Aventuras Maternas

Bebês se exercitam brincando

baby gym

Quando escutamos falar sobre atividade física para crianças, muitas vezes ficamos chocados. Afinal, a primeira imagem que vem é elas segurando pesos ou em aparelhos de academia, não é mesmo? Porém, ao contrario disso, as aulas para os pequenos não são exatamente exercícios físicos. Elas envolvem atividades, sim, mas em forma de brincadeiras que estimulam ao máximo o potencial psicológico, físico e social da criança entre os 2 meses e 5 anos de idade.

Na Baby Gym, em Niterói, as atividades com os pequenos permitem, ainda, que pais e mães interajam com o seu filho ao mesmo tempo em que o socializam com outros pequenos. “Contamos com profissionais graduados em Fisioterapia e Educação Física, especializados em Psicomotricidade, os quais coordenam as atividades. Já no primeiro mês, é possível identificar os primeiros resultados das aulas. Os sinais começam desde a adaptação ao local, participação ativa dos pais nas atividades, socialização com outros bebês, até a diminuição das cólicas e um dos principais comentários dos pais: a melhora na qualidade do sono do bebê.”, explica Luciana Vidal, uma das sócias do espaço. Outros resultados são melhorar a respiração do bebê; identificar possíveis problemas e atrasos no desenvolvimento motor; entre outros.

E as aulas para crianças têm outro aspecto extremamente importante: fortalecer o vínculo entre mãe e filho. E isto é trabalhado por meio do respeito à individualidade de cada criança e a fase do seu desenvolvimento. “Estes aspectos favorecem a comunicação não-verbal e, portanto, a compreensão dos desejos e necessidades de cada uma delas.”, complementa

Na Baby Gym, as aulas são realizadas em um espaço de sociabilidade entre as crianças e os seus cuidadores. “Utilizamos uma abordagem única para o desenvolvimento das habilidades dos bebês. Esta filosofia é baseada em três princípios fundamentais: “Let´s start!”, que promove a flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação;  ”Let´s Flow!”, para facilita a compreensão, a concentração e as tomadas de decisão; e ”Let´s Go!”, que gerencia o intercâmbio, o trabalho em equipe, a cooperação e a liderança.”, pontua Andréa Lattanzi, também sócia da Baby Gym.

Andréa conta, ainda, que o programa é desenvolvido pensando nas diferentes fases de crescimento. Entre 2 a 12 meses, os bebês começam suas primeiras explorações visuais, auditivas e de exploração espacial, na qual, cada atividade, independente de qual seja, é importante; os pais são guiados através de um programa de introdução cuidadosa à música e ao movimento, em uma divertida variedade de estímulos; os vínculos afetivos são formados por uma via de mão dupla, pelos estímulos, respostas e sinais trocados mutuamente pela mãe e seu bebê; os exercícios, massagens e alongamentos são os mais utilizados nesta fase; a relação entre o movimento e a atividade física começa a ser evidenciada, nessa fase que tem como objetivo descobrir as habilidades naturais do bebê, promovendo o seu desenvolvimento físico e cognitivo, estimulando cada vez mais a autonomia e a independência; como os bebês ganham força nas mãos, braços e pernas, aparecem nesta etapa o controle de tronco, o tornar-se móvel, introduzidos por atividades novas e estimulantes. Nesta fase, também, são desenvolvidas diferentes atividades, tais como exercícios de locomoção, canções infantis, os estímulos aos primeiros passos, exercícios de equilíbrio, agilidade e coordenação motora.

Já na fase dos bebês entre 12 e 24 meses, a criança está pronta para explorar, fazer descobertas e aprender com as suas experiências. Por isso, o amadurecimento físico, motor, cognitivo e psicológico estão intimamente ligados à exploração da criança ao ambiente. Neste momento, os bebês começam a caminhar e a correr, e promover e estimular essa capacidade em uma estrutura eficaz é fundamental nesse momento. A autonomia dessa etapa deve seguir sendo estimulada e os pais são orientados a realizar atividades junto aos filhos com exercícios de alongamento, músicas e danças;

Após os 24 meses, os bebês são estimulados a desenvolver habilidades de equilíbrio e agilidade, o que ajuda as crianças a ter interesse pela atividade física e um sentimento de orgulho ao realizar as suas tarefas. Também nessa idade, o nível de independência de uma criança cresce de acordo com a intensidade e a quantidade de estímulos recebidos, e praticar atividades que estimulem suas habilidades motoras, como chutar uma bola, a construção de uma torre de blocos, subir escadas e etc. são de fundamental importância.

A Baby Gym Niterói fica na Rua Gavião Peixoto, 70, sala 901, em Icaraí.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *