Aventuras Maternas

Festas com delícias saudáveis

Comemorar aniversários é sempre uma delícia, né? Além de ser super divertido para o aniversariante e para os amiguinhos, ainda tem a parte das comidinhas, diferentes do que consomem no dia a dia, que chamam a atenção dos pequenos: brigadeiro, cachorro quente, batatinhas etc.

Mas embora esses e outros pratos sejam normalmente escolhidos para as festas infantis, alguns pais estão começando um movimento que também prega a comemoração recheada de delicias, mas com uma preocupação voltada para a saúde. Isso mesmo! Saem de cena as receitas cheias de gorduras e açucares e entram as comidas mais nutritivas, mas não menos gostosas.

Por isso, conversamos com algumas pessoas que administram casas de festas e buffets para saber como fazer uma festa que agrade ao paladar dos pequenos, mas que sejam carregadas de sabor e nutrientes bacanas.

Hambúrguer de frango com pão de beterraba da Maria Pestana

Hambúrguer de frango com pão de beterraba da Maria Pestana

Na Maria Pestana Buffet e Eventos (www.mariapestana.com.br), de Barbara Maria Bittencourt e Ligia Pestana, o prato de maior sucesso é o x-burguinho artesanal, que combina pãozinho de beterraba e o hamburguinho de frango. Além dele, os espetinhos de frutas, como uva e melancia, os sucos naturais e água de coco também são sucesso entre a garotada. A motivação para criar a Maria Pestana foi a grande carência do mercado em oferecer uma alimentação gostosa, saudável e com apresentação atrativa. “Notamos que em muitas festas infantis, as crianças não podiam consumir grande parte do cardápio, muitas vezes repleto de frituras e refrigerantes, fazendo com que alguns pais tivessem que levar o próprio lanche de casa.  A partir daí, buscamos parceria com a nutricionista Raquel Carpinteiro, que nos ajudou a desenvolver um cardápio pensando nas necessidades das crianças de diferentes idades, sem perder o jeito de festa, com itens gostosos e saudáveis ao mesmo tempo.”, conta Bárbara.

IMG_3290Na Petit Party, da niteroiense Paula de Sá Muniz, o destaque são os sanduíches com salada e espetinhos de milho, danoninhos caseiros com pedacinhos de frutas, mini quiches. Ela lançou ainda um buffet para crianças com restrição alimentar, com opções saudáveis, como pão de queijo sem leite e sem ovo, cachorro quente com molho caseiro em bisnaga sem leite e sem ovo, salada de fruta no potinho, pipoca, sucos e muito mais.

Já na Qualinus (http://www.qualinus.com.br/), dos sócios Ivan Lima e Josiane Carmo, o cardápio é de acordo com a faixa etária e o perfil de refeições desejadas, mas sempre inserindo preparações saudáveis, preparadas com alimentos funcionais que agregam valor nutricional, e restringindo alimentos industrializados em geral. “Nosso trabalho vai além do fornecimento de comida saudável. Trabalhamos também conceitos de educação nutricional, incentivando o consumo e construindo uma relação positiva entre as crianças e os alimentos.”, comenta Josiane. Entre as delicias da Qualinus, estão o cupcake de cenoura com cobertura de chocolate e o rolinho de banana, que fazem muito sucesso.

Bolo "nú artístico"da Bolë

Bolo “nú artístico”da Bolë

Na Bolë (www.facebook.com/lindogostososarado), de Layana Lossë, especializada em bolos e doces saudáveis,  opções saudáveis e gostosas para os pequenos – e para os adultos também, é que não faltam, como os minicupcakes, a paçoquinha cremosa, a bananada com castanha de caju, o creme vegano de coco (tanto a versão recheio/cobertura de bolos quanto a versão em copinhos) e os bolos “nu artístico”, com massa de cacau e recheio de coco, decorado com frutas coloridas ou de massa clara de limão siciliano com recheio de frutas vermelhas. Layana conta que a preocupação com a alimentação começou em casa, principalmente após a chegada dos filhos. “Na ausência de opções saudáveis no mercado para montar as festas de aniversário das crianças do nosso jeitinho, resolvemos botar a mão na massa e adaptar receitas tradicionais, inventar receitas novas e criar combinações que, além de saudáveis, também agradassem aos paladares mais exigentes.”, conta.

Cachorrinhos Quentes da Patty Poá

Cachorrinhos Quentes da Patty Poá

Outra empresa que vende saúde com sabor é a Patty Poá Culinária (https://www.facebook.com/pattypoaculinaria), de Patrícia Martins e Sabrina Rossi. Com quitutes que têm a cara de “festa de vó”, elas fazem as comidinhas tradicionais de festa, mas todas artesanais. “As crianças adoram muffins salgados, mini-hot-dog, milho, espetinho de frutas, mini-donuts, mini-churros. O mini-churros, por exemplo, são assados e o doce-de-leite que usamos é feito por nós na véspera da festa. Os sucos sempre são uma atração a parte. São todos feitos da fruta e fazemos misturas que agradam aos mais diversos paladares. Muitas vezes, as mães ficam surpresas de determinado sabor ter conquistado seus filhos.”, conta Patrícia. E tem mais: quadradinhos de tapioca, queijo coalho com melado, cookies,  bruschettas, mini refeições etc. Tudo para agradar crianças e adultos. “Somos mães. Ficávamos assustadas com a quantidade de fritura e refrigerante oferecidos nas festas que frequentávamos. Infelizmente, comida saudável as vezes tem a fama de não ser saborosa. Então, sempre tivemos o objetivo de servir comidas com uma apresentação atraente, feitas de forma artesanal e sempre com muito sabor.”, complementa.

Batatinha recheada com cream cheese e frango da Groselha

Batatinha recheada com cream cheese e frango da Groselha

Na Groselha Eventos (www.groselhaeventos.com.br), das sócias Liciane e Rosemi Corrêa, mãe e filha, uma das missões oferecer aquela comidinha com gosto de festa familiar. Por isso, no seu cardápio, há pratos como o macarrão o mini fusilli com molho ao sugo, o frango picadinho e os legumes cozidos para os mais novinhos. Já para as crianças maiores, que amam estrogonofe, o prato é feito só com tomate batido, sem nenhum molho pronto. O pão de queijo, que também é feito pela equipe, é outra atração do buffet.

Mesa cheia de delícias da Quero Verde

Mesa cheia de delícias da Quero Verde

A Quero Verde (https://www.facebook.com/euqueroverde/?fref=ts), de Patrícia Chagas, é especializada em comida natural, com o mínimo de ingredientes industrializados e maior número de nutrientes, tem em seu menu delícias como os pães de queijo de batata baroa; empanadinhos de frango com cenoura, agrião e gengibre; e hambúrguer de carne com brócolis e alho poro no pão de abobora com catchup caseiro. Patricia faz coro com os outros empresários desse segmento: as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e a alimentação, têm mais acesso a informação e, por isso, procuram oferecer em suas festas uma comida mais saudável.

Oferecer comida de qualidade é um enorme carinho com quem se ama. Então, por que não levar esse cuidado para os amigos e familiares em comemorações onde todos que amamos estão presentes? Opções deliciosas e de qualidade, como vimos acima, com certeza não vão faltar para fazer os convidados felizes.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *