Aventuras Maternas

Projeto aposta no teatro para conscientizar crianças

Desde já pedestres e passageiros, mas em poucos anos também motoristas, crianças de 5 a 12 anos estão no foco de um projeto cultural que espalha diversão, cultura e educação por quatro estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Rio de Janeiro, o Teatro Móvel – De bem com a Via estaciona entre os dias 17 e 21 de setembro na Vila Olímpica Dr. Sócrates, na rua Bidú Sayão, em Pedra da Guaratiba. O projeto, que começou em abril, já passou por Cascavel (PR), Guarulhos (SP), Niterói (RJ), Cubatão (SP), Foz do Iguaçu (PR), São Vicente (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Itaquaquecetuba (SP) e segue até outubro, possibilitando aos participantes aprender mais sobre segurança no trânsito enquanto acompanham a mágica do teatro.

A atração do projeto é a companhia Trip Teatro, com a peça “Viajando de Bem com a Via”. O grupo apresenta os palhaços Rouse Lopes e Tutúlio numa divertida aventura. Eles demonstram, de forma lúdica, a importância do trânsito seguro, proporcionando muitas risadas e emoções e a maneira correta de viajar de bem com a via.

Após a peça, as crianças ainda terão a oportunidade de vivenciar o que aprenderam em uma minipista, sempre orientados pelos dois palhaços e por monitores. Na atividade, elas se transformam em pedestres e ciclistas, e interagem no cenário, onde é possível construir situações de tráfego que podem ser encontradas diariamente em grandes metrópoles.

“O teatro pode ser uma ferramenta importante para educar a criançada. Enquanto se divertem e vivem a mágica que é um espetáculo, elas ficam mais abertas a receber e compreender lições de cidadania importantes”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

“Este projeto é de suma importância para o Grupo EcoRodovias, pois busca realizar atividades alinhadas com as proposições da Década de Ação pela Segurança do trânsito 2011 – 2020. Proporcionamos acesso à educação para o trânsito, com especial atenção aos públicos mais vulneráveis, como crianças, adolescentes e moradores de localidades socialmente vulneráveis, e envolvemos escolas e comunidades localizadas no entorno das rodovias administradas”, destaca o assessor de sustentabilidade da EcoRodovias, Artaet Martins. Em nove anos, o De Bem com a Via já alcançou 70 mil pessoas.

O Teatro Móvel – De bem com a Via é coordenado pela Magma Cultura e patrocinado pelo Grupo Ecorodovias por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *