Manter um estilo de vida saudável traz diversos benefícios à saúde, mais ainda às mulheres grávidas. Apesar de existirem algumas dúvidas sobre gestantes serem aptas ou não à praticarem exercícios físicos, a personal trainer e nutricionista Sol Meneghini diz que estar grávida não é impeditivo para se exercitar, mas que cuidados são necessários: “Os benefícios são enormes, mas é preciso ter cautela”.
“As grávidas podem praticar exercícios, mas pensando em não colocar em risco a saúde da mãe e do bebê, o ritmo e a intensidade devem ser outros, assim como o tipo de exercício realizado. É sempre muito importante seguir as recomendações médicas, já que em casos específicos o repouso realmente é essencial”, diz a especialista.
A personal reforça que os exercícios devem começar a partir do terceiro mês: “Após a liberação do médico, ela pode praticar até o dia que o bebê nascer. Isso vai ajudar, inclusive, no trabalho de parto. Principalmente naqueles mais demorados”, explica. Ela cita outros benefícios: “Ajuda a melhorar a respiração, diminui o inchaço, ameniza dores nas costas, controla o índice glicêmico, reduz o risco de pré-eclâmpsia, permite uma recuperação mais rápida… E vários outros”, detalha.
Mãe de um menino, a Sol aponta hidroginástica e pilates como exercícios recomendados para gestantes: “São atividades de baixo impacto e isso torna elas excelentes opções. São ótimos para o fortalecimento dos músculos centrais e deixa abdômen, costas e assoalho pélvico bem tonificados. Isso contribui positivamente para a gestação e o parto”, finaliza.
Informações: Assessoria de Imprensa.