Aventuras Maternas

5 dicas para ter uma hortinha em casa

ervinhasPor aqui tudo começou com um cantinho verde, que foi tomando conta da varanda, depois da sala e agora já está chegando ao quarto do filho. Porque o fato é que ter verde em casa faz um bem enorme, não só para relaxar, como também para trazer mais saúde e subsistência com hortaliças fresquinhas e sem agrotóxicos para toda a família.

Se você está pensando em adicionar a primeira plantinha à sua vida, vale conferir as dicas da Patrícia Abilaine, coordenadora na formatação de serviços da Maria Brasileira, sobre como iniciar o seu jardim em casa sem gastar muito.

Espaço: O local para colocar os vasos precisa ter ótima ventilação e boa exposição do sol. Caso o lugar seja amplo demais, você pode optar por plantas ornamentais que, geralmente, são maiores em vez de tentar ocupar o espaço apenas com grandes itens decorativos. Já para espaços pequenos, priorize plantas menores e até mesmo o espaço vertical.

Sementes: Escolha sementes de espécies que podem ser cultivadas em casa, como babosa, orquídeas e lírios, ou até mesmo hortaliças, e que tenham um custo mais em conta. Pedir mudas e sementes para amigos ou vizinhos que apreciam a jardinagem também é uma opção. Verifique o clima em sua região, para ver qual planta se adapta melhor.

Proteção: A utilização de itens naturais para a proteção da planta, como folha seca e palha, além de ser sustentável, é mais econômico que remédios contra pragas. Esses itens conseguem proteger as mudas da chuva e do sol sem gastar muito.

Adubagem: Para economizar tempo e dinheiro, utilizar materiais orgânicos do dia a dia como adubo natural é uma ótima opção. Cascas de ovo, borra de café, frutas, legumes e verduras, folhas secas e galhos, aparas de grama e de madeira, papel picado e outros compostos podem ser utilizados como adubo barato e ricos em nutrientes.

Decoração: A decoração é fundamental para dar o charme necessário ao seu jardim. Materiais recicláveis e sucatas, além de sustentáveis garantem a economia na hora de deixar o cantinho mais atraente. Basta usar a criatividade! Objetos como caixas de madeira, engradados de cerveja ou de outras bebidas, garrafas de refrigerantes, pneus e outros materiais podem servir como vasos e recipientes para sua plantação. Depois de pintados e restaurados, peças de metal, madeira ou até mesmo cabos de vassoura podem ser utilizados como suporte e decoração para trazer mais elegância ao seu jardim.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *