Aventuras Maternas

Dentix: o fim do medo de ir ao dentista

Especializada em odontopediatria, a dentista Maria Fernanda Braga foi além da prática no consultório para trabalhar o medo que as crianças têm com as idas ao dentista. Além de desenvolver métodos no dia a dia da prática clínica para tornar a relação das crianças com os tratamentos odontológicos uma experiência divertida, a doutora acaba de lançar um livro que, de forma lúdica e pedagógica, ajuda os pequenos a lidarem com suas fobias na hora de tratar da saúde bucal.

“As Aventuras de Dentix: Dentix vai ao dentista. E agora?” foi pensado a partir da experiência da doutora, especializada em atendimento infantil com cursos no Brasil e no exterior, que observava a dificuldade de crianças na relação com o dentista e suas práticas. Interessada em estudar o assunto e buscar soluções para quebrar esse tabu, ela se aventurou no universo da literatura infantil para transmitir a mensagem para os pequenos, de maneira divertida, de que as visitas ao dentista e o cuidado com a boca podem ser prazerosos e trazer muitos benefícios à saúde.

Para isso, Maria Fernanda criou o personagem Dentix, um dentinho bacana que mora na boca do José, um menino alegre, mas que não gostava de cuidar dos dentes – e muito menos de ir ao dentista. Com uma linguagem didática e rimas divertidas que tornam o texto leve e educativo, a história conta a saga de José e Dentix na visita ao dentista. E, passo a passo, vai desmistificando o processo de limpeza, os instrumentos clínicos e os tratamentos dentários temidos pelos pequenos. O holofote se torna um sol que se pode controlar por um botão. O espelho de dentes mostra toda a família do Dentix: mamãe Incisiva, papai Canino, e seus vários irmãos molares e incisivos laterais – que por serem muito pequenos, ficam colados na mãe e no pai. O lava-jato é igual ao usado para lavar carros e a escova-moto faz cosquinha na família inteira do Dentix.

Além de “quebrar o gelo” com as crianças, o livro tem também o objetivo de educar os pais em relação à saúde bucal de toda a família. No desenrolar da trama, a Doutora Divertida ensina sete dicas direcionadas a pais e mães sobre cuidados essenciais: a idade com que se deve começar a levar os pequenos ao dentista (desde bebês), evitar açúcar até os dois anos de idade, os chamados “alimentos detergentes”, que ajudam na manutenção da limpeza bucal, o hábito de beber água, a escovação da língua, a observação da posição da boca da criança quando dorme, e o trio indispensável: pasta de dente, escova e fio dental.

A proposta inclui, além da disponibilização dos livros em livrarias e vendas online, um grupo pedagógico para trabalhar a história do Dentix em escolas, na forma de contação de histórias, com teatro de fantoches e músicas educativas.

Informações: Assessoria de Imprensa

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *