Aventuras Maternas

Quiz on-line para pais descobrirem as habilidades socioemocionais dos filhos

A Escola da Inteligência – maior programa mundial de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, atualmente atendendo diretamente mais de 330 mil alunos em escolas de todo Brasil – acaba de disponibilizar gratuitamente um questionário on-line para as famílias conhecerem o desenvolvimento dos filhos, avaliando suas potencialidades.

O questionário está disponível no endereço https://pt.surveymonkey.com/r/teste-habilidades. A família deve, antes de responder às questões, preencher um pequeno formulário com dados pessoais como nome completo, nome da escola e do filho(a).

As questões têm como objetivo promover uma reflexão sobre as habilidades dos filhos e também para analisar se a família está acompanhando o desenvolvimento socioemocional para lidar com mais facilidade com os desafios, com relacionamentos saudáveis e melhor qualidade de vida.

O quiz está disponível também para as escolas parceiras do Programa Escola da Inteligência. As famílias podem responder ao questionário e ter conhecimento de estratégias e técnicas que a instituição disponibiliza para desenvolver ainda mais as potencialidades dos filhos.

“As habilidades socioemocionais podem ser estimuladas pelos familiares de crianças e adolescentes, ou ainda por educadores e professores na escola e até na universidade. As próprias vivências afetivas e experiências sociais também fazem com que a pessoa aprenda a lidar com suas emoções, de maneira a descobrir formas mais satisfatórias de manejá-las”, esclarece a Diretora Geral da Escola da Inteligência Camila Cury.

Habilidades socioemocionais

Para gerir as emoções é preciso lançar mão de uma gama de habilidades socioemocionais como autocontrole, foco, autoestima, empatia, entre outras.

Há várias formas de possibilitar tal desenvolvimento, que geralmente envolvem o conhecimento sobre si mesmo, percepção do outro, análise das relações sociais, adequação à regras de conduta, identificação de emoções e bom senso. Dependendo da estruturação socioafetiva, tipos de relações estabelecidas, lugares institucionais frequentados e faixa etária, as pessoas têm possibilidades diferentes de desenvolver suas habilidades socioemocionais.

“Gerenciar as emoções é algo possível. Para ter saúde psíquica e expandir os horizontes da inteligência, conhecer o funcionamento básico da mente humana, não há mágica, não há atalhos. Para alcançar a felicidade e o bem-estar é necessário conhecer técnicas e práticas para exercitar o intelecto e o emocional, ter a mente treinada, equipada, educada”, observa Camila Cury.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *