Aventuras Maternas

8 curiosidades sobre o leite materno

aleitamento maternoDia 1º de agosto é Dia Mundial da Amamentação, mas sempre é momento de falar sobre aleitamento materno, afinal o leite de mãe é alimento ideal para a criança, devendo ser oferecido exclusivamente (sem nenhum outro tipo de leite ou alimento) até os 6 meses de vida. E mesmo após essa idade, a mãe deve manter o aleitamento, complementando com a introdução gradativa de outros alimentos e de água.

Segundo a professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Flávia Silva, a importância do aleitamento para o crescimento e desenvolvimento da criança se deve a sua composição nutricional. “O leite humano possui nutrientes que são importantes para a criança crescer, ganhar peso e desenvolver a inteligência. Torna-se assim insubstituível, pois nenhum outro leite possui em sua composição nutricional os ingredientes do leite produzido pela própria mãe”, explica.

Abaixo, a professora ainda pontua mais algumas características importantes do leite materno:

  • A proteína do leite materno é facilmente digerida pelo organismo ainda imaturo da criança. Isso diminui os riscos do desenvolvimento de alergias alimentares. As proteínas do leite da vaca e da soja são altamente alergênicas.
  • A parte gordurosa do leite humano é composta por gorduras importantes para o desenvolvimento cerebral e visual da criança, o ácido graxo ômega 3 DHA. Estudos têm mostrado que crianças amamentadas com leite materno até 2 anos ou mais são mais inteligentes.
  • Muitos minerais (cálcio, magnésio, sódio, potássio) estão presentes no leite materno em quantidades adequadas para o organismo, ainda em formação, da criança que mama (lactente), o que não sobrecarrega seus órgãos durante o processo de utilização (metabolização) destes nutrientes. Outros minerais (ferro, zinco e cobre) são melhores absorvidos quando presentes no leite materno, quando comparados àqueles presentes no leite de vaca.
  • A composição de alguns nutrientes no leite humano depende do consumo alimentar da mãe, ou seja, o nutriente estará presente no leite se a mãe consumir suas fontes alimentares. Dentre estes temos as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12); as vitaminas lipossolúveis K e A e os ácidos graxos ômega 3 (DHA).
  • Não podem faltar na alimentação da mulher que amamenta (nutriz) legumes, verduras, frutas, leites e seus derivados (queijos, iogurtes, etc.), carnes vermelhas magras (patinho, mignon), ovos, cereais integrais (macarrão, arroz, aveia, etc.) e peixes como sardinha e salmão.
  • O banho de sol é importante nesta fase para o bebê, pois, o leite humano não contem quantidades suficientes de vitamina D. O tempo e o horário devem ser recomendados pelo pediatra de seu filho, preferindo, é claro, os horários de menor intensidade de liberação dos raios solares (antes das 9h e após as 16h).
  • É importante ressaltar que além dos nutrientes citados anteriormente o leite humano também fornece substâncias imunológicas que protegem o bebê de doenças, fornecem calorias suficientes para ganho de peso e crescimento adequados nos primeiros 6 meses de vida e mantêm um vínculo de afeto entre o binômio mãe e filho.
  • Para as mamães, a amamentação colabora na perda de peso adquirido no período gestacional, além de ser muito higiênico (sai prontinho da mãe para o bebê) e econômico (custo apenas para a natureza).

Diante de tantas vantagens, a recomendação do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses é mais do que indicada somada à complementação dos 6 meses até os 2 anos ou mais, conforme vontade da mãe e do bebê.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *