Aventuras Maternas

Diferentes métodos para estudar em casa

Imagem: www.familyeducation.com

O processo de aprendizado têm se transformado muito nos últimos anos. Enquanto antigamente todas as buscas eram feitas por meio de livros, hoje a tecnologia tem sido uma aliada muito mais eficiente – como mostra uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), chamada TIC Kids Online 2017, que aponta que 76% das 3102 crianças e adolescentes brasileiros entrevistados utilizam a internet para pesquisa de conteúdos escolares.

Diante disso, as instituições de ensino, empresas do setor e associações entenderam que precisam se adequar e inovar no que se refere a oferecer ferramentas e alternativas para tornar o estudo mais dinâmico e lúdico, sempre pensando na necessidade de cada um. E isso pode ser feito por meio de vários formatos, como vídeos online, apostilas impressas de forma gratuita, plataformas digitais ou aplicativos, sempre unindo a tecnologia (realidade aumentada, inteligência artificial, chatbots) com métodos que são mais baratos para os estudantes, que muitas vezes não têm verba para imprimir materiais pedagógicos, por exemplo.

A seguir, conheça algumas alternativas mais eficientes e que desburocratizam o acesso aos materiais de ensino, tornando esse processo ainda mais fácil para quem quer aprender de forma mais rápida, objetiva e, em alguns casos, até divertida.

Plataforma digital

A Agenda Edu, startup de educação que integra alunos, pais e escolas por meio do seu app e ajuda na comunicação entre todas as partes, permite que os professores enviem as atividades separadas por disciplinas, planejamento de aulas, comunicados e as lições de casa para diferentes turmas de uma única vez. Isso ajuda no processo de aprendizado, pois os alunos conseguem ter acesso a essas informações na palma da mão, independente do horário e local que ele esteja podendo até anexar arquivos em pdf, vídeos, docs e links para complementar o conteúdo. Atualmente, ela contabiliza 1 milhão de usuários, entre pais, alunos e educadores, está presente em 1.500 escolas de todos os estados do Brasil, e disponível para Android e IPhone.

Já a Estudante Herói apoia e motiva estudantes de todo o país, disponibilizando a impressão e encadernação de apostilas. Além de artigos e dicas sobre desenvolvimento profissional, também divulga oportunidades de estágio e trainee, tudo isso gratuitamente. Para as empresas, a marca oferece uma ótima oportunidade de marketing segmentado, uma vez que permite a comunicação com esse público jovem por meio de anúncios.

Vídeo

Sabemos dos diversos benefícios que a tecnologia trouxe para o ensino. Ajudou na modernização de materiais didáticos, pesquisas, e claro fez ser possível  o uso do EAD nessas instituições, tornando-se um dos principais fatores de mudança na forma de estudar nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo da Educação Superior, um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda à distância. Dentro deste contexto está a Samba Tech, referência na distribuição de vídeos online, que é líder no mercado de ensino à distância. Por meio da sua solução mais de 3 milhões de alunos estudam todos os meses. E não há previsões de estabilizar o mercado que está ainda em ascensão. Afinal, o EAD é a prova que essas inovações estão sendo usadas a favor do consumidor, pois ela alia a comodidade de estudar sem a necessidade do deslocamento, com a possibilidade de acesso ao ensino para aqueles que por diversos motivos não tem condições financeiras. Em recente levantamento exclusivo feito pela Samba Tech foi possível identificar que a especialização profissional é a principal motivação de quem cursa EAD. Dos 4 mil respondentes no mapeamento, 56,8%  apontaram este como o principal motivo da procura pela modalidade. Ainda durante a pesquisa foi identificado que as áreas de marketing e vendas são as mais procuradas, com 2359 respostas. Em seguida vem empreendedorismo e tecnologia com pouco mais de 1400 respondentes.

Aplicativo

Segundo o estudo KPCB Internet Trends 2015 – Code Conference,78% dos Millennials gastam mais de duas horas todos os dias usando o smartphone. Esse dado só mostra que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas e o uso de celulares tem sido fundamental para facilitar o dia a dia dos usuários. Sendo assim, porque não aproveitá-lo para fazer algo útil como aprender? Nesse sentido, o Qranio, aplicativo de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolver com conteúdos educacionais em todos os momentos, pode ser uma ótima alternativa. Por meio de um quizz livre, mas muito assertivo, é possível aprender de maneira mais leve. Além disso, no aplicativo também existem as trilhas de aprendizado, que possuem um método de espaço e repetição para aproveitar ao máximo o efeito de espaçamento e validam o que foi aprendido com testes que visam fortalecer o conhecimento, antes que o usuário venha a esquecer. O Qranio recompensa os usuários a cada resposta correta com moedas virtuais de conhecimento (os Qi$), que podem trocadas por prêmios reais na loja virtual do app e está disponível gratuitamente para Android e iPhone.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *