Aventuras Maternas

Quanto meu filho deve comer em cada fase?

Todos nós já sabemos que até os seis meses de idade a alimentação é exclusiva com o leite materno em livre demanda, mas após, qual será a quantidade ideal para cada fase?

Alexandra Marinho, nutricionista materno infantil, explica que a introdução alimentar é a fase mais importante do desenvolvimento do bebê e saber a quantidade exata e quais são os alimentos que devem ser apresentados são de grande importância para aceitação e crescimento. “O bebê é como um livro em branco e são os pais que irão preencher cada página. É importante que a introdução alimentar seja bem variada, saudável, com o mínimo (ou nenhum) sal e sem misturar, para que além de colorido, o bebê possa experimentar cada textura e sabor”, explica a nutricionista.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, estima-se que 500ml de leite materno no segundo ano de vida forneçam quase todas as a necessidade de vitamina C e praticamente a metade da quantidade necessária de vitamina A. Então, além das refeições, o leite materno não deve ser retirado, pois continua sendo fonte de energia, proteínas e proteção natural contra doenças infecciosas.

A seguir, Alexandra Marinho indica o número de refeições em cada fase:

6 meses: leite materno + 3 refeições (almoço ou jantar e 2 lanches de frutas)

7 a 8 meses: leite materno + almoço + jantar + 2 lanches de frutas

9 a 12 meses: leite materno + almoço + jantar + 2 lanches de frutas

1 a 2 anos: leite materno + café da manhã + almoço + jantar + 2 lanches

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *