No Colégio Marista São José Barra, o estímulo à cidadania começa na infância. Com a proximidade das eleições, os alunos do Maternal 1 ao Pré 2 trouxeram um pouco de política para a realidade escolar e amanhã, dia 25 de setembro, vão eleger, nas urnas, o candidato com as melhores propostas.
O projeto “Para acontecer é preciso conhecer” foi lançado no início de setembro. As crianças foram estimuladas a entender a importância do voto, o que um candidato faz e, em seguida, a pensar em como a escola pode melhorar. Cada turma foi representada por um personagem, entre eles Ceci, inspirada na Cecilia Meireles, Duda, na Irmã Dulce, e Cacá, inspirado no jogador de basquete Oscar Schmidt.
Foram definidos três temas principais: educação, meio ambiente e lazer, e, a partir disso, surgiram propostas como implantação da coleta seletiva no colégio, começando por óleo, pilhas/baterias, tampas de garrafas plásticas e lacres de metal; a criação de uma gibiteca; e a construção da Vila Marista com estabelecimentos comerciais. A campanha eleitoral também contou com comícios durante os intervalos para apresentar o trabalho aos estudantes das outras turmas.
“Acreditamos que as eleições são uma excelente oportunidade para ensinarmos aos nossos estudantes sobre a importância da democracia, contribuindo para a formação de futuros adultos com pensamento crítico e que farão a diferença por onde passarem”, explica Paola Sotta Khattar, coordenadora Pedagógica da Educação Infantil.
Como a campanha foi acirrada, caso seja necessário, o segundo turno será realizado dia 17 de outubro.
Informações: Assessoria de Imprensa