinha nas panquecas se não estiverem inchados e dourados deixe por mais uns 2 à 3 minutos. A ideia aqui é dar uma olhada rápida (sem deixar que muito calor escape) ou seja se o seu forno acende uma luzinha aí nem precisa abrir a porta e fica melhor ainda. Eu assei os meus por 20 minutos mas todo forno é um pouquinho diferente. Retire do forno com o auxílio de um pano de prato seco!
    As panquecas vão sair do forno “inchadas” e logo que saírem irão murchar! É normal!
IMG_0898
    Retire as panquecas da forma com cuidado usando uma colher tentando não arranhar a forma no processo.
    Coloque o tabuleiro depois na pia com água quente e pouco de detergente e deixe de molho! Para facilitar a lavagem depois…
    Sirva com a geleia e o iogurte grego (se for usar) ou chantilly (nesse caso espere que esfrie um pouco se não vira “sopa” de creme e fica com aspecto feio)!
     Coloque numa bandeja com a bebida preferida da mamãe, uma flor (sugestão), decore o prato e leve para assar mamãe no quarto dela! ^_^ E feliz dia das Mães!
Panqueca alemã
     E você mamãe que leu esta receita e até deu umas dicas para o maridão, no sábado… Finja que nem sabia de nada! ^_^ E bom apetite!!!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *