O mês mais frio do ano está chegando e com ele, pela primeira vez, chegam as férias para as famílias cariocas. Afinal, com as Olimpíadas, muitas escolas preferiram pausar as atividades nas duas semanas dos jogos, ao invés de fazer o mesmo em julho.
Então, para quem vai tirar os próximos dias com os filhos, reservamos algumas dicas de passeios próximos para fazer neste período. Começando por Campos do Jordão, a cidade que melhor representa a temporada de frio no Sudeste e tem muita opção para entreter toda a família.
Fomos para lá há pouco tempo e temos dicas quentinhas (ou melhor bem geladinhas) para sugerir para quem está planejando passar as férias por lá.
Onde Ficar?
Escolhemos pelo Booking a Pousada Castelo Hanish, localizada a 1,5 km do agito da Vila Capivari, em Campos do Jordão. A pousada de estilo alemão é bem charmosa, tem espaço com brinquedos simples para as crianças brincarem e oferece 4 tipos de suítes. Ficamos na suíte premium, para ter mais espaço com o pequeno e tivemos com isso o privilégio de ter uma banheira de hidromassagem, lareira e uma linda vista para o Bosque do Silêncio.
A pousada possui ainda salão de jogos, inclusive um video game XBox com vários jogos para entreter os filhos e a família toda. Mas o destaque maior fica por conta das refeições: um café da manhã recheado de bolos e tortas e um chá da tarde diário no mesmo estilo. Aos sábados eles oferecem também uma noite de massas para os hóspedes. Isso limitou um pouco nosso apetite para degustar um pouco mais das outras delícias da cidade, mas valeu a pena e reduziu os custos.
Para passear com as crianças:
Não fui da última vez ao parque, pois só ficamos um fim de semana na cidade, mas também fui nas duas anteriores e acho que não vale repetir. Não que seja ruim, mas é um programa bem simples, que diverte apenas os bem pequenos apaixonados por fábulas.
No parque existem várias casas temáticas inspiradas em contos de fadas, mas os bonecos estão meio descascadas e não são muito bem feitos, o que não incomoda os pequenos que se encantam ao ver anões, duendes e bruxas pelo caminho.
Rua Arandi, 270, Caminho do Pico do Itapeva, tel.: (12) 3663-2595. R$ 10,00 – crianças até 3 anos não pagam. 9h30 às 17h (todos os dias). http://guiacampos.com/florestaencantada
É onde o turismo acontece. Por ali é possível andar de Teleférico, o passeio mais obrigatório da cidade. Lá no alto têm algumas atrações como o Parque dos Elefantes, onde as crianças se divertem.
Descendo, na pracinha, tem uma feirinha de artesanato com brinquedos fofos de madeira e de tecido, onde minha comadre comprou para a filha uma linda boneca russa feita à mão. Também por ali é possível fazer passeio de charrete, de trem e alugar carrinhos (fusca rosa, carro de polícia, bombeiro…) para as crianças dirigirem. Tudo gira em torno de R$10,00/ média.
E é por ali também que podemos comer um fondue de chocolate com frutas ou tomar um chocolate quente.
Frutopia e Restaurante Entre Vilas
Este foi o grande destaque do nosso passeio. Passamos a tarde inteira no local que não fica em Campos do Jordão, mas na cidade vizinha, São Bento de Sapucaí.
O grande destaque do local vai além das belezas naturais, plantação de frutas orgânicas (framboesa, amora, uva, mirtilo e nectarina para consumo no restaurante e venda de sucos e geleias, além de mudas) e de estar em uma bela extensão desconectada do mundo no meio da Serra da Mantiqueira. O mais bacana é poder desfrutar de horas offline de bate-papo com amigos ou família, desfrutando de aromas, temperos e desacelerar. O restaurante funciona no sistema slow food e tudo é preparado sempre com ingredientes frescos. E o mais importante: chegue preparado para comer e se deliciar de verdade, porque tudo é maravilhoso e servido em incríveis etapas: 3 entradas, um massa, um prato principal e uma sobremesa (no meu caso uma Pavlova de morangos fantástica!!!), seguida de cafezinho. Tornou-se impossível voltar a Campos do Jordão e não dedicar uma tarde ao local, que também tem criação de coelhos para a alegria da criançada.
É preciso reservar com antecedência! O local funciona às sextas-feiras, sábados e domingos a partir de 12h e o contato é por e-mail – r.veraldi@terra.com.br / WhatsApp – (12) 99745-9897.
Eu não conhecia o bosque, mas como ficava em frente ao meu hotel, fui passear por ali três vezes durante o fim de semana que fiquei hospedada. O local é lindo e deixa os visitantes no clima europeu. Repleto de flores, árvores e um friozinho típico de floresta no inverno dá para perder boas horas brincando de trilha com as crianças, que se encantam também com o pequeno campinho de futebol e o mini golfe. É possível alugar taco e bolinha no local e jogar até os pequenos desistirem (o que demora, pois o jogo acaba prendendo atenção dos pais também).
Para comer:
Além do Baden Baden, restaurante mais famoso e procurado da cidade, pelas cervejas, linguiças e comidas alemãs, a cidade é repletas de petiscos imperdíveis, como a pizza quadrada, o pastelão do Maluf (que é realmente imperdível e super recheado), os chocolates que podem ser encontrados em cada esquina. Mas desta última viagem tenho três destaques que valem!
Provar e comprar o Doce de Leite Prime. Existe uma degustação na entrada do shopping Aspen Mall, com barquinhas de biscoito com canela, onde são depositadas colheradas do doce maravilhoso. Ficamos fãs!
Para uma refeição leve à noite, vale anotar a dica do Santa Sopinha, que possui uma enorme variedade de sopas no pote ou no pão. Minha dica é pedir no pote, já que no pão é mais caro, a sopa fica enjoativa e massuda e eles ainda oferecem torradinhas para acompanhar. Depois de tanto chocolate quentes, bolos e outras delícias, a ideia não é se empanzinar.
Restaurante Krokodillo – Possui duas unidades na cidade, fomos na unidade perto do Bosque do Silêncio. O local é todo tematizado, com uma boca enorme de crocodilo na porta de entrada, uma parede envidraçada que dá vista para o bosque onde as crianças podem observar esquilos, periquitos e papagaios. A vista é linda e os pequenos ainda recebem de brinde um mini jacaré. A comida não é incrível, mas vale a experiência do local, além de poder experimentar carnes exóticas, como a do próprio crocodilo. Mas é preciso levar dinheiro, pois eles não aceitam outra forma de pagamento e na cidade também existem poucos caixas automáticos que ficaram sem dinheiro enquanto estávamos lá. Ou seja, vá com a carteira abastecida!