Aventuras Maternas

Maior plataforma de incentivo à leitura quer impactar 1 bilhão de crianças até 2030

Impactar 1 bilhão de crianças até 2030. Esse é o objetivo da plataforma educacional Estante Mágica – maior projeto de incentivo à leitura do Brasil que, em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país, transforma alunos em autores do próprio livro. A startup completa 10 anos de atividades em 2019 com dados que impressionam: atuação em 26 estados brasileiros, 2.618 cidades, três países da América Latina (Colômbia e México e Argentina) e um recorde – mais de meio milhão de crianças de mais de 4 mil escolas já escreveram seus próprios livros.

“Nosso sonho é fazer com que 1 bilhão de crianças tenham escrito seus livros até 2030. Porque a gente acredita muito que, quando você conta sua própria história, quando você conta aquilo que você tem de mais valioso a partir da sua própria perspectiva, você começa a entender o valor de outras histórias. E pensar as melhores soluções educacionais junto a outros educadores incríveis é fundamental para seguirmos impactando milhares de escolas em todo o mundo”, destaca Robson Melo, diretor e cofundador.

Para alcançar tal meta, a estratégia didática é estimular nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs: comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade: “Trabalhar essas aptidões socioemocionais , por meio de projetos pedagógicos, é o ideal, pois os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado. E todas as vezes em que você consegue dominar seus sentimentos, colocar para fora as suas histórias mais difíceis, mais peculiares, consegue trabalhar reconhecimento, autoestima, empoderamento”, diz Robson, escolhido para integrar a rede Talentos da Educação, da Fundação Lemann.

CEO e cofundador, Pedro Concy também acredita no desafio de estar presente no mundo inteiro e se respalda na história como elemento consolidador desse objetivo. “Sabemos que será preciso nos adequar a diferentes culturas e realidades, mas, se o modelo criado a partir da Revolução Industrial serviu para o mundo inteiro, não há por que não pensar na ruptura destes conceitos e em aplicar nossas novas metodologias fora das fronteiras do Brasil”, avalia.

Parceria com Mara Mansani

Outra iniciativa da plataforma para ampliar ainda mais a qualidade do projeto para alunos e professores foi a recente parceria com a especialista em alfabetização, ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 e formadora de professores Mara Mansani. A educadora criou os guias de aplicação – documentos de suporte a professores para orientar e avaliar a produção literária dos alunos participantes da Estante Mágica. Os guias de aplicação também ajudarão a avaliar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

“O guia foi pensado para apoiar o trabalho do professor em sala de aula, fornecendo um passo a passo da produção da narrativa literária do aluno desde a educação infantil até o Ensino Fundamental 1. O ponto mais bacana está em mostrar que é possível tornar o aluno um escritor desde cedo. Imagine um professor de Educação Infantil ver o pequeno produzir o próprio livro. No guia, mostramos que é possível as crianças escreverem os próprios livros e isso certamente vai mexer com a cabeça do docente. Mostramos como sensibilizar e inspirar os alunos na produção literária”, explica Mara Mansani.

Como funciona o projeto

Em sala de aula, alunos de 3 a 10 anos vão na contramão da era digital e produzem seu conteúdo como nos velhos tempos, com lápis e papel. É dessa forma que a startup faz com que crianças de mais de quatro mil escolas do Brasil desenvolvam sua habilidade de escrever, promovendo um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.

Os projetos pedagógicos da Estante Mágica são implementados sem custos pelas escolas. O processo é simples: o colégio se cadastra na plataforma, escolhe a proposta de conteúdo que quer adotar em sala de aula e, a partir daí, cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos. Os pais são convidados a escrever uma pequena biografia dos filhos, que também será incluída na publicação. Toda a produção vai resultar em um e-book gratuito.

A família que desejar o livro impresso pode encomendá-lo. E é da venda desses livros que vem toda a receita da Estante Mágica. O encerramento da atividade se dá com uma sessão de autógrafos, organizada pela escola, na qual os pequenos escritores recebem amigos e familiares.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *