Aventuras Maternas

Férias ao ar livre – e grátis!

O período de férias, especialmente as de verão, é um convite aos programas divertidos. Mas além de teatro, cinema, brincadeiras no play etc, as atividades outdoor são sempre muito bem-vindas por toda a família.

Por isso, selecionamos alguns locais em que todos, adultos e crianças, poderão passar dias incríveis, curtindo o ar livre e que ainda são gratuitos.

– Parque Lage: O parque é um dos locais mais emblemáticos do Rio e possui um espaço que as crianças certamente vão se divertir muito. Além da diversidade de plantas, o lugar tem locais que remetem à aventura, com chafariz, aquário, lago com patos e brinquedos como balanço, gangorra e escorrega. Além do espaço aberto e gratuito, é possível tomar um café da manhã no palacete (pago). Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro.

– Pracinha do Barra Bonita: Localizada no Recreio dos Bandeiras, o local é um convite para fazer um piquenique em família e ainda tem um parquinho de graça para a criançada. Endereço: Av. José Luiz Ferraz, 1079-1525 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

– Jardins do MAM: No Museu de Arte Moderna, as famílias podem aproveitar o espaço aberto do lado de fora para fazer piquenique e deixar as crianças correrem soltas pelo local. Para quem quiser visitar alguma exposição dentro do museu, há um valor na bilheteria. Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro.

– Parque das Ruínas: Localizado em Santa Teresa, o local é uma espécie de labirinto a céu aberto em quem as crianças podem se esconder. Lá, a programação é intensa, e muitas vezes gratuita. Além disso, tem uma área extensa com jardim e uma vista linda do Rio. Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro.

– Parque dos Patins: Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio tem uma pista de patins em quem as crianças podem ficar o tempo que quiserem curtindo o visual para a Lagoa e com uma boa infraestrutura. Para quem tem patins, o passeio é totalmente gratuito. Para quem não tem, podem ser alugados no local. Endereço: Av. Borges de Medeiros, s/n – Lagoa – Rio de Janeiro.

– Parque Madureira: Com uma enorme área verde e localizado entre os bairros de Madureira e Guadalupe – é a terceira maior área verde da cidade -, o local tem entrada gratuita e muitas opções de lazer. As crianças poderão aproveitar o espaço para correr, andar de skate, jogar nas quadras (de vôlei, basquete e futebol), andar por riachos, visitar o pomar, e muito mais. Lá tem também uma praia artificial. O local tem, ainda, espaços culturais onde sempre acontecem diversos eventos. Endereço: R. Parque Madureira, s/n – Madureira – Rio de Janeiro.

– Quinta da Boa Vista: Localizado em São Cristovão, a antiga residência da família real portuguesa tem um enorme espaço aberto com jardins para as crianças brincarem e as famílias se divertirem – no local, inclusive, é possível fazer um piquenique. O parque tem, ainda, o Museu Nacional e o Jardim Zoológico, que são pagos. Endereço:  Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão – Rio de Janeiro.

– Parque da Cidade: O local fica no alto do morro da Viração, em São Francisco, e tem uma vista deslumbrante que certamente vai encantar crianças e adultos. Para chegar lá, a subida pode ser feita de carro, bicicleta ou a pé e há restaurante do local. Endereço: Estrada da Viração, s/n – São Francisco – Niterói.

– Horto Botânico de Niterói: Também conhecido como Horto Florestal do Fonseca, o local tem um parque centenário que possui uma incrível flora, com jatobás, jequitibás, jacarandás, sapucaias e outras espécies raras, como o pau-mulato. Para as crianças, o local é um convite a diversão, com área de skate, espaço para replantio de mudas locais e eventos diversos. Há, também, um lugar exclusivo para pets. Endereço: Rodovia RJ-104 (Alameda São Boaventura), 716 – Fonseca – Niterói.

– Horto de Itaipu: Ainda não tão conhecido da população como outros parques a céu aberto, o local é ideal para toda a família. Com uma pista de caminhada, lago e muita natureza, o lugar é utilizado também para o plantio de mudas. O parque possui parquinho para as crianças, que também podem andar de bicicleta, caminhar, apostar corridas e muito mais. Endereço: R. Dr. Pálvaro da Silva, 852 – Maravista – Itaipu.

– Teatro Popular de Niterói: Com vista deslumbrante, o local é repleto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer e tem uma enorme área verde para as crianças participarem de piqueniques e praticarem esportes como skate e patins. Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro – Niterói.

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

1 ComentárioDeixe seu comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *