Aventuras Maternas

Conforto e tranquilidade são fundamentais na hora de amamentar

amamentacaoAmamentar é sempre um ato de amor, mas nem sempre é fácil. Algumas mulheres enfrentam problemas como rachaduras, dores, dificuldades na pega e até mesmo timidez para alimentar o bebê em público. Eu, particularmente, tive uma experiência maravilhosa amamentando meu bebê, mas cada mulher é uma e só nos descobrimos como mães de fato depois que nos tornamos mães de fato, o que quer dizer: críticas não combinam com esse universo onde tudo é possível e as experiências são individuais.

Retomando o assunto, para algumas mães amamentar o filho em lugares públicos é um desafio, por se sentirem constrangidas. Elas precisam estar com uma roupa que permita que a criança consiga sugar o leite sem se expor muito e ainda enfrentam a dificuldade de escolher um lugar certo, pois alguns estabelecimentos no Brasil ainda proíbem as mães de amamentar. Vale lembrar, porém, que tentar impedir ou constranger as mães que amamentam em público  deverá se tornar crime em todo o País. E, no momento, já existem dois projetos de lei tramitando no Congresso Nacional: um, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), protocolado em abril, e o outro, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), de maio com este fim. E, em vários Estados e municípios isso já virou lei, como em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas. O maior destaque na mídia aconteceu há dois meses, quando a cidade de São Paulo sancionou lei estabelecendo multa a esse respeito.

Tirando o preconceito que ainda existe no país, o mais importante é salientar que a ONU (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade e que até os dois ou mais sirva de complemento junto com outros alimentos. “Algumas mães podem se sentir constrangidas em amamentar o bebê, mas é preciso que elas tenham consciência que a criança precisa ser amamentada no horário certo para que ela consiga se desenvolver com saúde. O leite materno é indispensável para garantir a saúde da mãe e do bebê”, afirma a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.  E tem mais: o aleitamento fortalece a imunidade da criança, cria um vínculo com a mãe e o bebê, diminui o risco da criança desenvolver alergias e ainda evita cólicas.

Cuidados durante a amamentação
Agora que não há mais empecilhos para amamentar em público, é importante saber  alguns cuidados para o bebê. A ginecologista e obstetra Erica Mantelli dá algumas dicas, confira:

  • Use uma roupa confortável.
    Opte usar por blusas que tem botão e um pouco mais comprida, assim fica mais fácil na hora da amamentação.
  • Treine em casa.
    Se você tem vergonha e não sabe como segurar o bebê perto de outras pessoas, aprenda qual é a melhor forma de posicionar o bebê. Mas, sempre verifique se essa posição é confortável e se a criança consegue sugar o leite.
  • Utilize a fralda na hora da amamentação .
    Para proteger o seu bebê você pode colocar uma fralda, mas cuidado para não sufocar a criança. E verifique se ela está respirando bem.
  • Carregador de bebê sling.
    O carregador sling é uma boa pedida para as mães que precisam amamentar em públicos. A posição que o bebê permanece facilita na hora da amamentação.
  • Procure um lugar aconchegante
    A hora da amamentação é um momento sagrado, portanto, procure um lugar calmo e confortável para que você amamente o seu bebê com tranquilidade.
  • Não espere o seu filho ficar agitado
    Preste atenção se o seu bebê está com fome, controle os horários das mamadas para que você se prepare com antecedência para amamentar o seu bebê.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *