Aventuras Maternas

Mãe empreendedora: entre panos e o amor materno

Valentina, filha de Tatiane, que a inspirou na criação da Miminho, entre as estampas da coleção atual

Valentina, filha de Tatiane, que a inspirou na criação da Miminho, entre as estampas da coleção atual

Ter um negócio próprio e de sucesso, e ser mãe em tempo integral não é das tarefas mais fáceis. Junta-se a isso, o fato de mudar constantemente de cidade em decorrência do trabalho do marido. Parece difícil, não é mesmo? E é, mas não é impossível. A publicitária Tatiane Piqué, mãe da pequena Valentina, de dois anos, e grávida de três meses (ainda não sabe o sexo do bebê), é uma dessas pessoas que conseguiu concretizar seu desejo de ser mãe full time, mas sem abandonar o lado profissional.

Há quase três anos, antes de descobrir a gravidez, estava de mudança para São Paulo, para onde o marido havia sido transferido. Como trabalhava como diretora de arte em agência de publicidade nessa época, vislumbrou na mudança para a maior capital do país uma excelente oportunidade de crescer profissionalmente. Entretanto, com a notícia da Valentina já na barriga, percebeu que não seria fácil ser contratada. E estava certa. 

O tempo passou, Valentina nasceu, Tatiane continuava sem trabalhar e novamente uma mudança entrou nos planos da família. Já na nova cidade, onde não conhecia muitas pessoas, e sem trabalho, começou a ponderar o que seria dali para frente. “Sempre trabalhei e nunca gostei de depender de ninguém, muito menos de marido. Então, percebi que eu precisava de um plano B, algo que pudesse conciliar a vida com minha filha e uma forma de me sentir atuante no mercado”, lembra. Além disso, a inconstância do emprego em agências também já não estava mais em seus planos. Chegou, então, a hora de pensar o que poderia fazer diante daquele cenário: bebê pequena, sempre mudando de cidade, mas com muita vontade de trabalhar. E nesse momento nasceu a Miminho, uma marca, inicialmente, de roupas e acessórios importados para bebês.

Nesse momento, ainda sem a ideia totalmente formulada do que seria a marca, Tatiane revendia pela internet algumas roupas da GAP, pratos mágicos e esponjas de bichinhos. Com formação em publicidade, foi a responsável também pelo desenvolvimento da logo, do site etc. Mas engana-se quem pensa que foi um mar de rosas esse começo. Como qualquer novo projeto, essa aventureira pensou em desistir por diversos momentos. Afinal, trabalhar com peças importadas é depender diretamente da taxa cambial para ter lucro ou não. E com a alta do dólar não ficou nada fácil… E foi exatamente aí que teve o insight que mudaria o rumo de sua vida profissional: manter o negócio voltado para bebês, sem ser uma revenda, mas com fabricação própria e colocando a mão na massa, ou melhor, em agulhas, linhas e tecidos lindos.

E aí a Miminho se tornou o que é hoje! No princípio dessa nova fase, contratou uma costureira, que executava suas ideias. Porém, com o tempo, entrou em um curso de costura e passou a produzir sozinha as peças. “Comecei tudo isso em setembro de 2015 e hoje a Miminho é uma grande surpresa. A cada mês venho superando meus objetivos e expectativas. Portanto, o conselho que dou sempre é para não desistirem de seus sonhos nunca! Por mais que tentem te desanimar ou que você fique perdida, sem saber o que fazer da sua vida, siga em frente, com dedicação, determinação, honestidade, criatividade e confiança.”, avalia Tatiane.

15032758_547131618810958_1652667799264044439_n

Gravatinhas temáticas para os pequenos arrasarem nas festinhas

A especialidade da marca são lacinhos, tiaras e babadores com centenas de estampas simples como bolinhas e listras ou temáticas para deixar os looks das pequenas mais fofos, ou até combinando com o uniforme da escola, suspensórios e gravatinhas borboletas clássicos para eventos como casamentos ou até inspiradas em personagens para as festas de aniversário dos pequenos, bailinhos à fantasia e muito mais. Tatiane recebe encomendas à varejo e por atacado para festas e eventos.

Atualmente, a mãe empreendedora continua responsável pela criação das peças, na costura e no atendimento da loja física e pela internet, mas conta com a ajuda de uma funcionária. Por mês, saem de seu atelier centenas de novos produtos, que são vendidos pelo site (www.miminhomimodecrianca.com) e na loja, localizada em Piracicaba, São Paulo. 

O objetivo de Tatiane, que, lá atrás, era ter um emprego para que pudesse ter alguma renda própria e ficar com sua filha, foi alcançado. Estar com Valentina e com o bebê que chegará em breve continua sendo a sua prioridade, mas o crescimento da Miminho, certamente, está entre os novos objetivos para o futuro.

Os lacinhos que foram o primeiro sucesso da confecção de Tatiane

Os lacinhos que foram o primeiro sucesso da confecção de Tatiane

Suspensório e gravatinha do Mickey estão sempre entre os pedidos da marca

Suspensório e gravatinha do Mickey estão sempre entre os pedidos da marca

Conjuntinho de babador e faixinha para os bebês. É sucesso entre meninos e meninas com centenas de estampas

Conjuntinho de babador e faixinha para os bebês. É sucesso entre meninos e meninas com centenas de estampas

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *