O tema educação sempre esteve em pauta e rendeu bons debates e resultados relevantes para a sociedade. E agora, em tempos de quarentena, não poderia ser diferente. Para continuar falando sobre o assunto, a Globo lança “Sobre Ensinar e Aprender”, série com oito episódios que reúne nomes de diferentes áreas em um bate-papo virtual sobre vertentes variadas da educação. Alguns episódios já estão disponíveis, na íntegra, na Plataforma Gente.
“A educação é um tema que nunca se esgota e que está em constante evolução. A Globo sempre se envolveu com a causa da Educação, desde seu início, e a gente sempre busca se aprofundar e dividir esse conhecimento com todos. Este projeto ‘Sobre Ensinar e Aprender’ reúne interlocutores de diferentes idades e profissões, exatamente para apresentar perspectivas distintas sobre o tema, enriquecendo assim o debate”, afirma o diretor de marca e comunicação da Globo, Sergio Valente.
Já na estreia, a Família Nalu, protagonista do programa “Nalu pelo Mundo” do OFF, encontra a família Ziller, cujo patriarca, Gustavo Ziller, é roteirista e protagonista do programa “7 Cumes”, do mesmo canal. Os convidados falam bastante sobre os sistemas de ensino atuais e mostram como as diferenças entre as escolas, por exemplo, podem afetar a formação individual dos filhos. Everaldo Pato acredita que a diversidade na educação pode ser um caminho para o futuro. “A educação de forma geral precisa entender o quanto somos únicos, acho que um grande problema é tentar encaixar todos os alunos em um mesmo formato”, explica o surfista.
Em alguns episódios, apresentadores do GNT comandam as conversas em formato de lives, como o papo entre Fabio Porchat e o youtuber Felipe Castanhari, que relembram a época em que estavam no colégio e contam histórias curiosas sobre suas experiências. Astrid Fontenelle convida a socióloga, Neca Setúbal, para esclarecer dúvidas comuns sobre o tema. E em um bate-papo bem atual, Julia Rabello recebe Zeca Camargo e respondem perguntas do público.
Outro encontro inspirador e cheio de esperança é com João Vicente de Castro e Fernanda Montenegro, que falam sobre como a educação esteve presente na vida profissional e pessoal dos dois. A atriz é enfática: “se não tem cultura, a educação não se fixa. Se você separa (uma da outra), como estamos vivendo neste momento, não tem carne, não tem pulsação. Toda vez que a cultura vai por água abaixo, a educação já foi antes”.
O ator Lázaro Ramos, Daniela Tófoli, diretora de Grupo de Crescer, TechTudo, Galileu, Monet e Casa e Jardim, e Rosa Alegria, diretora da empresa Teach the Future, estão juntos em uma das conversas da série para um debate sobre inovação e educação futurista. Por fim, a jovem atriz Nicole Orsini, da série D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, do Gloob, encontra o neurocientista Sidarta Ribeiro, enquanto a empresária Ana Paula Xongani traz algumas reflexões sobre o acesso dos brasileiros, principalmente os negros, à educação.
Informações: Assessoria de Imprensa.