Aventuras Maternas

Torta de chocolate cremosa e sem glúten

imageO Dia dos Namorados já passou, mas onde existe amor, sempre existe motivo para comemorar. Afinal, um casal que não se considera namorado até depois do casamento terá menos chances de sobreviver as dificuldades que a vida nos traz! Bem, pelo menos foi o exemploque recebi dos meus pais que são casados há mais de 50 anos e costumam ir ao cinema seguido de jantar todas as semanas.

Enfim, a sugestão deste fim de semana é uma sobremesa para papai e mamãe fazerem juntos e apreciarem neste fim de semana mais especial!

Alguns dirão que esta sobremesa é uma mousse, outros dirão que se parece mais com um pudim um pouco mais denso… O importante é que é

delicioso e vocês podem personalizá-lo como quiserem! Servindo com uma bola de sorvete, com um iogurte grego (meu namorado ama iogurte!), com framboesas, com maracujá. Enfim as possibilidades são quase infinitas. Existe um pó gliter comestível de um monte de cores (para dar um ar extravagante) vendido nas lojas de festa, como a Aidan, por exemplo.

Essa receita é simples mas é preciso estar atento essencialmente a 3 coisas:

  • Conseguir o tamanho de ovo certo! Ovo jumbo é vendido numa caixa com 10 nos supermercados Zona Sul. Não acredite nos ovos que se dizem “grandes”, nunca são!

  • Estar atento de que tudo que está sendo misturado: chocolate + manteiga e ovos + açúcar deve estar a mais ou menos a mesma temperatura … Se não, a mistura de chocolate + manteiga quente pode começar a “cozinhar” os ovos. Ou se o ovo estiver muito gelado ao ser misturado ao chocolate vai ter um choque térmico e endurecer o chocolate.

  • Atenção na hora de cozinhar! Procure ficar próximo e verificar de tempos em tempos. Pois você não quer que saia do forno já inteiramente duro. O ideal é que ao sair do forno a massa da sobremesa tenha um ligeiro “balanço” quando você mexer a forma um pouco, como mostro no vídeo.

Torta de chocolate sem glúten (serve 2)

Ingredientes

  • 113g de manteiga com sal ou 1/2 tablete + 2 colheres de sopa
  • 170g de chocolate meio amargo picado (fica ainda mais fácil em gotas)*
    * Eu usei chocolate Belga com 54% de cacau
  • 3 ovos jumbo em temperatura ambiente
  • 100g de açúcar ou 1/4 de xíc + 1 colher de sopa

Decoração (opcional)

  • Gliter comestível ou
  • Framboesa ou
  • Géleia da sua preferência ou
  • Chocolate branco picado ou
  • Sorvete ou
  • Granulado etc…

Utensílios

  • 2 tigelas, uma própria para usar no microondas
  • Ou uma panela e uma tigela que encaixe na panela sem deixar espaços e que seja resistente ao calor.
  • Um fouet de arrame
  • Uma forma de 15 cm de diâmetro, (lembre-se que se for uma forma maior a sua sobremesa vai cozinhar mais rapidamente)
  • Um tabuleiro que caiba a sua forma de 15 cm
  • Um círculo de papel assa fácil
  • Uma faca pontuda para desenformar

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180 graus ou a um forno médio.

Forma

1). Unte a forma de 15cm e coloque o círculo de papel assa fácil com o lado “brilhoso” para cima no fundo da forma.

 

2). Derreta o chocolate e a manteiga. Se você tiver um microondas vai ser mais fácil e rápido. É só uma questão de usar uma tigela própria para microondas e picar o chocolate caso não esteja em gotas e cortar cubos de manteiga para facilitar. Agora o importante neste processo é aquecer e misturar aos poucos. Por que isso? Bem o chocolate é formado por 5 cristais…. E cada um desses cristais derrete a uma temperatura diferente. Se vocês aquecerem de uma vez só, vocês correm o risco da manteiga ferver e coalhar o chocolate ou ainda queimar. Então a melhor coisa a fazer é aquecer por 20 segundos e misturar, depois mais 20 segundos e misturar e assim sucessivamente até que se torne uma mistura homogênea.

Ou se você por acaso não tem microondas… Coloque o chocolate + manteiga num banho-maria. Isto é, coloque uns dois dedos de água numa panela e coloque a tigela (resistente à calor) por dentro da panela. Lembrando que a tigela não deve tocar na água da panela e nem se possível entrar em contato com o vapor saindo da panela. A água não deve ferver somente borbulhar. A ideia é derreter lentamente o chocolate e a manteiga… Misture de vez em quando até se tornar uma mistura homogênea. E reserve.

IMG_49023). Numa outra tigela bata os ovos e o açúcar até ficarem homogêneos.

4). Agora verifique a temperatura da mistura: chocolate + manteiga devem estar mornos… Uma boa maneira de verificar é colocando uma pequena quantidade nos seus lábios e se tiver sensação “fria” já pode ser usada! Coloque a mistura do chocolate dentro da mistura dos ovos e bata até ficar homogêneo.IMG_4905

5). Agora coloque a “massa” dentro da forma preparada. Coloque a forma dentro do tabuleiro e encha com água bem morna (temperatura de banho de bebê) até um pouco menos da altura da massa da forma. Não queremos que a forma flutue menos. Depois de 30 minutos ainda está bem líquido?

6) Coloque por mais 5 minutos em 5 minutos e veja se chegou no ponto.

Torta de chocolate sem glúten

7). Deixe esfriar. Depois coloque na geladeira. Para desenformar passe uma faca nas laterais… Escolha uma travessa bonita para apresentar. Aqueça brevemente a base da sua forma ou lume ou com água quente da torneira (se usar esta opção lembre-se de secar a base da  forma antes de passar pra travessa). E desenforme. Agora dê asas a sua imaginação na hora de decorar!

E bom apetite!!!

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *