Penedo parece uma cidade cenográfica, com ruas estreitas, repletas de casinhas e hotéis em estilo finlandês, com inúmeros restaurantes de comidas acolhedoras, como fondues, trutas e culinária alemã e com o famoso shopping Pequena Finlândia, onde as crianças deixam a imaginação fluir na Aldeia do Papai Noel. Mas apesar, de ser um graça de cidade, tanto eu, como a maioria dos cariocas e paulistas, usamos o local como passagem e parada rápida no meio da Dutra.
Fazia tempo, que eu tinha vontade de passar mais alguns dias hospedada na cidade, conhecendo mais a fundo a região que também é famosa pelas cachoeiras e por uma pousada super conhecida pelas famílias do Rio, a Pousada Suarez.
Enfim, aproveitamos a primeira semana de fevereiro, quando a cidade estava mais vazia, para desfrutar de alguns dias, por lá, com calma, sem trânsito e curtir uma programação mais tranquila. Afinal, a ideia era relaxar e ao mesmo tempo proporcionar momentos recreativos para o meu filho, que aos 4 anos está longe de querer descanso. Fomos eu, minha mãe, meu filho e minha avó.
Chegamos à Pousada Suarez, bem cedo e fomos logo acolhidos pelo Tio Kito, o recreador, que já conquistou a empatia do meu pequeno com poucas palavras. O gerente Paulinho também nos recebeu com todo carinho e hospitalidade. Aliás, esta última é palavra chave por ali. Nunca fui a um hotel onde todos, do garçom a gerência, fossem tão solícitos, simpáticos e preocupados em prestar o máximo de assistência.
Almoçamos logo em seguida e, percebemos que havia ótimas opções em legumes, verduras e pratos variados. No entanto, não tinha nenhuma opção de carne que não fosse frita, o que foi solucionado em poucos minutos. A garçonete pediu imediatamente na cozinha um bife grelhado, que estava uma delícia.
E desta mesma forma, se seguiram os dias. Fomos atendidos com sucos feitos na hora no café da manhã. Um dia, acordamos mais tarde e recebemos uma prato de pão de queijo quentinho na mesa. E ainda nos deliciamos com a estação de tapiocas e omeletes recheados na hora.
Ainda sobre o atendimento, vale destacar a presteza diante de acidentes… Junto conosco, chegou outra família, em que uma das hóspedes bateu a cabeça contra a janela, abrindo uma grande ferida. Rapidamente, ela recebeu os primeiros socorros e foi levada pelo gerente Paulinho ao posto de saúde da cidade. Esse atendimento rápido é de grande valia, afinal quem tem crianças sabe como é perigoso ir para hotéis onde não haja socorros. Nós já tivemos uma experiência bem negativa em um hotel, onde não havia nenhuma espécie de cuidado num momento como esses.
Para mães que vão com bebês, eles também dispõe de frutas frescas na cozinha e de uma Copa Baby, onde os pais podem bater vitaminas ou esquentar a papinha no microondas.
Agora vamos falar de diversão, porque é isso que importa para a criançada! Recreação por lá é um dos grandes destaques e coisa rara entre pousadas. As atividades divertidas, por ali, são do porte de um hotel fazenda ou de resorts bem conhecidos Brasil a fora. Inclusive, a equipe é oriunda de hotéis nesse perfil mesmo.
Tio Kito fazendo a alegria das crianças
Ainda em frente ao restaurante tem um parquinho, com salão de jogos logo ao lado. Aliás, parquinho por ali é o que não falta. Tem vários balanços espalhados pela área da pousada e ainda tem uma área nova e coberta junto à piscina térmica, onde a família pode se divertir em caso de chuva, com cama elástica, pula-pula grande e um bom espaço para os recreadores divertirem a criançada, brincando de pique e outras atividades. Logo ao lado também fica o Mundo da Criança, uma área com ar condicionado repleta de brinquedos para os menores, assim como mesinhas e cadeirinhas para fazer as oficinas que os tios propõem.
Mas, como passamos ótimos dias de sol intenso por lá, as brincadeiras aconteceram mais na quadra de jogos e na piscina dos toboáguas, onde o Tio Kito fazia brincadeiras para adultos e crianças dentro e fora da piscina.
Fizemos ainda uma boa caminhada para a linda Cachoeira de Deus na subida da estrada das 3 Cachoeiras, onde a pousada está situada. A trilha é bem leve e tranquila e até meu pequeno conseguiu ir para admirar a natureza. Aliás, pudemos contemplar as belezas da mata em vários momentos. A pousada estava repleta de lindas borboletas amarelas e conseguimos encontrar ainda grilos, louva-Deus e joaninhas em nossas caminhadas nos arredores. Nem preciso dizer o sucesso que fizeram com o Theo.
Outra coisa bacana, foi a festinha de uma amiguinha que estava hospedada por lá. A Bia, comemorou 5 anos durante sua estadia e levou alguns kits com brindes para decorar a mesa com o tema de princesas. Mas a equipe da pousada cuidou do bolo, doces e da recreação da festinha. As crianças que se conheceram ali, já pareciam grandes amigas e curtiram a noite de baladinhas super animadas. O tio Kito comandou a boate e os pequenos dançaram, pularam e cantaram os parabéns depois do jantar no salão principal.
A comemoração aconteceu na área de Artes da pousada, onde ficam o cinema, com poltronas e telão de verdade e o teatro, onde acontecem as apresentações e as aulas de dança, onde eu, minha mãe (que adoramos dançar) e os outros adultos fizemos Zumba para perder um pouco das calorias extras que ganhamos no regime de pensão completa que fizemos.
Outro destaque da pousada é o lago repleto de peixinhos, que é pequeno, mas tem águas limpíssimas e correntes, que descem da cachoeira sem parar. Por lá, é possível passear de pedalinho ou de Stand Up Paddle. Optamos pelo segundo, que é mais divertido e ajudava a gastar mais calorias.
Como fui com a minha avó, de 89 anos, pedimos uma suíte que não tivesse escadas para subir e acredito que tenhamos ficado na melhor localização possível. Ele era bem central, ao lado do restaurante e fazia parte dos quartos novos da pousada, com cortinas e jogos de cama novinhos e bem cuidados.
Nem preciso dizer, que quando voltamos, meu filho já estava perguntando quando retornaríamos para a pousada!
Sobre Penedo:
Como havia muitas atividades na Pousada, conseguimos fugir para o Centro de Penedo apenas uma tarde. E aproveitamos para visitar a Pequena Finlândia, a Casa do Papai Noel e comprar uns chocolatinhos e geleias na Casa de Chocolate.
A atividade mais bacana que descobrimos pela cidade foi o From Penedo, onde podemos alugar quadriciclos ou pegar um cavalo para dar uma volta pelas trilhas das cachoeiras. Acabamos escolhendo o passeio de pônei, que o filho adora, passeou um bom tempo no Chocolate, um lindo e bem tratado pônei, com pelo brilhante e limpinho. Vale muito o passeio pela própria área verde da empresa. Meia hora com o pônei é R$15,00. Uma hora com o cavalo é R$70,00.
Olá Priscila,
Ficamos muito felizes por terem gostado da nossa Pousada. Nós do Grupo Suarez fazemos de tudo para que a estadia de nossos clientes tenha o máximo de qualidade, tranquilidade, entretenimento, descanso e ótima alimentação em um ambiente agradável para que passem momentos inesquecíveis conosco. Voltem sempre. Será um enorme prazer receber vocês, sua avó e o Theo novamente!
Obrigada, Milena! Foi um grande prazer para a gente também. <3
Bom dia ! Gostaria de saber quanto esta a diária, para 1 casal e 1 rapaz de 16 anos ?
Boa tarde Consuelo, ligue por favor para nossa central de reservas onde poderemos lhe fornecer todas as informações! (21) 2292-5618/ (21) 2292-5619
Obrigada!
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉