Sabe aquelas histórias incríveis de mães empreendedoras que largaram suas carreiras para se dedicarem à maternidade e acabaram descobrndo grandes inspirações para abrir seus próprios negócios? Você acha que isso só acontece com as maternas?
O designer Fábio Mendonça, pai da Maria, hoje com 3 anos, deixou para trás cargos como Diretor de Criação em grandes agências de publicidade inspirado pelos sorrisos e descobertas da menina. Ele criou uma pequena agência para criação de projetos bem especiais, mas nada de campanhas publicitárias. Desta vez as identidades visuais, trilhas sonoras, personagens e mini documentários são criados exclusivamente para crianças e adolescentes inspirados na personalidade de cada um.
Ele entrevista os pais e através de uma análise detalhada e um cronograma super organizado típico das grandes agências, ele traz para o universo lúdico uma visão muito especial que ajuda a traduzir em arte o jeito de ser dos pequenos. Dessa forma, a identidade da criança passa a ter significado além do nome, ela ganha formas, cores e muita personalidade. E o material pode ser usado em capas de cadernos, decoração do quarto do bebê, identidade visual para festas e muito mais. Tudo com a consultoria do empresário.
Eu tive o prazer de passar pela entrevista e entender melhor o funcionamento de todo o processo e deu para perceber que o produto vai muito além do que a logo que recebemos no final. O mais emocionante do processo é a entrevista para criar o chamado “ultrassonzinho”. Nessa fase, ele faz perguntas bem detalhadas sobre o jeito de ser dos nossos filhos, de modo que conseguimos deixar a rotina mecânica de lado para entender quem nossos filhos são, o que significam para a gente, suas preferências e como imaginamos que eles serão ao crescerem. É uma forma incrível para se conectar ainda mais com as crianças.
No final, recebemos todos os arquivos em alta resolução, um manual de marca com várias dicas de aplicação do logotipo e o certificado de autenticidade deste, com todos os direitos cedidos pelo Desainezinho aos pais. São entregues também as artes para viralização nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter, além de Wallpapers para notebook e celular.
Confiram o resultado final do projeto que desenvolvemos para o meu filho Theo e alguns outros exemplos de trabalhos que ele já fez para crianças e adolescentes.