Aventuras Maternas

Como economizar nas festas infantis?

Confira 18 dicas detalhadas para economizar na organização da festa dos seus filhos

Festa de CriançasEstamos vivendo uma fase de crise nacional e mundial. Momento em que cortar custos extras é fundamental para o bem estar da família e a manutenção de uma tranquilidade do orçamento doméstico. Mas pergunte a uma mãe festeira se celebrar o aniversário do filho é um supérfluo ou é fundamental. Dificilmente a resposta será a primeira!

Brincadeiras à parte, acredito que enfrentamos várias batalhas a cada ano, momentos difíceis quebrados pelas risadas e brincadeiras que nossos filhos proporcionam para iluminar os nossos dias. E festejar o aniversário do meu filho, hoje, representa para mim, uma reunião para comemorar todos os aniversários que nós, adultos, não celebramos mais com todas as pompas, assim como nossas conquistas diárias. Além do mais é uma ótima oportunidade para reunir toda a família , amigos da escola, amigos que são mais difíceis de encontrar durante o ano e por aí vai.

Dei bons argumentos para você, mãe festeira, que estava na dúvida sobre comemorar ou não? Agora, vamos reunir algumas estratégias para economizar, fazendo uma festa linda, simples e bem divertida.  Lembrando que além das dicas abaixo, é possível encontrar descontos em sites como no Cupom Válido, podendo aproveitar tanto em lojas de decoração até em supermercados para comida.

ChecklistEstratégia nº 0 – Antes de mais nada liste os convidados e tudo que você vai precisar e estipule um limite de gastos. Dentro desta meta, escolha as prioridades e o que é mais fácil ou mais difícil para você. Exemplo: é mais fácil conseguir uma amiga para supervisionar a recreação ou fazer as comidas e bebidas? Se precisar contratar animação, buffet ou uma empresa que faça papelaria, confira antes quanto gastará no que ficará por sua conta para saber quanto terá disponível para pagar ao serviço contratado e pesquise dentro de sua faixa de possibilidades. Existem fornecedores para todos os bolsos, basta pesquisar!

Estratégia nº 1 – Festeje em casa

Lembra das festinhas que fazíamos em casa nos anos 90? Com decoração simples, convidados mais íntimos e uma liberdade de horário que as casas de festa e fornecedores não permitem… Essa pode ser uma boa solução para quem realmente não pode gastar, mas não quer deixar o filho sem festa. Você mesma pode preparar cachorro quente, pipoca, gelatina. Coisas que ficam prontas na hora ou precisam ficar na geladeira se tornam mais fáceis de aprontar quando você tem a sua cozinha para colaborar. 

SanduíchesEstratégia nº 2 – Fazer um piquenique ao ar livre e à moda antiga.

Existem empresas incríveis que montam um piquenique lindo e super produzido com ombrelones, mesas e cadeirinhas, almofadas e outros acessórios e super indico a contratação de uma delas se  o seu bolso permitir. Caso contrário, vale lembrar que a maioria dos parques com gramado e espaço ao ar livre disponibilizam a locação gratuitamente, o que já corta um gasto.
Você pode investir em tapetes para as cr
ianças sentarem. Alugar uma mesa grande decorar você mesma, com cestos de frutas, sanduíches de pão de forma sem casca ou de brioche, pães de queijo, milho cozido e biscoitos de polvilho. Capriche num bolo gostoso e simples, um topo de bolo fofo, alguns doces e, pronto! Só falta contratar uma boa animação para garantir a alegria da criançada.

Para festejar no Play – Super indicamos, pois quando temos o controle do que terá na festa, podemos fazer uma comemoração muito mais completa, com vários extras, gastando menos.

Bananas personalizadasEstratégia nº 3 – Use e abuse de frutas na decoração.

Você pode fazer desenhos de carinhas, com canetas próprias para alimentos, ou até enfeitar as cascas de bananas, laranjas, maçãs ou tangerinas ou cortar algumas frutas, como melão e melancia, com cortadores especiais.

Cupcakes de porquinhosEstratégia nº 4 – Encomende poucos e bonitos doces modelados.

Aqueles docinhos com carinhas dos personagens, números ou nomes. Ficam um charme e cerca de 25 já fazem um bonita bandeja que transforma uma mesa simples em algo mais original.

Estratégia nº 5 – Se inspire em ideias da internet para personalizar a festa de forma simples e divertida.

É possível encontrar muitos passo a passos. Além do mais existem diversos kits que podem ser impressos e personalizados sem sair de casa para colocar como toppers dos cupcakes e doces.

EsCarrossel tratégia nº 6 – Até mesmo os brinquedos dos seus filhos, podem ser utilizados como bandejas ou suportes para os doces, colocando-os no tema da comemoração.

Baldinho de praia, bonecas e bonecos, ursos de pelúcia e até caçambas de caminhões de brinquedo podem servir como suporte. Se não tiver itens suficientes para usar na decoração da mesa, a melhor opção é alugar com pequenas empresas de Locação para festas, afinal comprar itens caros, em geral, que só serão usados numa festa e depois não ter espaço para guardá-los é um gasto desnecessário.

Cake popsEstratégia nº 7 – Amamos aquelas esponjas verdes para plantas!

Podem ser usadas dentro de vasinhos ou baldinho coloridos para prender pirulitos espirais, cake pops ou pirulitos de chocolate. Preenchem bem a mesa e conferem um charme colorido na mesa de doces.

theo3Estratégia nº 8 – Paineis para o fundo da mesa são lindos, mas encarecem muito.

Não indico aqueles mais baratinhos de plástico, porque não ficam muito bonitos e procuramos não usar tanto plástico nas festas (a ideia nos dias de hoje é tentar ser o mais sustentável possível). Então vale usar papelaria para decorar. Desde bandeirinhas com o nome do aniversariante, até placas de papel com algo que remeta ao tema. No último ano, mandei fazer uma placa que representava um brasão, já que o tema da festa era cavaleiro e bandeirolas do reino. Em temas mais comuns, como Frozen, vocês podem fazer flocos de neves de papel e salpicar pela parede com fita dupla.

18Estratégia nº 9 – Para lembrancinhas, sempre prefiro optar por algo que seja útil depois da festa.

Potes recheados de bala parecem baratinhos, mas se contabilizar tudo que é comprado para rechear  mais o recipiente não sai tão em conta assim e acaba logo. Dar brindes como papeis para colorir no tema da festa (Para imprimir tem vários gratuitos nesse link) e giz de cera sempre fazem sucesso, assim como bolhas de sabão, que as crianças amam, brinquedos de antigamente (piões, cordas, cavalos de pau, saquinho de bolinhas de gude, bonecas com roupinhas de papel para trocar, óculos divertidos com nariz, coroas de princesa) são coisas fáceis de achar nos centros comerciais como o Saara, costumamos não dar bola porque não é atual, mas exatamente por ser novidade para as crianças costumam fazer bastante sucesso também. Esses brindes ficam um charme num saco de papel craft amarradinhos como saco de pão e colados com um adesivo.

Cachorro quente

Estratégia nº 10 – Lembram daquelas estações de cachorro quente com batata palha, queijo ralado, ervilhas, milho etc de antigamente?

Continuam sendo uma ótima solução para as festas de hoje. Para dar opções mais saudáveis podemos fazer uma estação de salgados com coisas fáceis de preparar e que podem entrar no clima da decoração: sanduichinhos de frios ou com requeijão, milho cozido, pipoca são algumas ideias. Copinhos de gelatina podem ser decorados, assim como copinhos com frutas como morango, uva ou manga cortada. Pães podem entrar em cestos de piquenique e vir com tags no tema.

Push popEstratégia nº 11 – Para fazer doces em casa, nada melhor do que optar pelos bons e velhos brigadeiros e beijinhos.

Para incrementar, podemos fazer brigadeiros de colher e servi-los em potes fofos. Se no tema da festa tiver bruxas, o brigadeiro pode vir no mini-caldeirão ou o copinho de plástico pode vir com algum adesivo ou tag que remeta ao tema. Push cake pops também são bem fáceis de fazer. Confira o passo a passo nesse link.

Estratégia nº 12 – Para bebidas, sucos sempre são as melhores opções para as crianças.

Melancia, manga e maracujá são ótimos pela durabilidade e para mantê-los gelados por mais tempo dentro das suqueiras vale comprar saquinhos de sacolé, enchê-los de água para congelar e depois colocar dentro dos sucos para manter a temperatura por mais tempo sem encher os sucos de água, perdendo o sabor. Aliás uma ótima dica também é fazer picolés ou sacolés de fruta para a festa. Nada faz tanto sucesso entre os pequenos. É uma comidinha que funciona como recreação.

Copo Acrílico Usual Neon Inove Producoes (2)Estratégia nº 13 – Descartáveis são ótimos para evitar trabalho depois, mas além de poluírem o planeta podem não valer a pena, já que aumentam os gastos em quantidade.

Pode ser mais interessante comprar copos e pratos coloridos com material mais firme, como acrílico, por exemplo, que possa ser reutilizado. Vale a pena procurar com antecedência e comprar no atacado. Além disso, uma boa dica é comprar adesivos de lousa, por exemplo e entregar o copo com um giz para a criança escreveu seu nome e não perder seu copo durante a festa.

Corrida de sacoEstratégia nº 14 – Para a recreação

Não tem muito como fugir de contratar ao menos um supervisor para ficar com as crianças ou combinar com uma amiga mais divertida que tenha jeito com os pequenos, mas é importante que ela saiba que você contará com ela o tempo todo, para que nem ela fique chateada como convidada, nem as crianças fiquem sem nenhuma atividade no meio da festa.
Entre as possibilidades de recreação que podem ser feitas pelas mães estão: aqueles balões gigantes recheados de delícias e pequenos brindes, burro sem rabo (hoje em dia pode fazer com o nariz do Olaf, por exemplo, entre outros), um tapetão para crianças com desenhos e giz de cera para pintarem durante a festa, comprar tatuagens temporárias de colocar com água e inventar brincadeiras simples como dança das cadeiras, corrida de saco e caça ao tesouro. Mas, sugiro novamente que tudo isso seja feito com a ajuda de um supervisor chamado para ficar por conta das crianças.

Estratégia nº 15 – Economize com convites impressos.

Os convidados podem ser chamados virtualmente. Para os amiguinhos da escola, os convites podem seguir a mesma papelaria da festa, podendo ser feitos em casa ou comprados em lojas de festa em kits menores.

Estratégia nº 16 – Comemore o aniversário em conjunto com outras crianças

Se você tem mais de um filho, ou algum primo ou amigo dele (que tenha uma mãe bem relacionada com você) nasceram em datas próximas, pode ser uma boa ideia festejar junto e dividir os custos da festa. O lado bom, além da economia é que muitos amigos são comuns às duas crianças e os pequenos vão se divertir mais ainda em compartilhar as brincadeiras. Eles podem curtir o dia todo juntos, desde a manhã e ajudar na arrumação Tudo vai virar uma grande brincadeira.

Estratégia nº 17 – Faça uma festa do pijama

Uma das grandes tendências do momento é fazer uma festa do pijama, mais intimista apenas para os amiguinhos bem próximos das crianças. Existem empresas especializadas em fazer disso um grande evento com aluguel de barraquinhas, luzes coloridas, pijamas e bichinhos de pelúcia personalizados e um buffet que transformará o quarto em um verdadeiro parque de diversões.  Sem dúvida, fica incrível.
Mas se o orçamento não permitir tamanha produção, é possível fazer uma versão menor, convidando cerca de 3 a 5 crianças que trazem seus próprios bichinhos e pijamas, providenciar colchonetes e cobertores e fazer guloseimas saborosas em casa. Toda a graça está na farra que a criançada fará junta no quarto até a hora de dormir. Acredito que o acessório mais interessante da lista para essa produção são os cordões de luzes coloridas ou pequenas lanternas de brinde para as crianças, porque a brincadeira com a luz forte do quarto apagada fica bem mais divertida.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *