Aventuras Maternas

Mundinho Geek para divertir as famílias cariocas dia 26/06

Elis Castanhede - reduzidaNossos filhos nascem sem conhecer nada, mas tem muita criança de 3 anos apaixonada por Star Wars e até se fantasiando de Frodo (protagonista de O Senhor dos Aneis) no Carnaval por aí. Por que será, hein? Por aqui sei que eu e o marido já deixamos o filho apaixonado por Jedis e com aversão a Siths, mesmo sem nunca ter assistido a nenhum filme (por não gostarmos que veja nada com armas e violência tão precocemente). O fato é que a paixão dos pais, passa para os filhos, e a família se diverte muito mais junta quando compartilha de alguns prazeres comuns.

Imaginem, então, um evento pensado para famílias Geeks, como a nossa, por aqui? É para ficar muito feliz, né? Por isso, estamos contando os dias para o Mundinho Geek, que acontecerá no dia 26 de junho no Solar das Palmeiras, em Botafogo.

O evento ocupa o casarão das 10h às 17h com uma série de atividades para crianças dos seis meses aos 12 anos e seus pais (obaaa!) As opções são as mais variadas: oficinas de culinária, astronomia, robótica, desfile de cosplay para bebês e crianças, jogos de tabuleiro e, encerrando o evento, a festa Baby Boom, para pequenos e familiares curtirem junto o rock ´n roll do DJ Fabio Maia. E com a participação mais que especial da cantora Taryn, que fez a voz de Elza na versão brasileira de Frozen, e leva para o Mundinho seu pocket show com músicas dos Beatles.

No comando das atividades, nomes de peso como o astrônomo e físico Alexandre Cherman, o engenheiro Eduardo Vieira, da Fun Factor, o Conselho Jedi do Rio, que faz uma Academia Jedi, e as Pac Mãe, grupo de quatro blogueiras de São Paulo que há anos passam para seus filhos os ensinamentos Nerd e assinam a curadoria do evento.

Além das atividades, uma área de exposição, formada principalmente por mães empreendedoras, promete vender de tudo um pouco relacionado ao universo Geek: colecionáveis, fraldas e slings temáticos, roupinhas de criança e, claro, comidinhas para os pequenos e seus pais.

“Geralmente, eventos Geek são para adultos. Às vezes, têm pequenos espaços para crianças, mas sem a infraestrutura que elas exigem. O Mundinho Geek é um domingo para a família. As crianças são o foco principal com atividades que levam conhecimento de forma lúdica. E os pais têm a chance de apresentar aos filhos as referências da sua infância e juventude, aprender e curtir junto com eles”,  explica Juliana Rodrigues, coordenadora da Imagem Cultural, produtora que idealizou o Mundinho.

A infraestrutura a que Juliana se refere inclui estacionamento de carrinhos de bebê, fraldário para mamães e papais e, claro, amamentação liberada em qualquer área do evento, porque até os pequenos heróis precisam se alimentar.

Para abrigar todas essas atividades, o Solar será dividido em três espaços. O deque, localizado na área externa, será dedicado às atividades para os bebês; a tenda principal, também no exterior da casa, reúne oficinas para as crianças maiores e seus pais; e a cozinha, ambientada como um super laboratório de química, abrigará as oficinas de gastronomia e robótica.

baby boom 5SERVIÇO

Solar das Palmeiras – Rua das Palmeiras, 35. Botafogo
Domingo, 26 de junho, das 10h às 17h.

Ingressos:

Primeiro lote: R$ 15
Vendas pela loja Mundinho Geek: https://www.facebook.com/mundinhogeek/
Crianças até 12 anos não pagam!

Confira a programação completa:

Deque dos Bebês (Área externa)

10h30 & 15h30 – Atividade Sensorial para Bebês – 6 meses a 2 anos
Brincadeira sensorial com objetos da cultura geek para bebês e familiares. Educadores estimulam a descoberta de novos sons, cores e texturas. Lotação: 20 bebês acompanhados por um responsável

11h30 – Desfile Cosplay Bebê e Mamãe – 6 meses a 3 anos
A música nerd vai embalar o desfile de mamães e bebês devidamente caracterizados com fantasias dos seus personagens preferidos. Lotação: 20 bebês acompanhados por um responsável

12h às 14h – Espaço de Convivência

Lotação: 20 bebês acompanhados por um responsável

16h – Roda de Conversa com Pac Mãe

As blogueiras do Pac Mãe falam da cultura geek a partir do ponto de vista de mulheres e mães engajadas em criar filhos livres de preconceitos e estereótipos.

Tenda de Atividades (Área externa)

10h30 & 13h30 – Oficina de Naves Espaciais – 5 a 8 anos

Pais e filhos poderão construir naves espaciais. Lotação: 20 crianças por horário.

11h & 14h – Show de Ciências – Com Eduardo Vieira da Fun Factor – Faixa etária: livre

O engenheiro de sistemas com pós-graduação em robótica Eduardo Vieira faz demonstrações de química, eletricidade, eletromagnetismo e física de maneira lúdica e divertida.

11h30 – Brincando de Roda com o Sol e a Terra – Com Alexandre Cherman – + de 6 anos

O astrônomo e físico Alexandre Cherman ensina pais e filhos sobre os movimentos da Terra, estações do ano, fases da lua e do zodíaco. Lotação: 20 crianças.

12h – Academia Jedi – Com o Conselho Jedi RJ – a partir de 6 anos

Nesta atividade, o seu padawan receberá todos os ensinamentos de como se tornar um Cavaleiro Jedi. Lotação: A definir

14h30 – Desenhe o Alien – Com o Astrônomo Alexandre Cherman – a partir de 6 anos

Crianças são apresentadas a um alien. Com a participação especial de um astrônomo Jedi! Lotação: 20 crianças

15h – Desfile Cosplay Meninas e Meninos – de 4 a 10 anos

Meninos e meninas se vestem como seu personagem favorito. E todos podem ser quem quiser, independentemente de gênero. Lotação: 20 crianças

15h30 – Festa Baby Boom com o DJ Fabio Maia – Faixa etária: Livre

O evento será encerrado em alto astral com pais e filhos dançando juntinhos muito rock and roll .

Cozinha

11h & 13h30– Oficina de Gastronomia “Panquecas de Toucinho” – Com Nanda Café e Beni – A partir de 4 anos

Pais e filhos aprendem receitas inspiradas na cultura Geek. Lotação: 10 crianças por horário, acompanhadas por um responsável

12h & 15h – Oficina de Robótica Arduíno – Com Eduardo Vieira, da Fun Factor – a partir de 9 anos

As crianças montarão um circuito para ativação automática de um motor.  Lotação: 8 crianças por horário

Varanda

10h – Abertura da área de Board Games – Com a Geekmen Store – 3 a 16 anos

Diversos jogos de tabuleiro, torneios com premiação oficial, Fast Play e muito mais!

Área de gastronomia

A partir das 10h com hambúrguer nerd, docinhos temáticos e comidinhas saudáveis para os pequenos.

Área de exposição

Vários produtos temáticos, feitos em sua maioria, por mães empreendedoras.

*A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio.

*Outras atividades serão anunciadas em breve.

*Evento sujeito à lotação.

*O evento ocorrerá mesmo em caso de chuva

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *