Aventuras Maternas

Frango Chinês

Frango xadrezEsta é uma receita que se tornou muito popular entre os membros da minha família. Mesmo que atualmente não se pareça em nada, com a receita original! Ela foi evoluindo e a cada evolução mais legumes foram adicionados à mistura!

Esse frango chinês é prático pois você pode cortar o peito frango em cubos e deixar marinando no molho até a hora em que for preparar o almoço ou janta. Os legumes também podem ser lavados e cortados com antecedência e depois é só questão de fazer o prato em si que não leva muito tempo.

Para tornar a receita mais “adulta” ou dependendo do gosto das suas crianças adicione 3 cm de gengibre fresco, descascado & cortado em rodelas finas. E uma pimenta dedo de moça sem as sementes & picada finamente.

Esta receita é simples mas preste atenção nestes pontos:

  • use peito de frango fresco ou resfriado. Nem que você compre peito de frango resfriado e depois congele. Nunca use aquele frango de supermercado denominado Congelado! Pois ficará duro!
  • O frango nesta receita passa por duas formas de cozimento. A primeira de forma rápida na frigideira (dessas que não grudam) com um pouquinho de óleo. Esta fase é apenas para dar uma cor e efetivamente para selar o frango. E, no final da receita o frango é cozido no molho.

Lembre-se de respeitar os tempos de cozimento. Caso ache que não está cozido o suficientemente, faça a prova: pegue um pedaço grande de frango corte ao meio para ver se está cozido.

  • A graça desta receita é que os legumes estão cozidos mas ainda ligeiramente crocantes…

Ingredientes

  • 1 peite de frango sem pele e sem osso fresco ou resfriado
  • ½ cabeça de brócolis americano: um brócolis “saudável” não tem florzinhas amarelas! (pode substituir por couve-flor será cozido do mesmo jeito)
  • 3 cenouras pequenas ou 2 médias
  • 2 abobrinhas pequenas (ou um pimentão vermelho ou amarelo também será cozido do mesmo jeito)
  • 2 alho-poró médios (pode substituir por 1 cebola & um dente de alho)
  • Molho de soja light use as marcas Sakura ou Tozan que são as melhores!!! (tem uma loja oriental “mercearia Wah Sin” na rua Marquês de Abrantes 207, Flamengo, Rio de Janeiro. Que vende molho de soja e o óleo de gergelim dentre muitas outras coisas orientais à um preço muito mais em conta)!
  • Vinagre de vinho branco
  • 3 colheres de chá de açúcar
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim
  • Água filtrada
  • Óleo vegetal da sua preferência

Material

  • Uma panela com tampa para servir o prato
  • Uma frigideira de preferência essas que não grudam porque aí você pode usar muito menos óleo
  • Uma tampa que dê para cobrir a frigideira
  • Uma espátula para frigideira

Modo de fazer

1). Se por acaso tiver que descongelar o frango, deixe de um dia pro outro. Coloque-o na parte de baixo da geladeira, de preferência em cima de um prato ou dentro de um tabuleiro. No dia seguinte, caso ainda esteja um pouco congelado, termine de descongelar no microondas na função descongelar, para que não cozinhe.

2). Limpe o frango se livrando dos restos de ossos, pele e tendões. E, corte em cubos de tamanhos similares, pois ajuda tudo a cozinhar no mesmo tempo.

frango marinando

3). Deixe o frango em cubos, marinando em 4 colheres de sopa de molho de soja light, por no mínimo ½ hora, e até dois dias coberto, e dentro da geladeira.

4). Corte o brócolis em floretes, lave em água corrente, enxágue em um pano de prato limpo e reserve. Se for usar couve-flor, faça igual.

5). Lave as cenouras, descasque, e corte em rodelas 0,5 cm (+ ou -) de espessura, e reserve.

6). Lave as abobrinhas bem, para retirar qualquer mancha da pele, e corte em meia luas (1 cm de grossura + ou -), e reserve. Se for usar pimentão lave, retire as sementes e corte em cubos.

legumes

7). Lave o alho-poró. Lembre-se de cortar cerca de 4 dedos abaixo da parte verde, desmontar as folhas, descartar as folhas grandes e duras, e retirar bem a terra ali acumulada. Nessa receita você só vai usar as folhas novas. Corte a raiz fora, e corte tudo em retângulos. E reserve.

Caso você tenha decidido usar cebola, e alho: descasque a cebola e corte em cubos. Descasque o dente de alho e corte finamente. E reserve.

alho de poró

8). No final, depois de lidar com todos os legumes, você deverá ter várias pilhas distintas, para cada tipo de legume. Estão separados pois são cozimentos diferentes, e em tempos diferentes.

9).Em lume alto, aqueça 1 colher de sopa de óleo. Agora coloque o frango delicadamente na frigideira, movimentos bruscos faz o óleo espirar, daí você poderá se queimar mais facilmente. Frite o frango em levas, cada leva por cerca de 1 minuto, ou o tempo necessário para tostar as laterais dos cubos de frango. E reserve.frango frigideira

10).Agora frite a cenoura em mais um pouquinho de óleo até ficar um pouco tostado. Coloque cerca de 1/6 de um cubo de caldo de galinha esmagado, e coloque água filtrada na frigideira o suficiente para apenas cobrir o fundo da frigideira. Deixe ferver rapidamente, em seguida coloque a tampa, e, em um lume baixo, deixe cozer por 2 minutos. E, coloque na panela em que irá servir. cenouras

11). Adicione algumas gotas de óleo a frigideira, e aumente o lume novamente. Frite a abobrinha, até conseguir uma cor um pouco mais tostada (1 minuto). E, coloque junto com as cenouras, dentro da panela.

12). Coloque o lume em temperatura média, adicione o brócolis à frigideira, polvilhe 3 colheres de chá de açúcar por cima do brócolis, misture até caramelizar um pouco (1 minuto ou menos).

Abaixe o lume, e adicione a frigideira 2 colheres de sopa de molho de soja light, 1/6 de um cubo de caldo de galinha amassado e um pouco de água filtrada, o suficiente para cobrir apenas o fundo da frigideira. Coloque a tampa e cozinhe por 2 minutos. E coloque na panela junto com os outros legumes.

13). Refogue o alho-poró em uma ½ colher de óleo (lume alto) por 1 minuto, depois abaixe o lume. Coloque 1/6 de caldo de galinha, e água filtrada para cobrir apenas o fundo da panela, coloque a tampa e cozinhe por 1 minuto. Depois coloque na panela, junto com resto dos legumes.

Se for usar cebola + alho, refogue a cebola em um pouco de óleo, quando estiver quase ficando transparente adicione o alho. Cozinhe o alho com cuidado para não queimar. Lembrando que se a cebola ainda estiver um pouco crocante, estará ótima! E, adicione ao resto dos legumes na panela.

Caso resolva usar o gengibre e o dedo de moça adicione na mesma hora que o alho. E, ao final coloque na panela.legumes

14). Adicione a panela: 4 colheres de sopa de molho de soja light, e 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco, e levante fervura. Quando você ver, que está borbulhando em todos os cantos da panela, coloque o frango, e o óleo de gergelim. Misture tudo, coloque a tampa, e cozinhe por 2 minutos.

Pegue um pedaço mais grosso de frango e corte ao meio para verificar o cozimento. Se estiver ainda meio cru cozinhe por mais 1 minuto com a tampa.

Prove o molho! Está muito aguado? Adicione uma colher de sopa de molho de soja light! Misture e prove novamente. Está muito salgada? Coloque mais um pouquinho de água (1 colher de sopa) misture e prove. Agora está bom? Então sirva quando estiver satisfeita com sabor! Sirva com o arroz da sua preferência!

Esta é uma ótima maneira de comer uma grande variedade de legumes!

 

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Zoe Shorter

2 ComentáriosDeixe seu comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *