Formiga de carteirinha que sou, quando produzo uma festa para meu filho aproveito ao máximo as maravilhas dos docinhos de festa como artigos decorativos para dar um toque especial à comemoração. Sempre faço ou encomendo os enroladinhos tradicionais: brigadeiros, beijinhos, olhos de sogra e cajuzinhos, mas faço questão de doces modelados no tema, cake pops, pirulitos e por aí vai.
Este ano eu mesma decidi fazer os push cake pops, aqueles pequenos bolos bem recheados colocados num recipiente tipo pirulito que é empurrado por uma válvula pela parte de baixo. Fiz a receita sem lactose já que por aqui somos todos intolerantes à proteína do leite e ficaram bonitos e gostosos. Por isso, vou dividir a receita com vocês.
Primeiro fiz um bolo de baunilha simples, sem lactose:
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento
– 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
– 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
– 1/3 xícara de óleo vegetal
– 1/2 xícara de leite vegetal
– 1 colher de café de extrato de baunilha
1. Misture todos os ingredientes secos numa tigela. Acrescente os demais ingredientes e misture com um fouet até ficar homogêneo. Deixe descansar por 5 minutos.
2. Coloque numa forma untada com creme vegetal (usei forma de bolo inglês, mas pode ser utilizado também uma forma redonda) e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus por aproximadamente 20 minutos, faça o teste do palito. (se usar a forma de bolo inglês o tempo de forno pode ser maior).
3- Retire do forno e deixe esfriar.
Recheios:
Brigadeiro sem lactose
– margarina Delícia de canola
– leite condensado sem lactose
– chocolate em pó
Mexer os ingredientes na panela e não deixar engrossar, quando a mistura começar a ficar mais densa, desligue o fogo.
Beijinho sem lactose
– leite condensado de soja
– 1/2 vidro de leite de coco
– 1/2 saco de coco ralado
Mexer os ingredientes na panela e não deixar engrossar, quando a mistura começar a ficar mais densa, desligue o fogo.
Montar o push pop:
Dividi o bolo em três partes para ficar fino. Usei o próprio recipiente para push pop para cortar o bolo em círculos.
A primeira camada que coloquei foi a de bolo, depois beijinho, depois brigadeiro e repeti mais uma vez. Como a última camada era de brigadeiro, para fazer o acabamento quebrei um pacote de Oreo em pequenos pedaços e coloquei por cima para ficar charmoso e não tampei para deixar o efeito aparente.
Pronto, assim temos um docinho perfeito para enfeitar a festa e é uma delícia!
Comprei os recipientes no site www.festabox.com.br.
[…] Para incrementar, podemos fazer brigadeiros de colher e servi-los em potes fofos. Se no tema da festa tiver bruxas, o brigadeiro pode vir no mini-caldeirão ou o copinho de plástico pode vir com algum adesivo ou tag que remeta ao tema. Push cake pois também são bem fáceis de fazer. Confira o passo a passo nesse link. […]
bom