Aventuras Maternas

Culinária na programação das férias da garotada

Paula mostrando como cozinhar pode ser divertido

Janeiro é mês de férias escolares e de entreter a criançada em casa. Para os pais e avós, haja criatividade na hora de elaborar uma agenda de atividades que permitam passar o tempo de uma forma gostosa e que, ao mesmo tempo, resulte em boas recordações.

E que tal uma experiência diferente nessas férias? Em meio aos passeios com a família, brincadeiras com os amigos e o tempo gasto na frente de tablets, smartphones e videogame, a chef Paula Weber, do site e programa Pitadas e Palpites, propõe que os responsáveis pela criançada reservem um tempo para a cozinha.

Para quem pensa que preparar receitas é assunto apenas de ‘gente grande’, está completamente errado. “Levar a criançada desde cedo para a cozinha proporciona resultados positivos para todos”, diz Paula.

Primeiramente, a chef destaca a união familiar conquistada quando pais e filhos estão envolvidos na elaboração de uma receita. A atenção dedicada pelos responsáveis e a auto-confiança que elas sentem são pontos que certamente os ajudarão nesse processo de crescimento rumo à vida adulta. “Tudo colabora para resultar em pessoas com grande autonomia e independência”, conta Paula.

Nesse processo, Paula ainda destaca a quebra de paradigmas das crianças que, muitas vezes, afirmam não gostar de um alimento sem ao menos ter provado. “O encanto ao elaborar uma receita desperta a curiosidade da garotada. Sempre conto a experiência que tive com um aluno quando, em uma gravação do programa, preparamos um gaspacho de tomate. Quando pedi para que provasse, não bastou uma colher. De forma espontânea ele precisou tomar a sopa inteira para afirmar, em seu jeito pueril, que não achou ruim!”, relata a chef.

Para iniciar os primeiros passos entre receitas, panelas e outros acessórios gastronômicos, Paula sugere escolher opções simples e saudáveis, como biscoitos, sobremesas e alguns quitudes salgados.

Mas, antes de colocar a mão na massa, ela faz uma alerta para papais e mamães: antes de iniciar a alquimia da mistura de ingredientes, algumas medidas garantem à segurança na cozinha, como mostrar a importância de lavar as mãos antes de iniciar o processo; o planejamento, iniciando pela separação dos ingredientes e mostrando que cada coisa tem o seu lugar na cozinha; quais os utensílios devem estar à mão dos pequenos; e muita atenção com manuseio de facas, eletrodomésticos como liquidificador, bateiras e cabos de panela, que devem ficar fora do alcance das crianças.

Com tudo acertado para começar, a chef separou algumas receitas que certamente vão fazer as crianças adorarem essa nova experiência.

Panquecas de Iogurte Grego

Ingredientes Massa:

2 potes de iogurte Grego, 2 ovos, 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente, 1 pitada de sal, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó.

Ingredientes acompanhamento:

1 pote de iogurte grego, 1 xícara de frutas picadas a gosto

Modo de fazer:

Em um recipiente, misture o iogurte, ovos, açúcar, manteiga e sal.Acrescente delicadamente a farinha de trigo e o fermento até formar uma mistura homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente, untada com manteiga ou óleo, e despeje a massa no centro, sem espalhar. Quando começar a formar furinhos na superfície, vire a panqueca de deixe dourar do outro lado. Coloque a primeira panqueca em um prato e faça o mesmo com o restante da massa. Sirva com iogurte grego e frutas picadas.

Pizza Caseira

Ingredientes:

500 gr farinha de trigo, 1 pacote de fermento biológico seco, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de café de sal, 2 ovos, 4 colheres de sopa de azeite, 450 ml de leite morno, orégano a vontade.

Modo de Fazer:

Misture a farinha, o fermento, açúcar e sal, seguido dos demais ingredientes. Deixe o orégano para salpicar na massa na hora que for para a assadeira. Mexa tudo ate formar uma massa homogênea, com consistência mole. Deixe descansar por 15 minutos no mínimo até ficar fofa. Despeje a massa numa assadeira untada com azeite. Salpique o orégano e cubra com o recheio. Leve para assar em forno pre aquecido por aproximadamente 20 min.

Hambúrguer

Ingredientes:

500 g de carne moída, 1 gema, 1 xícara de aveia em flocos, 2 dentes de alho picados, 1 colher de chá de molho inglês, sal e pimenta-do-reino a gosto, azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes com as mãos, exceto o azeite. Divida a massa em 6 partes. Com as mãos, faça uma bola com cada parte e aperte cada uma para formar hambúrgueres bem redondos. Coloque metade do azeite de oliva numa frigideira antiaderente e leve ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque 3 hambúrgueres para dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira para uma assadeira e leve ao forno apenas para não esfriar enquanto doura os hambúrgueres restantes com a outra metade do azeite.

Muffin de banana com Nutella

Ingredientes:

250g de farinha de trigo, 1 colher de café de bicarbonato de sódio, ½ colher de café de sal, 1g noz-moscada, 3 bananas nanica ou 4 bananas prata amassadas, 150g de açúcar, 100g de manteiga derretida, 60ml de leite ou 1/2 pote de iogurte natural, 1 ovo, 1 colher de sopa de fermento.

Modo de fazer:

Aqueça o forno em temperatura média. Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma de muffin ou formas de empadinha grande. Numa tigela, misture a farinha com o bicarbonato de sódio, o sal e a noz-moscada. Em outra tigela, misture o purê de bananas com o açúcar, a manteiga, o leite e o ovo. Junte com os ingredientes secos e misture até ficar uma massa homogênea e por igual. Distribua a massa entre as forminhas preparadas, preenchendo até 3/4 da capacidade de cada forma. Leve ao forno por 20 minutos (ou até dourar). Ao enfiar um palito, é importante que saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por cinco minutos sobre uma grade. Desenforme e sirva em seguida. Rendimento: 12 porções

Variações:

Para rechear com Nutella, coloque 1 parte de massa (aproximadamente a medida de um dedo), uma colher de Nutella e cubra com a mesma proporção). É possível também colocar nozes picadas na massa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *