Aventuras Maternas

Vacinação de ACWY pode começar em bebês de 2 meses

vacinaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, através da Resolução – RE Nº 1.394, publicada no Diário Oficial da União, ampliou a indicação de faixa etária da vacina meningocócica ACWY (conjugada), Menveo®, para uso pediátrico a partir dos 2 meses de idade, bem como para adolescentes e adultos . A vacina, indicada para a prevenção da doença meningocócica invasiva, proporciona a imunização contra a bactéria Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W e Y.  A Sociedade Brasileira de Pediatria já incorporou esta ampliação da faixa etária de indicação nas recomendações do seu calendário de vacinação.

Para bebês com idades entre 2 e 6 meses, são necessárias três doses da vacina meningocócica ACWY (conjugada), cada uma de 0,5 mL, com um intervalo de pelo menos 2 meses entre cada uma, e uma quarta dose, que deve ser administrada durante o 2º ano de vida (entre 12 e 16 meses).

Em crianças, não vacinadas, com idades entre 7 e 23 meses, a vacina deve ser administrada em 2 doses, com a segunda dose no 2º ano de vida e, com pelo menos, 2 meses após a primeira dose.E em crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos a ACWY deve ser administrada como dose única de 0,5 mL.

Sobre a meningite

Estima-se que no mundo ocorram 500 mil novos casos da doença meningocócica por ano, sendo 50 mil óbitos.3

Uma doença súbita, potencialmente fatal, a doença meningocócica mata em média uma pessoa a cada oito minutos no mundo.4 Tipicamente, ela se manifesta como meningite (bacteriana) – uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Uma forma menos comum, mas muito mais grave (muitas vezes fatais) de doença meningocócica é a septicemia meningocócica, que é caracterizada por uma erupção cutânea hemorrágica e colapso circulatório rápido. A doença tem rápida evolução e pode levar à morte entre 24 e 48 horas desde os sintomas iniciais; até uma em cada 10 pessoas infectadas pode morrer.

      

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *