Cada ser humano nasce com o potencial de se tornar a criatura mais capaz do mundo, não somente através das próprias capacidades, mas principalmente pelo aprendizado que recebem de seus pais ao longo da infância. Para Telma Abrahão, educadora e coach de Parentalidade Positiva, quando esse aprendizado é adequado, suas caixas de ferramentas, que estavam vazias no nascimento, são preenchidas com as ferramentas essenciais para uma vida de realizações. “Em um mundo com tantas mudanças e desafios, essas ferramentas, que chamamos de recursos de vida, são particularmente críticas”, afirma.
Abaixo, as chamadas de “Significant Seven”, que seriam as 7 Percepções e Habilidades Significativas necessárias para desenvolver crianças que tendem a ser adultos mais responsáveis, mais capazes, mais resilientes e mais felizes:
1) Percepção de CAPACIDADE pessoal – Eu sou capaz de enfrentar problemas e de aprender através de experiências.
2) Percepções de SIGNIFICÂNCIA pessoal – Eu contribuo de maneira significativa em casa com meus pais e na escola com meus amigos. Tenho importância para eles.
3) Percepções de RESPONSABILIDADE pessoal – Eu sou capaz de entender que minhas atitudes trazem consequências para minha vida. Me sinto feliz e capaz quando estudo e vou bem na escola
4) Habilidades de AUTO CONHECIMENTO – Eu sou capaz de gerenciar o que sinto e minhas reações. Me sinto capaz quando evito conflitos desnecessários com meus amigos.
5) Habilidades INTERPESSOAIS – Eu sou capaz de me relacionar com outras pessoas por meio da comunicação, cooperação e empatia.
6)Habilidades SOCIAIS – Eu sou capaz de responder aos limites e consequências na minha família e na sociedade.
7) Habilidades de AUTO JULGAMENTO – Eu sou capaz de tomar decisões e de fazer escolhas que refletem os meus valores.
“É importante ressaltar que é possível ajudar pessoas sem essa base emocional a desenvolverem suas capacidades em qualquer momento da vida, porém quanto mais cedo isso acontecer, maiores serão os benefícios”. Concluí, Telma.
Informações: Assessoria de Imprensa