Empreendedorismo, cultura e resistência
Na próxima segunda, dia 21, vai rolar a terceira sessão de “Olho no olho”, quando Nega Gizza vai receber a publicitária Grasiela Camargo, sócia idealizadora do Clubinho de Ofertas, bilheteria digital de entretenimento infantil, que é referência em ofertas com descontos de atrações para famílias do Rio de Janeiro e de São Paulo. As duas vão bater um papo sobre como manter a cultura e o lazer das famílias em tempos de pandemia e como o empreendedorismo pode ajudar em momentos de crise como o atual. A live “O espírito empreendedor para superar crises e trabalhar” acontecerá às 20h pelo Instagram @negagizzaoficial.
Bazar solidário
O bazar beneficente do Froien Farain, na Tijuca, voltou a funcionar após algumas pausas ao longo do último ano. O objetivo do bazar, que funciona de forma permanente, é arrecadar recursos para auxiliar na manutenção do local e ajudar outras causas assistenciais mantidas pela instituição. As peças encontradas no local partem da colaboração de pessoas que apoiam a iniciativa e doam roupas, eletrônicos, eletrodomésticos e acessórios novos e semi novos para serem vendidas por um preço bastante acessível. Além das doações de pessoas físicas, lojas e fabricantes que quiserem contribuir também são bem-vindos. O bazar funciona de segunda a sexta, de 9h às 17h. Entram duas pessoas por vez. Para doações ou mais informações sobre o bazar: (21) 2568-9275 ou (21) 3176-0333, ou mandar um email para assist_captacao@froienfarain.org.br.
A partir de hoje, 18 de junho, o público do Disney+ poderá embarcar em uma viagem pelas paisagens da Riviera Italiana com a nova animação da Pixar e Disney, “Luca”, do diretor Enrico Casarosa (“La Luna”). Com estreia exclusiva e de forma gratuita para assinantes da plataforma, o longa-metragem acompanha as aventuras do garoto Luca durante um verão inesquecível repleto de macarronadas, gelatos e passeios incríveis de scooter ao lado de seu novo amigo Alberto. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água. “Luca” é uma divertida e comovente história sobre amizade, sair da sua zona de conforto e “uma carta de amor para os verões da nossa juventude – aqueles anos de formação em que você está se descobrindo”, nas palavras do próprio diretor.
Histórias bíblicas para crianças
A Bíblia continua sendo o livro mais marcante de acordo com a última Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil/2020 (https://www.prolivro.org.br). Até mesmo as crianças se impressionam com as histórias repletas de personagens interessantes e com grandes aventuras. Às vezes, fica difícil escolher alguma delas para iniciar a leitura com os pequenos em fase de alfabetização. O livro “A Grande Fé para as Crianças”, de Andrew Newton, lançamento da Editora Melhoramentos, pode ajudar nessa tarefa. Adaptada para o público entre 3 e 5 anos, a obra conta com quase 100 páginas de conteúdo lúdico, textos curtos, ilustrações divertidas e coloridas. Entre as histórias da Bíblia, aquelas com animais são as mais conhecidas do público infantil. Com um texto simples e de fácil compreensão, “Arca de Noé”, de Ilka Brunhlide Laurito, resume de maneira sutil a história do Dilúvio e da única família sobrevivente após seu acontecimento, narrado em quatro capítulos do livro de Gênesis. Mais do que uma história religiosa, o livro traz uma grande aventura vivida por uma família que construiu um barco gigante e colocou vários casais de animais lá dentro, onde permaneceram por mais de 1 ano sobre as águas. Outra história que encanta a criançada é sobre o homem engolido por um grande animal do oceano. A narrativa de “Jonas e o Peixe”, também escrito por Ilka Brunhlide Laurito, é uma carta na manga para ensinar sobre obediência, um tema tão importante na infância. Esta adaptação da Editora Melhoramentos conta com uma linguagem clara e direta, e com belas ilustrações. Preços a partir de R$14,90.
Quadrinhos no Brasil e no Japão
A Japan House São Paulo exalta a importância dos quadrinhos na relação entre Brasil e Japão em uma live especial com o cartunista brasileiro Maurício de Sousa, no dia 22 de junho, às 20h, no canal do YouTube da instituição nipônica. Sob o título “Os quadrinhos como ponte entre Brasil e Japão”, o bate papo conta as participações de Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil e Eduardo Saboia, Embaixador do Brasil no Japão, e será mediado por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo. Aberta ao público e gratuita, a live ressaltará a influência dos quadrinhos em todo o mundo. Indo além do entretenimento, os mangás (quadrinhos japoneses) exercem o importante papel de aproximar o público estrangeiro da cultura e dos valores do povo nipônico. No encontro virtual, os convidados também destacam a rica amizade de Osamu Tezuka, pai do mangá moderno, com o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, objeto de exposição virtual organizada pela Embaixada brasileira e disponível no site https://mspjapan.co.jp/event2021-pt/. Essa não é a primeira vez que a Japan House São Paulo destaca as criações de Mauricio de Sousa em sua programação online. Estão disponíveis no YouTube da instituição uma entrevista com o artista e vídeos que destacam a coletânea “Turma da Mônica – Lendas Japonesas” (Ed. JBC) por meio das contações de histórias em torno dos folclores japonês Momotaro e O Coelho da Lua, que narram sobre amor, amizade, colaboração, compartilhamento de saberes e generosidade. No site, a instituição disponibiliza a edição especial do quadrinho “Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade”, lançado em 2018 para celebrar a data. E nas redes sociais há conteúdo sobre a cartilha “Turma da Mônica e a Escola no Japão”, material em formato de gibi, que relata uma aventura literária criada para apresentar a cultura japonesa para famílias estrangeiras que vivem no Japão, colocando de forma didática algumas tradições que ajudam crianças brasileiras a se adaptarem às escolas nipônicas.
Jeans mais sustentável
A Malwee Kids acaba de lançar o Jeans Amigo da Criança, que diferente dos jeans convencionais, traz peças em jeans produzidas sem permanganato e outros químicos nocivos em sua lavanderia. Trata-se de um jeans mais sustentável e com o mesmo conforto e estilo de sempre para o público da marca. Apesar de comum no processo de fabricação das roupas em jeans, o permanganato pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente, pois é tóxico para toda a vida aquática. Além disso, mesmo que a água seja tratada posteriormente para reutilização industrial, já não está apta para ingestão, por exemplo. Em situações mais graves e em grandes quantidades, esse químico também pode causar problemas à vida humana por meio de problemas respiratórios e irritações na pele. O Jeans Amigo da Criança elimina esse e outros químicos nocivos de seu processo de fabricação. Esse jeito mais ecológico e ambientalmente responsável foi adotado não apenas para essa coleção, mas para todas as futuras peças em jeans lançadas pela marca. A novidade acompanha uma nova proposta da Malwee Kids, que é ser amiga do planeta e das crianças, eliminando de seus processos quaisquer substâncias e práticas que possam causar malefícios aos consumidores e ao meio ambiente. Para os consumidores, o produto só traz benefícios, já que o valor final das peças continua o mesmo de um jeans convencional. A nova coleção é composta por calças, shorts, jaquetas e jardineiras, que já estão disponíveis no e-commerce da marca e nas lojas físicas, atendendo às grades entre 1- 18, 4-14, 4-16, 1-3 e P-G.
Galinha Pintadinha agora fala às mães
A Galinha Pintadinha não é um produto apenas para crianças. A marca de sucesso com os pequenos entendeu o quanto é importante para as mães que conheçam mais do universo da personagem, recebendo dicas, assistindo a entrevistas e dividindo relatos sobre a rotina com os filhos, tudo isso com as maiores especialistas do mundo quando o assunto é maternidade – as mães. O Ninho das Mães proporciona essa conversa, sempre dentro do universo da Galinha mais amada do Brasil. A Galinha Pintadinha tem um forte elo com as mães e crianças, sendo o canal do YouTube uma plataforma para trazer conteúdo de qualidade para esse universo. Pensando oferecer um canal multiplataforma de conteúdo informativo em que as mamães sintam-se à vontade para dividir experiências, a marca traz uma série de vídeos de algumas mães convidadas a trocar experiências contando suas histórias. Um estudo do canal aponta que as mães gostam de assuntos empáticos e acolhedores, que abordam temas como rotina, puerpério, parto, amamentação. Assim, os temas abordados no canal se desdobram em bate-papos pelas redes sociais da Galinha, abrindo espaço para uma valorização das vivências das mães de todo o país. Algumas mães-influenciadoras são embaixadoras da marca, divulgando e participando de diversos conteúdo do canal. Essas mães foram selecionadas porque justamente para estreitar a conversa com o público, já dividiam o seu dia a dia para inspirar e ajudar outras pessoas, algo que o Ninho das Mães da Galinha Pintadinha tem como propósito, por meio de histórias maternas reais. Exemplo disso foi a ação especial que teve início no Dia das Mães (e que devido ao sucesso vai continuar), em que foi produzida uma animação com a participação da Galinha Pintadinha e do Pintinho Amarelinho na história real de uma seguidora, no estilo do quadro “Pérola de Mãe” do canal.
Da Redação.