Aventuras Maternas

Composteira elétrica chega ao Brasil

image006 (1)Para quem tem plantas em casa e produz muitos resíduos alimentares e quer reduzir a produção de lixo, vale a dica de fazer a própria composteira ou, para quem não tem habilidades manuais, comprar uma.

Recebi hoje a dica sobre a composteira elétrica SmartCara, que acaba de chegar ao mercado brasileiro e pode ser uma solução bem simples. Segundo o material de divulgação, a nova tecnologia coreana é pequena, eficiente e tem a capacidade de transformar 1 kg de resíduos alimentares em aproximadamente 100g de adubo, em apenas três horas.

“Os restos de lixo orgânico hoje são responsáveis por aumentar o aquecimento global com a geração de gás metano, além de poluir aterros, reservas de água subterrâneas e o oceano. Com o sistema da composteira estes resíduos podem ser eliminados, reduzindo em até 90% o volume de lixo orgânico proveniente de alimentos no planeta”, afirma Hissao Horii, diretor de marketing da empresa.

Com alta tecnologia de lâminas e controladores de temperatura, a composteira é capaz de triturar qualquer tipo de alimento, desde cascas de frutas até ossos de frango, sem nenhum ruído. A máquina exerce sua função em duas etapas: trituração e desidratação, associado a filtração para eliminação de odor. Ao final, o processo SmartCara gera um pó seco desidratado e pulverizado, com aproximadamente 10% do tamanho original, que pode ser usado como nutriente para plantações ou combustível sólido em usinas, no lugar de madeiras ou carvão, o que resulta em energia renovável, redução de emissão de gases do efeito estufa e a melhora de nutrientes do solo.

A composteira conta ainda com um mecanismo de autolimpeza e filtros que eliminam os odores desagradáveis, sem necessitar de drenagem, produtos químicos ou exaustores. Simples e fácil de manusear, esse equipamento tecnológico pode ser instalado na cozinha ou lavanderia e precisa apenas de uma tomada. Sem qualquer configuração, ele funciona com apenas um clique.

“Os restos de alimentos no ambiente residencial são alvo de insetos e bactérias que prejudicam. Esta é uma solução que contribui para evitar essa proliferação e a geração de odores, além de reduzir drasticamente o volume de lixo orgânico no ambiente residencial e corporativo”, comenta o diretor de marketing.

Premiada e reconhecida internacionalmente, a SmartCara é fruto de dez anos de pesquisa e desenvolvimento e já conquistou o mercado coreano, canadense, norte-americano, europeu e o mundo árabe. “À medida que avançamos para uma era ambientalmente mais consciente, que exige atitudes responsáveis ​​perante a sociedade e as gerações futuras, a eliminação de resíduos com mais eficácia é fundamental”, finalizou Horii.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *