Aventuras Maternas

Festival Green Nation tem atividades gratuitas e sustentáveis para toda família neste final de semana

submarino_festival-green-nationNesta final de semana, o Museu do Amanhã e o Píer 1 serão tomados pelo movimento Green Nation, que realiza a terceira edição do festival que permite a todos pensar, viver e sentir a sustentabilidade. De 9h às 18h, o público terá acesso gratuito a uma programação ampla, com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais. Serão 13 instalações, nove filmes em exibição e nove apresentações teatrais, 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos, três painéis de Mashup e seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação, economia circular e sustentabilidade, além de oito turmas de “Faça você mesmo”, no Makerspace, e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao grande prêmio desta edição, o troféu Green.

A visita proporcionará uma viagem ao Mundo das Águas, que terá desde cachoeira à réplica da estação na Antártica, despertando no público sensações de calor, chuva, frio, inundações e seca, permitindo a reflexão sobre hábitos e ampliando o conhecimento. Na instalação Plante Água, a brincadeira será revertida em uma muda plantada na mata ciliar do Rio Guandu. Como a proposta do festival é permitir a reflexão e mudança de hábitos, quem mais pedalar nas bicicletas que geram energia ganhará um título do time de futebol para o qual torce, na atividade Gols de Bicicleta.

A entrada para o festival é gratuita, mas para participar é preciso se cadastrar pelo site www.greennation.com.br, já que algumas atrações têm limite de vagas. Conheça pelo site e abaixo: 

Conheça as atrações do Festival Green Nation 2016:

A terceira edição do festival Green Nation contará com a “Mostra Internacional de Cinema Green Nation”, que estimulará o diálogo sobre sustentabilidade e meio ambiente a partir de filmes de ficção, animação e documentários premiados em festivais internacionais e que prometem aguçar todos os sentidos.

O público poderá conferir produções sobre preservação ambiental e cultural da Amazônia, a escassez de água no mundo, a reciclagem, as mudanças climáticas, a indústria da moda e muito mais. A proposta do movimento é estimular a reflexão sobre qual cidade as pessoas querem construir. Haverá também debates com os diretores dos filmes e especialistas dos temas tratados nas produções. Para conferir as sessões é preciso se inscrever previamente no www.greennation.com.br.

Confira os filmes que serão exibidos:

 

Dia 26/11:
13h – Velho Chico: Popularizando o Conceito de Sustentabilidade
15h – Onda Azul
16h – This Changes Everything

Dia 27/11:

14h: Todas as Manhãs do Mundo

Oficinas de Cocriação = Dias 26 e 27/11 – 14h às 18h – Museu do Amanhã

Nas oficinas de cocriação serão apresentadas tendências gerais em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, fazendo com que os participantes desenvolvam novas ideias que possam ser inseridas na vida prática. O intuito é inspirar para a mudança, promovendo novas possibilidades e permitindo que pessoas e negócios concretizem novas possibilidades. Voltado para público geral e empresários também.

Temas das Oficinas de Cocriação:

 

Pessoas, empresas, sustentabilidade e suas conexões – 26/11 às 14h (público empresário)

Pessoas, empresas, sustentabilidade e suas conexões – 26/11 às 15h (público em geral)

Makerspace = Dias 26 e 27/11, sessões das 10h às 11h30, e das 15h às 16h30 – Museu do Amanhã

Oficinas inspiradas no movimento Maker e voltadas para crianças de 07 a 10 anos. Nessa atividade, a tecnologia, inovação e conhecimento se cruzam neste grande laboratório.  As ideias se tornam realidade com o auxílio de ferramentas de verdade e muita criatividade. A criançada poderá mostrar seu lado inventivo e descobrir que dar vida aos conceitos do papel pode ser uma experiência muito divertida. Afinal, nesta área vale o lema “faça você mesmo”!

Teatro – Programação para Crianças

Peça “Quanta energia!”

Enredo: Música, teatro e diversão estarão em destaque para que você se remexa muito, aprenda, reflita sobre o uso de energia ou curta um pôr do sol em uma das paisagens mais bonitas da cidade. Com par ou sem, o Teatro vai reabastecer seus conhecimentos e dar uma descarga de energia no seu dia.

Dias e horários:

26/11 – sessões às 10h, às 14h e às 15h30

27/11 – sessões às 10h e às 14h

No dia 27/11, às 15h30, a programação teatral será fechada com o “Cortejo da Paz”.

Enredo: Cortejo musical convida todos a caminharem e cantarem em direção a apresentação do Coral da Paz, finalizando com uma grande roda de capoeira. A Paz Sem Fronteiras é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e de origem brasileira. Tem como objetivo a promoção da Cultura da Paz no planeta Terra, buscando levar a todos uma forma de vida mais saudável e harmônica. Organizamos atividades artísticas e estabelecemos encontros e diálogos criativos, contribuindo com a construção de uma sociedade global mais igualitária e sustentável.

Instalações sensoriais (para crianças e adultos) – Dias 24, 25, 26 e 27, das 09h às 18h – no Píer I – Praça Mauá

Bicicletas que geram energia = os visitantes poderão pedalar, gerar energia e alimentar o telão, no qual poderão conferir os seus resultados. Quanto mais energia gerada, mais gols serão marcados no placar. Ao final do evento, quem acumular mais gols ganhará um título vitalício do clube de futebol preferido.

Nave = uma das atrações mais queridas do público da última edição, a nave espacial sobrevoará o Rio Guandu e mostrará o processo de fornecimento de água para a cidade. Durante essa viagem, os “tripulantes” entendem a relação deste rio com o seu uso e ocupação. A nave sobrevoa áreas degradadas, assoreadas e reflorestadas, mostrando a importância do rio para todos.

Submarino = a atração mais disputada pelo público, o Submarino faz uma imersão em um mar afetado por lixo, pesca predatória, fauna e flora exuberantes, navegando e conhecendo o fundo do oceano. Os “tripulantes” compreenderão a importância deste ecossistema para o equilíbrio do clima, alimentação e a vida no planeta.

Estação Brasileira na Antártica = na instalação, o visitante será transportado diretamente para a Ilha do Rei George, onde o Brasil realiza pesquisas desde 1984. No Green Nation, você vivencia um pouco do dia a dia dos cientistas em uma instalação que reproduz ambientes da estação brasileira na Antártica, na qual são desenvolvidas pesquisas essenciais para a sustentabilidade do planeta, como o clima, os oceanos e a vida marinha. Conheça uma boa amostra das espécies animais que existem por lá e sinta um pouco do clima na Antártica, onde os ventos atingem velocidades de até 200 km/hora e a temperatura chega a 80 graus negativos no inverno.

O intuito é que os visitantes entendam a importância da presença brasileira nesta localidade, a vida e as pesquisas que são realizadas na Antártica.

Caminhos da Reciclagem = as garrafas plásticas estão tão presentes na rotina das pessoas que, na maioria das vezes, a reciclagem não é feita, e muitos desses resíduos seguem diretamente para o lixo. Nessa instalação as pessoas poderão ver que a cada garrafa descartada há uma outra história a ser reescrita. Os visitantes conhecerão os caminhos e processos que transformam uma garrafa em outra novinha e ainda cheia de sabor.

Ateliê Moda Sustentável = A escolha de uma roupa vai além das cores, do design e do corte, pois representa uma decisão de ser mais ou menos sustentável. Entenda como as peças que ocupam seus cabides têm relação com o meio ambiente, conheça mais sobre os processos de fabricação e faça escolhas mais conscientes.

Uma experiência na seca = Quanto de água você gasta para suas necessidades básicas por dia? E quanto poderia economizar? Entenda como os litros desperdiçados em um banho mais demorado podem fazer a diferença entre cozinhar, limpar e refrescar-se para algumas pessoas. A mensagem é clara: é preciso usar a água com moderação.

Plante água = Garantir que as margens dos rios permaneçam reflorestadas é um dos meios mais importantes para proteger todo o ecossistema. Assim, plantar árvores significa também plantar água. Neste desafio, você precisará mexer-se para lá e para cá, assim como acontece com os rios, para apadrinhar uma árvore que está sendo plantada na região do Rio Guandu.

A alimentação saudável é também um dos eixos do festival, que promoverá 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos. Para participar das aulas, que são gratuitas e divididas em “Cozinha Green” e “Cozinha Green Kids” é preciso se inscrever previamente no site do Green Nation (www.greennation.com). As aulas serão ministradas por 10 chefs de cozinha vindos de diversas partes do Brasil, além de médicos, nutricionistas e cozinheiros. A “Cozinha Green Kids” é destinada para crianças de 7 a 12 anos e tem vagas limitadas.

Ao todo o festival Green Nation trará ao público 13 instalações, nove filmes em exibição e nove apresentações teatrais, três painéis de Mashup e seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação voltados para empresários e universitários, economia circular e sustentabilidade, além de oito turmas de “Faça você mesmo”, no Makerspace, e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao grande prêmio desta edição, o troféu Green.

Cozinha Green – Programação

Cozinha Green

Sem glúten, sem lactose, orgânicos e com muito sabor. Navegue pelo mundo do paladar em momentos de preparação de pratos saudáveis que enchem os olhos, o estômago e a boca. Divirta-se com a apresentação dos chefs e dos nutricionistas e aproveite a oportunidade para refletir sobre como anda sua alimentação e como você pode incrementá-la.

Cozinha Green Kids

Já diz a vovó que quem come bem alimenta o corpo e a alma. Leve os seus pequenos para colocarem a mãozinha na massa e preparar lanches e receitas de dar água na boca e muito saudáveis. Separe o chapéu de chef, vista o avental e se divirta nas oficinas que mostrarão como muitos alimentos podem  car ainda mais gostosos com o tempero certo.

Cozinha Green
26/11 às 10h – 11h30

Para aprender sobre alimentação saudável e sustentável por um outro ângulo na sessão “Pipocando sabores e saberes com poesia”. Nesta aula, a poetisa Flavia Assaif e a nutricionista Genilda Medeiros abordarão a história alimentação adequada e saudável.

Cozinha Green
26/11 às 12h – 13h

Venha saber mais sobre os contaminantes ambientais e a relação com desregulação hormonal com a médica Elizabeth Ayoub. 

Concurso Mestre Cuca Funcional Green

Cozinha Green
26/11 às 14h – 18h

Neste desafio, estarão em pauta a culinária saudável e sustentável. Os participantes terão que apostar em seus talentos para unir sabor, qualidade de vida e muita saúde no formato de receitas. Concurso da melhor receita “Fit Gourmet Sustentável” e “Bolo Integral Fit” com aproveitamento integral dos alimentos. Os candidatos já foram pré-selecionados pela Equipe CBAN. O público poderá conferir os vencedores desse desafio na Cozinha Green.

Joias da terra – Cozinha Green
27/11 às 10h30 – 12h30

Venha aprender com a chef Ana Ribeiro as delícias do caldinho do Jardim de PANCS e mini beiju com patê de beldroega e taioba na aula “Joias da terra”.

Sucos Raw – Cozinha Green
27/11 às 15h30 – 17h

Venha aprender com o chef Roberto Marcílio as delícias do sucos lassi indiano biogênico, verde clássico, ecológico e smoothies.

Panificação Saudável – ingredientes e técnicas – Cozinha Green
27/11 às 13h – 15h

Venha aprender as delícias da panificação saudável com ingredientes e técnicas apresentada pela chef Odara Ramoa. Aula com degustação também.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *