Aventuras Maternas

Conferência Internacional Montessori

sala monte

Entre os dias 7 e 9 de setembro, profissionais e estudantes da área da educação de todo o país estarão reunidos no Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro, para participar da Conferência Internacional Montessori. Promovido pela Organização Montessori do Brasil, que reúne 50 escolas de todas as regiões do país, o evento tem como tema Montessori e a Paz: um Percurso de Vida. Na ocasião, será lançada uma nova edição do livro A descoberta da criança, de Maria Montessori, pela editora Cedet – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico. A reedição, revista e ampliada, contou com supervisão técnica e tradução da psicopedagoga Sonia Maria Braga, presidente da OMB.

Para marcar os 110 anos da criação do sistema Montessori, o caminho escolhido foi a realização de um evento internacional. “Sentimos necessidade de trazer nomes internacionalmente reconhecidos para dar oportunidade aos profissionais que não têm chance de viajar de ouvir sobre Montessori com outros enfoques. Minha maior expectativa é de que todos os participantes saiam ‘alimentados’ e reforçados pelas boas ideias que a programação vai oferecer. E que tenham a convicção de que Montessori é uma proposta que veio para atender as necessidades de uma educação adequada ao século XXI, embora desenhada em 1907”, destaca Sonia Maria Braga.

A Conferência Internacional Montessori traz ao Brasil, pela primeira vez, o pediatra e neuropsicólogo Steve Hughes, integrante dos comitês de pesquisa da Association Montessori Internationale (AMI) e da American Montessori Society (MAS). O evento vai contar também com as participações do jornalista e escritor André Trigueiro e da jornalista Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, em São Paulo.

A Paz

A construção de uma cultura de paz é um dos pilares da educação montessoriana. E em tempos conturbados, como esse no qual vivemos, é imprescindível falar sobre o assunto. “Em primeiro lugar, é de paz que o nosso mundo está precisando. Acompanhando o movimento Montessori pelo mundo afora, constatamos que houve, neste ano, um foco na educação para a paz. Então, a escolha do tema tem essa sintonia com as organizações Montessori internacionais, com o objetivo de reforçar a vibração positiva em prol de mudanças nos indivíduos e de um mundo mais harmonioso, onde o respeito ao próximo, a aceitação da diversidade e a ética sejam predominantes”, afirma a presidente da OMB.

Os convidados                                               

Neuropsicólogo e pediatra, Steve Hughes tem viajado pelo mundo apresentando workshops e palestras sobre a educação Montessori. “O enfoque que dr. Hughes dá é importantíssimo, pois ele sempre faz paralelos entre o que a neurociência diz sobre o desenvolvimento cognitivo-emocional da criança e do adolescente e as ideias de Maria Montessori, registradas em sua vasta bibliografia”, destaca ela.

Já a jornalista Lia Diskin, co-fundadora  da Associação Palas Athenas, em São Paulo, tem uma trajetória dedicada à divulgação da cultura da paz.

Questões como sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente fazem parte da pauta a ser tratada pelo jornalista e escritor André Trigueiro. “As ideias da Lia e do André vão colaborar para que os participantes da Conferência constatem como os pensamentos de Maria Montessori estão alinhados com o que se espera do ser humano. A proposta de Maria Montessori em educação cósmica está totalmente de acordo com as necessidades de reformulação dos padrões da vida contemporânea. Ela alertou que era preciso desenvolver a responsabilidade de cada um diante do nosso planeta e do universo”, diz a psicopedagoga, que também é fundadora e diretora pedagógica da Meimei Escola Montessoriana (RJ) e diretora do Centro de Treinamento Montessori.

Programação

As manhãs dos dias 7, 8 e 9 de setembro serão ricas, com as apresentações dos palestrantes convidados, além de uma mesa redonda com especialistas que debaterão ‘A formação do professor Montessori’, com mediação do radialista Cadu Freitas (apresentador do programa Bate Papo Ponto Com, da Rádio MEC AM).

Já a parte da tarde dos dias 7 e 8 serão repletas de atividades, com a realização de diferentes oficinas que vão explorar questões como sensibilidade e concentração, liderança e os princípios básicos Montessori. “As oficinas serão oportunidades valiosas para que os participantes vivenciem situações e momentos em que poderão constatar quais as propostas do Sistema Montessori de Educação capazes de promover o desenvolvimento da sensibilidade tanto física como emocional e o consequente sentimento de desejo de paz”, afirma ela.

Confira a programação completa em http://omb.org.br/conferencia/#/programacao

Vale lembrar que, embora seja um encontro científico, com palestras de grandes especialistas, qualquer pessoa interessada no tema pode se inscrever – como mães, pais, professores, estudantes e gestores. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/08.

Serviço:

Conferência Internacional Montessori

07, 08 e 09 de setembro de 2017

Windsor Guanabara Hotel – Avenida Presidente Vargas 392 – Centro

Investimento: R$850,00 até 30/08

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *