Aventuras Maternas

Noite com delícias para todos

Manu adora frutas na sobremesa.

Manu adora frutas na sobremesa.

Todo mundo adora quando chega o Natal. Além do encontro com a família e os amigos, regado de paz e celebração, há ainda a mesa farta com delícias que a maioria não come durante o resto do ano e espera ansiosamente para a hora da ceia: pernil, peru, rabanada, bacalhau etc. As opções são infinitas e, normalmente, agradam a todos os paladares. Porém, há um grupo seleto que às vezes não gosta desses pratos, as crianças. Acostumadas a um cardápio mais leve, alguns pequenos acabam pedindo para que os pais e avós preparem aquela comidinha que consomem em sua rotina alimentar.

A seguir, separamos algumas sugestões que podem ser servidas aos pequenos, caso não gostem dos sabores encontrados na ceia. Ainda que diferentes do que habitualmente está presente nas mesas natalinas, esses pratos certamente vão agradar também os adultos.

Eliane Marques, mãe de Manuela:

“A Manu não gosta das comidas servidas no Natal, como bacalhau, peru e pernil. Então, além da ceia para toda a família, temos sempre o prato que ela mais gosta: estrogonofe. Faço de frango ou carne vermelha, o que ela preferir. Arroz branco, que normalmente tem na ceia; e batatinha palha, que faço em casa. E de sobremesa, como ela não gosta dos doces, acaba ficando sempre nas frutas, mas essas já fazem parte da ceia”.

Tatiana Lopes, mãe de Manuela:

“Faço um grão-de-bico bem cozido (que possa dar para amassar ou que fique bem macio para cortar ao meio), porque às vezes ela não come a bolinha inteira ou cortada, aipo em tirinhas, alho-poró em rodelas bem fininhas, tomate grape cortado, pepino descascado e picadinho, azeitona preta, cenoura ralada (fina), pimentão amarelo e vermelho, rúcula em fatias finas, salsinha bem picada, alho em pasta, cebola branca cortada em tirinhas finas. Eu tempero com um pouco de sal, azeite, um pouco de vinagre e limão. Para Manu é festa. É isso, mais feijão e arroz. Ela senta com o potinho da salada e come tudo.”.

Ana Paula Lacerda, mãe de Maria Eduarda:

“A Duda não come carne, nem eu. Então, esse ano, resolvi encomendar uma ceia vegana, muito mais de acordo com o que nós gostamos. Terá arroz branco com amêndoas, salada de grão de bico, salpicão com Shimeji, quibe de lentilha recheado com espinafre e muito mais.”.

Fernanda Castello Branco, mãe de Carlos Arthur:

“Meu filho come somente o arroz e a farofa, ou seja, a parte da comida de natal que também se consome no dia a dia. Se o peru não tiver muito tempero, até come. Mas como costumamos passar sempre fora de casa, tenho q providenciar um ovinho ou filé de frango. É esse tipo de comida que ele gosta e não vejo problemas em fazer algo diferente para ele do que as outras pessoas vão comer”.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *