Nossas viagens em família têm ficado bem comprometidas como reflexo da crise econômica. Visitar o Mickey, ir a Europa ou fazer cruzeiros incríveis, então, fica quase impossível com a alta do dólar. De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 15,9% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão de ônibus, contra um índice de 7,2% registrado em 2015. O avião segue como meio de transporte preferido dos turistas (58,1%) seguido pelo carro particular (25,1%).
E é nesse momento que as viagens pelas cidades brasileiras ganham espaço. O Nordeste se mantém como primeiro colocado na preferência dos viajantes, escolhida por 47,5% dos entrevistados que declaram ter interesse em viajar. Na sequência estão as regiões Sudeste (24,5%), Sul (15,1%), Norte (6,6%) e Centro-Oeste (6,3%). No quesito hospedagem, os hotéis e pousadas aparecem com 46,7% da preferência, ante 39% que devem escolher a casa de parentes e amigos.
A pesquisa mostra ainda que os brasilienses lideram a preferência por viagens a destinos nacionais. Segundo o estudo, entre os moradores da capital federal que desejam viajar nos próximos seis meses, 91,1% o farão para destinos dentro do país. O índice representa um crescimento de 7,3 pontos percentuais em comparação a 2015 e está acima da média nacional que é de 79,9%. Em segundo lugar aparecem os moradores de Belo Horizonte (83,4%), seguidos pelos de São Paulo empatados com os de Recife, ambos com índice de 79,8%.
O levantamento também mostra que os brasilienses estão em primeiro lugar na escolha do avião como meio de transporte (81,1%) – crescimento de 8,9 pontos percentuais em relação a abril de 2015 –, seguidos pelos gaúchos (71,2%) e pelos cariocas (66,4%). A média nacional ficou em 58,1%.
Os gaúchos, por sua vez, lideram a intenção de viajar dentro do próprio estado. Os dados mostram que 48,4% dos entrevistados de Porto Alegre que desejam viajar nos próximos seis meses o farão dentro do Rio Grande do Sul – mais que o dobro do que os 19,1% registrados em igual período de 2015. Em segundo lugar aparece Belo Horizonte, onde o índice de intenção de viagem dentro do próprio estado é de 42,5%. Na terceira posição para esse quesito aparece São Paulo, com 31,8%.
Em entrevista à TV Globo falamos sobre a nossa mudança de planos por aqui. Em agosto vamos à Minas, mas não é de hoje que mudamos nosso perfil de viagem. Em dezembro fizemos uma viagem de carro até o Sul do Brasil, já viajamos também para o Nordeste de carro e para outras cidades mais próximas do Rio.
Inspirada neste tema vou fazer mais posts com dicas de viagens de carro. Quem sabe ajuda a inspirar sua viagem mais econômica também!