Aventuras Maternas

7 dicas para oferecer uma alimentação saudável para as crianças

Crianças são desafiadoras na hora das refeições, e fazê-las sentar à mesa pode parecer uma tarefa impossível. Para muitas mães, conseguir que seus filhos comam um alimento saudável chega a ser uma vitória. Porém, quando se trata de nutrição infantil, a verdadeira conquista é fazer com que as crianças sejam adeptas de uma alimentação saudável ao longo de toda a vida.

Abaixo, Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico do negócio Nutricional da Abbott no Brasil lista 7 formas de estimular hábitos alimentares mais saudáveis nos pequenos:

1. Comece cedo com os bons hábitos

Diversos estudos publicados no periódico americano Pediatrics1 mostram que os hábitos alimentares de uma criança são consolidados no início da vida, e quanto mais cedo conseguir que seus filhos comam alimentos saudáveis, melhor para a saúde deles em longo prazo. Além disso, a nutrição dos pequenos é fundamental para o crescimento atual, desenvolvimento e saúde.

O que nós, mães e pais, devemos ter em mente é que a nossa alimentação é um espelho daquela que almejamos para os nossos filhos. Portanto, não adianta esperarmos que eles tenham uma alimentação saudável se nós mesmos não adotarmos estes hábitos saudáveis. Muitas vezes a correria do dia a dia faz com que os pais não realizem um planejamento antecipado para oferecer opções saudáveis, mas é fundamental que isso aconteça ainda na infância, pois a tarefa poderá ser mais árdua com filhos crescidos.


2. Consuma vegetais in natura

Um estudo realizado nos Estados Unidos sobre o consumo alimentar com mais de 3.000 bebês e crianças mostrou que eles não comiam frutas (27%) e vegetais (32%), e que batatas fritas eram o “vegetal” mais ingerido2. Porém, é importante destacar que diversas pesquisas mostram que quanto maior for a variedade de frutas e vegetais  que uma criança come no primeiro ano de vida, mais chances ela terá para gostar destes alimentos3.

Mostrar o caminho de uma alimentação saudável às crianças e todos os benefícios que isso pode trazer, como o desenvolvimento cognitivo, é uma grande tarefa. Porém, estratégias simples que contemplam criatividade, ação, persistência, exemplo e cronograma podem tornar isso possível.

3. Criatividade: mantenha o cardápio variado

A variedade na alimentação das crianças é muito importante para o crescimento saudável. Às vezes a criança pode rejeitar determinado alimento, como a beterraba, num primeiro instante, mas isso não significa que ela não goste desse alimento. É preciso oferecer outras vezes, e de preferência combinar com algum acompanhamento que seja do agrado da criança.

Variar alimentos e ingredientes em cada refeição ajuda a garantir com que seu filho receba uma ampla gama de nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento ideal. As diretrizes nutricionais da Academia Americana de Pediatria4, por exemplo, recomendam alimentar as crianças com vegetais, frutas, grãos, laticínios com baixo teor de gordura (após os 2 anos) e fontes proteicas de qualidade, incluindo carnes magras, peixe, nozes, sementes e ovos.

4. Ação: faça com que seu filho se sinta parte do processo

Ensinar os pequenos a tomar decisões saudáveis e nutritivas por si mesmos, envolvendo-os no processo, aumenta a probabilidade de torná-los adultos saudáveis. Uma ideia é levar seu filho ao supermercado para que ele possa escolher algumas frutas ou vegetais. Torná-lo parte do processo é fundamental para estabelecer hábitos duradouros.

Outra maneira de inseri-lo no processo é permitir que ele escolha pratos, copos e talheres divertidos durante o momento das refeições.

5. Persistência: não desista

Mais fácil falar do que fazer, certo? No entanto, a persistência vale muito a pena. É importante para os pais manter a calma, e não barganhar, inventando mecanismos que na verdade boicotam o desenvolvimento de um hábito novo, como por exemplo, o de usar a sobremesa como recompensa de um prato limpo. É legal interagir com a criança no sentido de que ela não precisa limpar o prato ou gostar de tudo, mas pelo menos experimente cada um dos alimentos do prato.

6. Exemplo: alimente-se da forma como você quer que seu filho coma

“Faça o que digo, não faça o que faço” não costuma funcionar muito bem com as crianças – especialmente quando se trata das refeições. Se você, por exemplo, tem o hábito de pular refeições, torna-se mais complicado fazer com que seu filho tenha horários regulares para comer. Ou até mesmo querer que ele coma frutas e verduras se esses tipos de alimentos não fazem parte da sua própria alimentação.

Os pais devem comer regularmente, sentando-se para as refeições, e optando por uma ampla variedade de alimentos saudáveis para que o exemplo seja seguido pelos filhos de forma natural.

7. Rotina: sirva três refeições e dois lanches por dia

A correria do dia a dia aliada à falta de apetite das crianças pode muitas vezes resultar em rotinas de alimentação que equivalem a algumas mordidas aqui, uma única refeição completa, e passar por lanchinhos pelo resto do dia. Porém, uma rotina alimentar estruturada, que consista de três refeições e dois lanches por dia, pode tornar as coisas menos caóticas, manter as crianças bem alimentadas e ensiná-las que, se elas não almoçarem naquele momento, deverão esperar até a hora do próximo lanche.

Também é importante certificar-se de que cada refeição e lanche estejam repletos de alimentos saudáveis e integrais.

“Os pais devem ter em mente que seus hábitos refletem diretamente no desenvolvimento e na qualidade de vida de seus filhos. Com isso, se mantiverem bons hábitos de saúde, provavelmente estes serão incorporados pelas crianças no futuro”, finaliza Patrícia.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

4 ComentáriosDeixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *