Aventuras Maternas

Um tour inspirado em Harry Potter em Portugal? Como assim?

Estudante da Universidade de Coimbra dentro da icônica biblioteca Joanina _ Créditos_ Emanuele SiracusaEsta imagem acima te lembra algo? A roupa, o cenário… Se pensou na saga do bruxo mais famoso do mundo, escrita pela autora J. K. Rowling, Harry Potter, pensou certo! Mas você sabia que o enredo que encantou o mundo possui uma série de referências a Portugal, pois Rowling morou no país entre 1991 e 1993, retirando inspirações que vão desde os nomes de personagens aos trajes acadêmicos utilizados pelos estudantes há séculos.

A charmosa e imponente Universidade de Coimbra Emanuele Siracusa - Centro de Portugal - Coimbra Day 3-21Os universitários portugueses vestem um uniforme peculiar, um dos maiores símbolos da tradição universitária em Coimbra: uma longa capa preta, gravata, camisa social, calças para os homens e saias para as mulheres. Esse visual pitoresco para a atualidade fez com que a escritora incorporasse diversos desses elementos nas roupas dos alunos da escola de bruxaria de Hogwarts, tanto nos livros quanto nos filmes. Já em Portugal, é possível vê-los no campus da Universidade de Coimbra, onde são usados até os dias de hoje. Vestir a capa e a batina de uma das universidades mais antigas do mundo é sinônimo de prestígio.

Utilizados desde o século XV, esses uniformes sofreram várias alterações com o passar do tempo, tornando-se um ponto de curiosidade, que chama a atenção dos turistas e atrai os olhares dos fãs de Harry Potter. É comum ver os visitantes tirando fotos com os estudantes, que vestem as tradicionais peças com orgulho.

Com mais um toque de criatividade, Rowling utilizou também parte da história de Portugal para incorporar em um dos personagens. O bruxo da era medieval Salazar Slytherin – um dos quatro fundadores de Hogwarts – foi inspirado no ditador António de Oliveira Salazar, que governou o país entre 1932 e 1968, inserindo traços da personalidade do próprio António em Slytherin.

Mesmo após 20 anos do lançamento do primeiro livro, a saga Harry Potter está longe de ser esquecida, tendo as terras lusitanas como uma das principais fontes de inspiração e atraindo fãs do mundo inteiro.

E Coimbra é uma cidade encantadora par ir em família, não apenas pelas instalações incríveis da Universidade, como também pelos restaurantes, muitos escondidos em subníveis, que descemos por escadas de pedra e parecem pequenas grutas recheadas de boa comida lusitana, ou pela visita ao Mosteiro de Santa Clara, que além de estonteante, serve o original pastel recheado que derrete a cada mordida.

As ruelas da cidade também são lindas! E as crianças vão amar o parque temático Portugal dos Pequenitos, o mais antigo do País. Desde 1940, data da sua inauguração, que o parque lúdico-pedagógico  se dedica essencialmente aos pequenos divulgando a História e a Arquitetura de Portugal, onde eles se sentem gente grande experimentando morar em casas, castelos, prisões pensado em seus tamanhos. Uma graça!

Captura de Tela 2017-08-22 às 20.41.47

Captura de Tela 2017-08-22 às 20.40.34

Portugal do Pequenitos

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *