Aventuras Maternas

Soluços – Por que eles acontecem com os bebês?

Foto: Danielle Medeiros

Foto: Danielle Medeiros

Que mãe de primeira viagem nunca levou um susto ao perceber que seu bebê soluçava dentro da barriga? A verdade é que apesar de estranho, o soluço aumenta ainda mais a conexão entre mãe e bebê nessa fase. Mas e depois que eles nascem? Por que os soluços continuam assustando e aparecendo em vários momentos do dia? De acordo com a vice-presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Cristina Targa Ferreira, o motivo antes e depois do nascimento são os mesmos e não oferecem riscos.

“O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que fica entre o tórax do abdômen, e está diretamente relacionado com a respiração. Bebês estão sujeitos a crises mais frequentes, uma vez que seu sistema nervoso ainda imaturo não controla adequadamente o diafragma. O soluço surge em qualquer idade, mas no bebê é uma manifestação bem comum, que surge nas primeiras semanas de vida”. explica Cristina Targa Ferreira.

A pediatra salienta que o pequeno espasmo também pode estar relacionado com frio ou calor. Algumas vezes, o bebê soluça quando está úmido, por causa do xixi, ou com frio, ou qualquer mudança de temperatura.

Mas ressalta que isso não prejudica a saúde do bebê. “Em geral, passa sozinho, mas pode acontecer diariamente. Nas pessoas adultas ou crianças em pós-operatório, as vezes é sinal de alguma alteração ou estímulo diferente”, reforça.

Para ajudar a passar a crise, uma dica é estimular o bebê. No caso de crianças maiores e adultos existem várias manobras caseiras que podem auxiliar a passar, como estímulos com água ou sustos. Mas não assustem seus bebês! Em geral, as melhores soluções nessa fase são amamentar, que é a que resolve mais rápido. Ou se o bebê não quiser neste momento, vale a simpatia do algodão na testa, entre os olhos, que resolve tirando a atenção do bebê do soluço.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *