Aventuras Maternas

Grávidas podem cair na folia?

Está chegando o carnaval, e todos querem se divertir de alguma forma com o feriado prolongado, seja com blocos, bailes, viagens, praias etc. E mulheres grávidas, é claro, também não querem ficar fora da folia. Mas será que podem?

Segundo Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal, o mais importante é que a futura mamãe consulte seu médico antes de cair na folia. “É fundamental sempre conversar com um profissional, além de estar em dia com os exames do pré-natal”.

A seguir, cinco dicas para as futuras mamães curtirem esses dias de carnaval:

Hidratação

1- Para aproveitar a folia, a gestante tem de abusar dos líquidos: água, suco natural, água de coco. Lembrando que álcool e energético são proibidos! A alimentação saudável e balanceada também é importante. Por isso, leve sempre um snack para evitar jejum prolongado.

Conforto em primeiro lugar

2- Usar roupa leves, confortáveis e sapatos baixos é fundamental para se sentir bem essa época. Lembrando que, apesar de todos esses cuidados, é sempre muito importante respeitar seu limite e evitar ficar muitas horas em pé.

Evitando a multidão

3- Dar preferência a locais mais arejados e menos tumultuados, principalmente gestantes no 2º e 3º trimestre de gravidez, para evitar cotoveladas, batidas na barriga e queda de pressão é muito importante.

Protegendo a pele

4- Festas e passeios durante o dia são bem-vindos! Mas não se esqueçam do protetor solar e de repassá-lo a cada 2 horas.

Viagem no feriado

5- E se você não é fã da folia, mas quer aproveitar o feriado, dependendo da idade gestacional, viagens de avião e/ou longas horas nas estradas de carro são permitidas. Mas procure seu obstetra para se informar melhor e saber os cuidados especiais para cada tipo de viagem.

No mais, é bom sempre ficar atenta aos sinais que o corpo dá quando algo não está bem e dentro do limite. “Em caso de enjoos, cólicas ou até mesmo sangramentos, a melhor opção é o repouso”, aconselha Fernanda Mauro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Perinatal

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *