Aventuras Maternas

Conheça os diferentes tipos de Yoga

YogaO Yoga não é apenas uma prática de exercício como muitos pensam, mas sim uma filosofia que deve envolver postura, respiração correta, mentalização, equilíbrio interior e concentração. Tem como objetivo atingir o samadhi, isto é, quando se alcança o êxtase espiritual, a libertação plena.

Cada vez mais difundido em todo mundo, o Yoga traz diversos métodos que envolvem posturas e regras. Uma coisa é certa, sua prática ajuda no bem estar, físico e mental. E é uma boa dica para fazer durante a gravidez já que melhora a respiração, trabalha o assoalho pélvico e o reconhecimento do próprio corpo; e para a vida toda, nos auxiliando a encontrar um equilíbrio físico e mental.

Fomos procurar mais informações sobre a prática e abaixo falamos um pouco sobre cada tipo de Yoga para te ajudar a entender mais sobre a prática e escolher a ideal para o seu estilo.

Tipos de Yoga:

Anusara Yoga

Estilo de Hatha Yoga que trabalha com firmeza a abertura corporal, sem perder a aceitação e a alegria interior, através do princípio universal de contração e expansão, pulsação (spanda). AnusaraYoga significa “fluir com a graça” ou “seguir seu coração”. É orientada pelo coração, inspirada espiritualmente e, ao mesmo tempo, fundamentada nos princípios universais de alinhamento, tanto para o corpo interno quanto para o externo.

Astanga

Indicada para pessoas com bom condicionamento e resistência para atividades que demandam um grande esforço físico. Purifica, tonifica e oxigena os órgãos e glândulas, estimula o sistema imunológico, desenvolve flexibilidade, força, firmeza, relaxamento, discernimento e atenção. O Astanga Yoga é uma prática vigorosa. Utiliza posturas tradicionais de Hatha Yoga em séries fixas e precisas, sincronizando respiração Ujjayi e movimento, em ritmo dinâmico. Esta sincronia produz intenso calor corporal o qual, através da transpiração, desintoxica órgãos internos e proporciona uma profunda melhora na circulação.

Essa prática pode ser realizadas de duas formas:

Prática Conduzida: Tem como foco a sincronia (vinyasa) entre as posturas (asanas), a respiração (ujjayi pranayama), os fechos de energia (bandhas) e o foco do olhar (dristi).

Mysore: Cada aluno aprende a praticar a série em seu próprio ritmo, sem condução verbal do professor. Para esta prática, é recomendada uma freqüência mínima de 3 vezes por semana.

Iyengar Yoga

Recomendada para todos, sem restrições de idade ou sexo. Desenvolve a consciência corporal e o alinhamento, com foco no equilíbrio consciente entre contração e alongamento muscular. Instrui e corrige com precisão cada postura, com o intuito de desenvolver a consciência das diferentes partes do corpo e de melhorar o fluxo de energia através do alinhamento. São utilizados recursos como cintos, blocos, cadeiras e almofadas que ajudam o aluno a esclarecer os processos dos movimentos.

Vinyasa

As aulas de Vinyasa são mais dinâmicas, indicadas para aqueles que gostam de saborear mais o fluxo do que a permanência. O tempo em cada postura é menor, e elas são encadeadas num ritmo que é determinado pela respiração. Desenvolvem resistência física, coordenação, concentração e clareza mental. Utilizam conceitos de Astanga Yoga, como a respiração ujjayi e o vinyasa. É um trabalho cardiorrespiratório mais intenso, que alia força e flexibilidade com maior profundidade, além de trazer atenção constante ao tônus abdominal. 

Yoga com Bolas

Uma aula que une as posturas da Yoga com os benefícios da bola terapêutica (bola suíça). Com foco no alinhamento e balanceamento do corpo, visa atingir uma prática mais consciente e um bom desenvolvimento da organização e expressão corporal de cada um. Recomendada para praticantes que desejam melhorar seu alinhamento, flexibilidade e consciência; para pessoas que desejam ter mais fluência em seus movimentos; para aqueles que desejam praticar Yoga, mas têm dificuldade com as posturas; e para pessoas que têm alguma lesão recente e desejam praticar com um suporte.

Yoga Suave

Essa é uma prática de posturas bem leve, complementada por um trabalho de respiração e mantras, não coloca muita ênfase na prática exclusiva de posturas físicas. Indicada para qualquer nível de praticante.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *