Aventuras Maternas

Quarto Montessoriano

Blog da Tricae

Blog da Tricae

Você já ouviu falar em quarto montessoriano? Eu nunca! Descobri depois de iniciar uma pesquisa para fazer do quarto do Arthur um lugar atrativo, onde ele quisesse brincar e, principalmente, dormir!

O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado de forma criativa. Para ela, o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance. Isso trabalha a autonomia e a confiança da criança, além de estimular suas capacidades.

Muito utilizado para bebês pequenos o quarto passa por algumas modificações bem interessantes. Veja:

quarto-montessoriano-bichinhos

  • O berço dá lugar a um colchão ou uma cama baixinha. Para que a criança possa deitar e levantar livremente.

 

 

 

 

  • Seus brinquedos e livros favoritos devem estar ao alcance das mãos;nichomontessoriano

 

 

 

 

 

images (17)– Fotos, quadros e espelhos devem estar na altura do seu olhar;

 

 

 

 

a46dc49f89a652a1da083ccf73942468– A decoração deve ser simples, com poucos brinquedos (em um esquema de rodízio) para que a criança possa aproveitar e explorar ao máximo;

Lembre-se: esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.

Isso me lembra da sala da terapeuta do Arthur. Ele fica louco lá! Com vários puffs, colchão em módulos pra ele empilhar, uma barra de ling (própria pra alongamento) onde ele escala e pula em um colchão….enfim, um parque de diversão. Por isso pensei em investir em um quarto desses, como ele já tem 3 anos, vai participar da escolha e montagem junto comigo. Quer interação maior!!!???

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *