Aventuras Maternas

Você sabe que suco seu filho toma?

caixinha-de-sucoEsses dias uma das minhas irmãs (tenho 4), a mais nova e que não tem filho, me ligou pra me fazer a seguinte pergunta: “Você sabe que esses sucos de caixinha não são do sabor original que mostram em destaque na embalagem? Eles são misturados com sucos de outras frutas, como maçã e laranja? Eu tava crente que estava tomando um suco de maracujá, mas de maracujá mesmo não tinha quase nada!”

Pois é, o assunto “suco de caixinha” é debatido constantemente em rodas de mães, sites, comunidade médica etc. Além de conter muito açúcar corantes e aromatizantes , eles não são saudáveis e não trazem benefício nenhum!

Não vou ser radical é falar que é preciso abolir esse produto das prateleiras, se fosse assim o que seriam dos refrigerantes e outros produtos industrializados. A praticidade e a falta de conhecimento, porém, tem feito algumas mamães exagerarem na utilização desses sucos. E é isso que queremos ressaltar. O consumidor deve estar atento aos rótulos, aquelas letrinhas miúdas nas laterais do produto.

Sobre a mistura de frutas, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com 31 amostras de néctares de diferentes sabores de sete marcas —Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh — mostra que o mix de sabores muito comum. A grande questão é a falta de clareza desta informação para o consumidor, o que caracteriza propaganda enganosa.

Os sucos mistos devem ter um percentual obrigatório de fruta de 30%, enquanto em caso de um néctar apenas de pêssego ou de manga tem que ter 40%. Ou seja, em alguns casos, o consumidor pode estar levando menos fruta pra casa. O exemplo não se aplica a todos os néctares, é verdade, pois no caso de uva e laranja, o percentual obrigatório é de 30% e de maracujá é de 10%.

images (20)Segundo a análise do instituto, as marcas Dafruta e Maguary são as mais recorrentes na prática de usar um mix de duas frutas e só informar ao consumidor com letras pequenas na lateral da caixa e em cores que dificultam a leitura, destaca o Idec. As duas marcas foram reprovadas no teste na avaliação da rotulagem.

As marcas afirmam estar de acordo com todas as normas do Ministério da Agricultura (Mapa) e ainda apresenta laudos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para demonstrar que apresenta o percentual de fruta estabelecido na legislação.

No geral, sucos de manga, goiaba e mamão, por exemplo, por serem frutas densas, podem ter um percentual mínimo de 60% e o restante de água. Abaixo desses percentuais, estamos falando de néctar, com 25% a 40% da fruta.

Já o suco de uva, 100% integral é um bom exemplo de suco de fruta verdadeiro. “É 100% natural, não tem lista de ingredientes na caixa. Tem só uva”, mostra a nutricionista Nara Corona.

O levantamento do instituto aponta ainda que os néctares mistos apresentam um teor de açúcar acima do desejável, não devendo fazer parte da dieta cotidiana das crianças, para os quais são claramente direcionados. Todos têm teores de açúcar acima de 12,4g/100ml, o que já acende o sinal amarelo. Mais da metade tem alto teor de açúcar.

Os cinco néctares com maior teor de açúcar identificados no teste são o Dell Valle de Uva (13,31g/100ml), o Camp Uva (13,30g), o Activi Uva (13,04 mg), o Dafruta Laranja (12,95g) e o Dell Valle Manga (12,95g).

Outra recomendação importante: os produtos industrializados não devem ter corantes, nem aromatizantes. Mas muitas marcas não respeitam a lei. Na lei não há especificação quanto à proibição do uso de conservantes, presentes em quase todos os sucos industrializados. O que, segundo especialistas, compromete o valor nutritivo.

O importante é ficar de olho em cada marca e não deixar que a propaganda te encante de maneira errada – já que uma embalagem bem feita pode gerar a falsa sensação de que aquele produto é tão saudável quanto a fruta in natura.

Quais sucos de caixinha comprar?

Os de laranja pasteurizados da Xandô

Da Fazenda

De maçã da Yakult

Do bem – com exceção da limonada

Suco de maçã do Urso Pooh, vendido no Mundo Verde

Fast Fruit Gourmet

suco_integral_ sucos- url

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A recomendação da maioria dos nutricionistas é trocar os sucos artificiais por água, suco de frutas naturais e água de coco.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

2 ComentáriosDeixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *