Aventuras Maternas

Livro com relatos de pais de autistas é lançado em evento gratuito

No dia 2 de abril, a escritora e pedagoga Nancilia Pereira realiza o lançamento de seu 37º livro, “Somos pais de autistas! E daí?”, na E.M.Castro Alves, em Campo Grande. Na ocasião, a autora participa de palestra ao lado da psicanalista Márcia Teixeira, da psicopedagoga Glaucie Nunes e da professora Élcia da Silva Lopes. O evento também traz apresentações culturais e exposição de artesanato dos portadores da Síndrome de Asperger.

O livro, segundo da autora sobre o tema, é organizado em forma de relatos verdadeiros que procuram mostrar no cotidiano de crianças e adolescentes as características da Síndrome de Asperger e como este transtorno afeta seus pais e familiares. O primeiro relato traz uma experiência pessoal: o dia a dia de sua neta, Letícia, que só teve o diagnóstico correto aos 13 anos de idade.

“Depois que lancei o livro ‘Sou Autista! E daí?’, realizei muitas palestras sobre o tema e conheci o drama, sofrimento e desespero de responsáveis por portadores do Transtorno do Espectro Autista”, diz Nancilia. “Essas pessoas buscavam conforto, orientação e alento através do meu conhecimento. Por isso, resolvi escrever este livro com 12 relatos verdadeiros e incluir muitas informações sobre o TEA: mundo exclusivo, importância do diagnóstico precoce, terapias, mediação escolar e legislação”, diz a autora, que completa a obra com um capítulo de poesias, “Poemas Azuis”, que fez para sua neta, sua maior inspiração para este lançamento.

O prefácio do livro é assinado pelo renomado neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, que prontamente aceitou o convite de Nancilia, após um encontro que tiveram durante a divulgação do registro “Sou Autista! E daí?”, em 2018.

As ilustrações da obra foram feitas pela paulista Virginia Caldas, que elaborou artes personalizadas para a criança ou adolescente de cada relato, mostrando nos desenhos seus indícios do TEA.

Serviço:

Lançamento do livro “Somos pais de autistas! E daí?

Data: 2 de abril de 2019

Local: E.M. Castro Alves – Praça Marcelino Gama, s/nº, Vila Jardim – Campo Grande/RJ

Horário: 15h

Programação:

15h – Abertura do evento com apresentação dos alunos da E.M. Castro Alves teatralizando “Poemas Azuis”, capítulo do livro de Nancilia, e exposição de sabonetes artesanais feitos pela  portadora do TEA Leticia Carneiro da Silva

15h15 – Início de palestra com a professora e diretora da escola Elcia da Silva Lopes

15h30 – Palestra da escritora Nancilia sobre o livro

16h – Bate papo sobre  TEA, com a psicanalista Márcia Teixeira e a psicopedagoga Glauciê Nunes

16h30 – Apresentação musical de teclado por Catarina Balduíno, de 5 anos, portadora do TEA

16h45 – Fala de Lucas de Anchieta, portador do TEA, com o tema “O que o autista não gosta que façam com ele”

17h – Apresentação dos portadores do TEA e seus responsáveis, acompanhados do público presente, que terá em mãos a letra, cantando o samba de Ito Melodia e Gugu das Candongas, “Sou um Artista Solitário”

Encerramento

Coquetel

Obs: O livro é todo em papel couché de 140g e capa colorida com verniz localizado. 140 páginas.

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *