Aventuras Maternas

10 dicas para economizar a água do planeta

terra e agua

97,30% do total de água da Terra é salgada e 2,70% são águas doces, porém, destes 2,70% de águas doces 2,07% encontram-se congeladas nas geleiras e calotas polares, ou seja, estão em estado sólido, assim restando apenas 0,63% de água doce que não é totalmente aproveitada por questões de inviabilidade técnicas, econômicas, entre outras, assim, o planeta Terra conta com menos de 0,63% de água que pode ser consumida pelo homem, sendo estimado em escala global 14.000 Km3 por ano!!!!

E como salvar a água? Para enfrentar a crise e melhorar a qualidade de vida é essencial recuperar nossas florestas e rios com investimentos e avanços nos índices de tratamento de esgoto, gestão dos resíduos sólidos, fiscalização e recuperação das áreas de preservação permanente urbanas e rurais.

E acima de tudo ter a consciência individual! Que é a solução mais sustentável porque não afeta o meio ambiente e garante recursos suficientes para o futuro. Evitar o desperdício é uma atitude que deve ser adotada o tempo todo. Somos nós que devemos nos adaptar às condições do meio ambiente, e não o contrário.

Confira abaixo 10 ensinamentos para toda família economizar junto:

  1. Tome banhos rápidos. Um banho de 15 minutos com registro meio aberto consome cerca de 135 litros de água. Em um mesmo banho de cinco minutos, com o registro fechado ao se ensaboar, você irá apenas 15 litros. Para crianças terem o banho divertido que a água é capaz de proporcionar, vale a dica de usar um balde grande, daqueles que viram bolsa, encher até a metade e deixar os pequenos brincando ali, ensaboar e depois ligar a água apenas para tirar o sabão.

  2. Escovar os dentes por cinco minutos, com a torneira aberta pode gerar um gasto de 12 litros de água. Enquanto molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo d’água representa um consumo de apenas 0,5 litro.

  3. O tipo de vaso sanitário utilizado na residência também pode influenciar no consumo de água. Um modelo comum, por exemplo, chega a gastar cerca de 14 litros de água. Já os vasos com dispositivo para economizar água, podem reduzir esse consumo para 6 litros de água.

  4. Ainda sobre o vaso sanitário, é possível diminuir o fluxo da caixa de outra forma. Encha uma garrafa plástica limpa com areia ou pedra e coloque dentro da caixa de descarga. Com uma parte do espaço preenchido pela garrafa, a caixa se encherá de forma mais rápida e com menos água.

  5. Coletar água de chuva para serviços diários, como lavar o chão e regar plantas também pode ser uma boa saída na hora de reduzir o consumo de água. Lembre-se apenas de deixar o recipiente de coleta da chuva fechado, para evitar a proliferação de larvas do Aedes Aegypti.

  6. Na hora de lavar louça, organize os objetos que serão lavados. Ensaboe todos e somente depois enxague.

  7. Regar as plantas no horário adequado também é importante. Isso porque, regando antes das 8h ou após às 19h, você ajuda a reduzir o processo de evaporação da água.

  8. Vazamentos na torneira e na descarga são vilões do consumo consciente. No caso da descarga, em que não é tão fácil identificar o vazamento, jogue cinzas na privada. Se as cinzas não ficarem depositadas no fundo do vazo, pode ser que haja um vazamento na válvula.

  9. Utilize redutores de vazões de água em torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo da água, proporcionando uma economia ainda maior.

10. Ao lavar o carro, utilize baldes e não a mangueira. Com essa atitude, você gastará apenas 60 litros de água, contra os 560 litros que seriam gastos com a mangueira, se utilizada por 30 minutos.

Fonte: CAS Tecnologia

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *