Por fazer parte da rotina das crianças, o lanche escolar precisa de um cuidado especial. Na hora da sua preparação, carinho e criatividade são necessários para evitar cair nas armadilhas dos produtos industrializados.
Segundo a nutricionista Karin Paciulo, professora do Namu Cursos (www.namucursos.com.br), primeira plataforma de cursos online voltada para uma vida equilibrada, uma lancheira saudável e bem preparada fornece a energia necessária para que as crianças possam estudar e brincar, além de ser fundamental para seu desenvolvimento. “Escolher os alimentos certos e fazer as combinações adequadas garantem os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos órgãos e do sistema imunológico”, diz Karin.
Mas, muitas vezes, a falta de tempo nos impede de pensar em como montar a lancheira ideal, não é mesmo? Então, para ajudar nessa tarefa, Karin deu algumas dicas. Confira:
– Para uma lancheira completa, coloque uma fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), de proteína (queijos, carnes e ovos) e outra de micronutrientes, presentes nas verduras, legumes e frutas. “O carboidrato garante a energia necessária para as atividades diárias, já a proteína fornece os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento estrutural e cognitivo da criança”, diz Karin. “Por último, os micronutrientes são ricos em vitaminas e sais minerais responsáveis pelo bom funcionamento dos órgãos e pelo desenvolvimento do sistema imunológico”, completa ela.
– Otimize seu tempo. Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista, a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais. “Mas certifique-se de quais são possíveis ir para geladeira”, afirma ela.
– Varie os alimentos para fornecer sempre novos nutrientes. A nutricionista explica que é muito importante oferecer diversas opções para obter um grande número de vitaminas e minerais.
– Invista em receitas práticas e criativas. É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa – uma opção que as crianças amam! “Utilize farinha integral, que é ricas em fibras e aproveite a base da receita para diferentes recheios”, sugere a nutricionista.
– Selecione opções coringa que são ricas em nutrientes. “As pastas para recheios são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais”, diz Karin. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.
– As frutas podem ser boas substitutas para os doces industrializados. Algumas crianças, porém, podem ter dificuldades para aceitar na dieta. “Invista em variações diferentes: cozidas, assadas ou até incrementadas em receitas”, dá a dica.
– Adicione versões mais saudáveis dos produtos. Por exemplo, dê preferência para o bolo feito em casa. Diferente das versões industrializadas – que são ricas em açúcar, gorduras e aditivos químicos -, os caseiros podem ser feitos com ingredientes mais saudáveis e ser complementados com fibras, gorduras do bem e bons tipos de açúcares.
– Inclua as crianças na preparação dos pratos. Ensine-os a cozinhar, preparar receitas simples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha.
“É muito importante incentivar as crianças a apreciar a boa comida. Criança que come bem é criança saudável. E criança saudável é criança feliz”, finaliza ela.
Abaixo, duas receitas retiradas do curso Lancheiras Infantis Saudáveis :
NUGGETS CASEIROS
Ingredientes:
– 500g de peito de frango moído
– 5 colheres de aveia em flocos
– 2 colheres de farinha de aveia
– 1 colher de sopa de alho poro
– 2 ovos
– Sal
– Farinha de milho para empanar
– Azeite para untar
Modo de preparo:
- Misture o frango, alho poro e sal até ficar homogêneo.
- Acrescente a farinha de aveia, ovo e três colheres de chá da farinha de milho e misture.
- Deixe a massa na geladeira para descansar por 15 min.
- Triture a farinha de milho com as mãos.
- Molde os nuggets, no tamanho que você desejar, passe-os no ovo e depois na farinha.
- Coloque para assar em uma assadeira untada com azeite no forno pré-aquecido.
- Deixe dourar por 20 minutos de cada lado.
ESPETINHO DE FRUTAS COM CHOCOLATE AMARGO
Ingredientes:
– 5 unidades de uvas verdes sem caroço
– 5 unidades de morango
– ½ da manga
– Palito de pirulito de madeira
– 30g de chocolate amargo (50% cacau) derretido em micro-ondas
Modo de preparo:
- Lave as frutas e corte a manga em cubos.
- Espete as frutas no palito de pirulito e banhe no chocolate derretido.
- Coloque na geladeira para o chocolate endurecer.
Fonte: Assessoria de Imprensa
OBRIGADO PELAS RECEITAS.É UMA GRANDE BATALHA INCENTIVAR ESSA GERAÇÃO DE HOJE COMER COISAS,SAUDAVEIS!!!! SOU PAI E MINHA FILHA SÓ QUE COMER INDUSTRIALIZADOS….